EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS DO RAMO DE CONFECÇÕES DA CIDADE DE CORRENTINA – BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montalvão, Hilsiany Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Ana Paula Souza da, Moreira, Rayanny Cardoso, Ferreira, Marilia Matos Monteiro Gonçalves, Magalhães, Diego Ventura, Costa, Diego Emerson Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/860
Resumo: O empreendedorismo feminino, celebrado internacionalmente no dia 19 de novembro, vem crescendo constantemente, e impulsionando a economia. Com isso, este estudo tem como objetivo geral identificar qual o principal fator que motivou as mulheres empreendedoras no ramo de confecções da cidade de Correntina a abrirem seu próprio negócio, e como objetivos específicos, entender como surgiu a ideia delas se tornarem empreendedoras, listar quais as maiores dificuldades enfrentadas ao abrir a empresa, identificar as dificuldades enfrentadas para manter o negócio e registrar quais fatores de satisfação e insatisfação em serem empreendedoras. Em relação à metodologia, a pesquisa realizada é de natureza qualitativa, composta por um questionário e uma entrevista semiestruturada em que foi possível colher as informações relevantes à pesquisa. Foi aplicado um questionário com base no qual elaborou-se o perfil sociodemográfico das participantes, e com base na entrevista foi identificada as dificuldades enfrentadas no processo de empreender, bem como a motivação para se dedicarem cada dia mais a essa atividade. Ficou nítida que a maior dificuldade enfrentada por elas é a inadimplência, fator principal devido à cultura da cidade. Entretanto, mesmo diante das dificuldades, as mulheres empreendedoras da cidade de Correntina conseguem manter o sucesso dos seus negócios.Palavras-chave: Empreendedorismo feminino, motivação, conquistas, dificuldades 
id FASF_d489c90374ece5254820b06826f1364e
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/860
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS DO RAMO DE CONFECÇÕES DA CIDADE DE CORRENTINA – BAHIAO empreendedorismo feminino, celebrado internacionalmente no dia 19 de novembro, vem crescendo constantemente, e impulsionando a economia. Com isso, este estudo tem como objetivo geral identificar qual o principal fator que motivou as mulheres empreendedoras no ramo de confecções da cidade de Correntina a abrirem seu próprio negócio, e como objetivos específicos, entender como surgiu a ideia delas se tornarem empreendedoras, listar quais as maiores dificuldades enfrentadas ao abrir a empresa, identificar as dificuldades enfrentadas para manter o negócio e registrar quais fatores de satisfação e insatisfação em serem empreendedoras. Em relação à metodologia, a pesquisa realizada é de natureza qualitativa, composta por um questionário e uma entrevista semiestruturada em que foi possível colher as informações relevantes à pesquisa. Foi aplicado um questionário com base no qual elaborou-se o perfil sociodemográfico das participantes, e com base na entrevista foi identificada as dificuldades enfrentadas no processo de empreender, bem como a motivação para se dedicarem cada dia mais a essa atividade. Ficou nítida que a maior dificuldade enfrentada por elas é a inadimplência, fator principal devido à cultura da cidade. Entretanto, mesmo diante das dificuldades, as mulheres empreendedoras da cidade de Correntina conseguem manter o sucesso dos seus negócios.Palavras-chave: Empreendedorismo feminino, motivação, conquistas, dificuldades FaSFMontalvão, Hilsiany CostaSilva, Ana Paula Souza daMoreira, Rayanny CardosoFerreira, Marilia Matos Monteiro GonçalvesMagalhães, Diego VenturaCosta, Diego Emerson Silva2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/86010.22408/reva502020860114-126Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Artigos - III CONEPA - Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração; 114-1262526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/860/639/*ref*/CHIAVENATO, Idalberto. EMPREENDEDORISMO: Dando asas ao espírito empreendedor. 2º Ed. São Paulo-SP, Saraiva./*ref*/MUNICÍPIO DE CORRENTINA. Disponível em: https://www.cidadebrasil.com.br/municipio-correntina.html: Acesso em: 20 nov. 2020./*ref*/CUSTÓDIO, Telma Padilha. A importância do empreendedorismo como estratégia de negócio. Lins, 2011. Disponível em: < http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/53972.pdf > Acesso em 16 de Nov. de 2020./*ref*/DAROS, Mariane; PINTO, Nelson Guilherme Machado. Inadimplência no brasil: uma análise das evidências empíricas. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, v. 7, n. 1, p. 208-229, ago. 2017. ISSN 2237-7956. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/raimed/article/view/1601. Acesso em: 16 nov. 2020./*ref*/DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa: Uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo; Ed. Sextante.2008/*ref*/DORNELAS,José Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo. 2 ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2008. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=U8fVrwpeCu4C&printsec=frontcover&dq=dorn elas+empreendedorismo&hl=ptBR&sa=X&ved=2ahUKEwjfk8uRtvnsAhUoErkGHWRpB8AQ6AEwAnoECAMQAg#v= onepage&q=dornelas%20empreendedorismo&f=false > Acesso em 14 nov. 2020./*ref*/EQUIPE IBC - As principais diferenças entre empreendedor por necessidade e oportunidade. Disponível em: < https://www.ibccoaching.com.br/portal/as-principaisdiferencas-entre-empreendedor-por-necessidade-e-oportunidade/ > Acesso em: 18 nov. 2020/*ref*/FRANCO, Michele Maria Silva. Empreendedorismo feminino: Características empreendedoras das mulheres na gestão das micro e pequenas empresas. Goiânia, Go. 2014. Disponível em: < http://www.egepe.org.br/anais/tema07/333.pdf> Acesso em: 16 de Nov. de 2020./*ref*/GEM - Global Entrepreneurship Monitor Empreendedorismo no Brasil : 2016 Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; diversos autores -- Curitiba: IBQP, 2017. Disponível em: < https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2017/07/AFGEM-Nacional-BAIXA.pdf > Acesso em 14 nov. 2020/*ref*/GOBIRA, João. Por que o empreendedorismo é tão importante. STARTSE. 2020. Disponível em < https://www.startse.com/noticia/startups/por-que-oempreendedorismo-e-tao-importante> Acesso em 04 de Dez. de 2020.22/*ref*/IBGE: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Coordenação de Cadastro e Classificações. Demografia das empresas e estatísticas de empreendedorismo: 2018. Rio de Janeiro. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101759.pdf. Acesso em: 14 nov. 2020./*ref*/JARDIN, Jacinto e FRANCO, José Eduardo. Portugal Empreendedor: Trinta figuras empreendedoras da Cultura Portuguesa Relevância dos modelos para a promoção do empreendedorismo. 2014, Ed. Leya./*ref*/NETO, Francisco Sergio Almeira; SIQUEIRA, Elisabete Stradiotto, BINOTTO, Erlaine. Empreendedorismo feminino: o caso do setor salineiro - Mossoró/RN Revista de Administração da Unimep, vol. 9, núm. 2. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/2737/273719433008.pdf > Acesso em 14 nov. 2020./*ref*/NOSSA CAUSA. Conquista do feminismo do Brasil: uma linha do tempo. 09, mar. 2020. Disponível em: https://nossacausa.com/conquistas-do-feminismo-nobrasil/. Acesso em: 20 nov. 2020./*ref*/PIMENTA, Tatiane. Vittude Corporate. Empreendedorismo: Dicas para equilibrar saúde mental e sucesso. 08, out. 2019. Disponível em: https://www.vittude.com/empresas/empreendedorismo-e-saude-mental. Acesso em: 20 nov. 2020./*ref*/PORTELLA, Ivana; GÓES, Micaela; RANGE, Stella. Casa com vida. Empreendedorismo feminino. Rio de Janeiro, 19 de julho de 2019. Disponível em: https://acasacomvida.com.br/empreendedorismo-feminino/#banner-close. Acesso em: 19 nov. 2020./*ref*/PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar De. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013./*ref*/REIS, Evandro Paes dos. ARMOUND, Alvaro Cardoso. Empreendedorismo. Curitiba. Editora IESBE Brasil S.A. 2012. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=7ClajAQUBmUC&pg=PA13&dq=empreende dorismo+%C3%A9&hl=ptBR&sa=X&ved=2ahUKEwjk9KCgrJLsAhWdIbkGHTACB_0 Q6AEwAXoECAAQAg#v=onepage&q=empreendedorismo%20%C3%A9&f=false>. Acesso em: 11 de nov. de 2020./*ref*/SEBRAE – Por que é fundamental estimular o empreendedorismo feminino? 2019. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/porque-e-fundamental-estimular-o-empreendedorismofeminino,ca96df3476959610VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em 14 de Nov. de 2020./*ref*/SEBRAE. Programa que incentiva, apoia e fortalece o empreendedorismo feminino. Disponível em: . Acesso em: 11 de nov. de 2020./*ref*/SILVA, Anna Carolina Aguiar da. Perfil empreendedor: as principais características e os tipos de um empreendedor de sucesso. 2014. Disponível: < https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/5375/1/20650723.pdf > Acesso em: 18 nov. 2020/*ref*/SILVA, Danielle Gomes da. A importância e a necessidade do capital de giro nas empresas. 2009. Disponível em: < http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/k210569.pdf > Acesso em: 18 nov. de 2020/*ref*/SOUZA, Ivan. Entenda como a satisfação do cliente pode aumentar a sua receita. Rock Content, 2020. Disponível em: Acesso: 25 de Nov. 2020Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-01T06:36:23Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/860Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-01T06:36:23Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS DO RAMO DE CONFECÇÕES DA CIDADE DE CORRENTINA – BAHIA
title EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS DO RAMO DE CONFECÇÕES DA CIDADE DE CORRENTINA – BAHIA
spellingShingle EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS DO RAMO DE CONFECÇÕES DA CIDADE DE CORRENTINA – BAHIA
Montalvão, Hilsiany Costa
title_short EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS DO RAMO DE CONFECÇÕES DA CIDADE DE CORRENTINA – BAHIA
title_full EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS DO RAMO DE CONFECÇÕES DA CIDADE DE CORRENTINA – BAHIA
title_fullStr EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS DO RAMO DE CONFECÇÕES DA CIDADE DE CORRENTINA – BAHIA
title_full_unstemmed EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS DO RAMO DE CONFECÇÕES DA CIDADE DE CORRENTINA – BAHIA
title_sort EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS DO RAMO DE CONFECÇÕES DA CIDADE DE CORRENTINA – BAHIA
author Montalvão, Hilsiany Costa
author_facet Montalvão, Hilsiany Costa
Silva, Ana Paula Souza da
Moreira, Rayanny Cardoso
Ferreira, Marilia Matos Monteiro Gonçalves
Magalhães, Diego Ventura
Costa, Diego Emerson Silva
author_role author
author2 Silva, Ana Paula Souza da
Moreira, Rayanny Cardoso
Ferreira, Marilia Matos Monteiro Gonçalves
Magalhães, Diego Ventura
Costa, Diego Emerson Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Montalvão, Hilsiany Costa
Silva, Ana Paula Souza da
Moreira, Rayanny Cardoso
Ferreira, Marilia Matos Monteiro Gonçalves
Magalhães, Diego Ventura
Costa, Diego Emerson Silva
description O empreendedorismo feminino, celebrado internacionalmente no dia 19 de novembro, vem crescendo constantemente, e impulsionando a economia. Com isso, este estudo tem como objetivo geral identificar qual o principal fator que motivou as mulheres empreendedoras no ramo de confecções da cidade de Correntina a abrirem seu próprio negócio, e como objetivos específicos, entender como surgiu a ideia delas se tornarem empreendedoras, listar quais as maiores dificuldades enfrentadas ao abrir a empresa, identificar as dificuldades enfrentadas para manter o negócio e registrar quais fatores de satisfação e insatisfação em serem empreendedoras. Em relação à metodologia, a pesquisa realizada é de natureza qualitativa, composta por um questionário e uma entrevista semiestruturada em que foi possível colher as informações relevantes à pesquisa. Foi aplicado um questionário com base no qual elaborou-se o perfil sociodemográfico das participantes, e com base na entrevista foi identificada as dificuldades enfrentadas no processo de empreender, bem como a motivação para se dedicarem cada dia mais a essa atividade. Ficou nítida que a maior dificuldade enfrentada por elas é a inadimplência, fator principal devido à cultura da cidade. Entretanto, mesmo diante das dificuldades, as mulheres empreendedoras da cidade de Correntina conseguem manter o sucesso dos seus negócios.Palavras-chave: Empreendedorismo feminino, motivação, conquistas, dificuldades 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/860
10.22408/reva502020860114-126
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/860
identifier_str_mv 10.22408/reva502020860114-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/860/639
/*ref*/CHIAVENATO, Idalberto. EMPREENDEDORISMO: Dando asas ao espírito empreendedor. 2º Ed. São Paulo-SP, Saraiva.
/*ref*/MUNICÍPIO DE CORRENTINA. Disponível em: https://www.cidadebrasil.com.br/municipio-correntina.html: Acesso em: 20 nov. 2020.
/*ref*/CUSTÓDIO, Telma Padilha. A importância do empreendedorismo como estratégia de negócio. Lins, 2011. Disponível em: < http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/53972.pdf > Acesso em 16 de Nov. de 2020.
/*ref*/DAROS, Mariane; PINTO, Nelson Guilherme Machado. Inadimplência no brasil: uma análise das evidências empíricas. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, v. 7, n. 1, p. 208-229, ago. 2017. ISSN 2237-7956. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/raimed/article/view/1601. Acesso em: 16 nov. 2020.
/*ref*/DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa: Uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo; Ed. Sextante.2008
/*ref*/DORNELAS,José Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo. 2 ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2008. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=U8fVrwpeCu4C&printsec=frontcover&dq=dorn elas+empreendedorismo&hl=ptBR&sa=X&ved=2ahUKEwjfk8uRtvnsAhUoErkGHWRpB8AQ6AEwAnoECAMQAg#v= onepage&q=dornelas%20empreendedorismo&f=false > Acesso em 14 nov. 2020.
/*ref*/EQUIPE IBC - As principais diferenças entre empreendedor por necessidade e oportunidade. Disponível em: < https://www.ibccoaching.com.br/portal/as-principaisdiferencas-entre-empreendedor-por-necessidade-e-oportunidade/ > Acesso em: 18 nov. 2020
/*ref*/FRANCO, Michele Maria Silva. Empreendedorismo feminino: Características empreendedoras das mulheres na gestão das micro e pequenas empresas. Goiânia, Go. 2014. Disponível em: < http://www.egepe.org.br/anais/tema07/333.pdf> Acesso em: 16 de Nov. de 2020.
/*ref*/GEM - Global Entrepreneurship Monitor Empreendedorismo no Brasil : 2016 Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; diversos autores -- Curitiba: IBQP, 2017. Disponível em: < https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2017/07/AFGEM-Nacional-BAIXA.pdf > Acesso em 14 nov. 2020
/*ref*/GOBIRA, João. Por que o empreendedorismo é tão importante. STARTSE. 2020. Disponível em < https://www.startse.com/noticia/startups/por-que-oempreendedorismo-e-tao-importante> Acesso em 04 de Dez. de 2020.22
/*ref*/IBGE: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Coordenação de Cadastro e Classificações. Demografia das empresas e estatísticas de empreendedorismo: 2018. Rio de Janeiro. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101759.pdf. Acesso em: 14 nov. 2020.
/*ref*/JARDIN, Jacinto e FRANCO, José Eduardo. Portugal Empreendedor: Trinta figuras empreendedoras da Cultura Portuguesa Relevância dos modelos para a promoção do empreendedorismo. 2014, Ed. Leya.
/*ref*/NETO, Francisco Sergio Almeira; SIQUEIRA, Elisabete Stradiotto, BINOTTO, Erlaine. Empreendedorismo feminino: o caso do setor salineiro - Mossoró/RN Revista de Administração da Unimep, vol. 9, núm. 2. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/2737/273719433008.pdf > Acesso em 14 nov. 2020.
/*ref*/NOSSA CAUSA. Conquista do feminismo do Brasil: uma linha do tempo. 09, mar. 2020. Disponível em: https://nossacausa.com/conquistas-do-feminismo-nobrasil/. Acesso em: 20 nov. 2020.
/*ref*/PIMENTA, Tatiane. Vittude Corporate. Empreendedorismo: Dicas para equilibrar saúde mental e sucesso. 08, out. 2019. Disponível em: https://www.vittude.com/empresas/empreendedorismo-e-saude-mental. Acesso em: 20 nov. 2020.
/*ref*/PORTELLA, Ivana; GÓES, Micaela; RANGE, Stella. Casa com vida. Empreendedorismo feminino. Rio de Janeiro, 19 de julho de 2019. Disponível em: https://acasacomvida.com.br/empreendedorismo-feminino/#banner-close. Acesso em: 19 nov. 2020.
/*ref*/PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar De. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
/*ref*/REIS, Evandro Paes dos. ARMOUND, Alvaro Cardoso. Empreendedorismo. Curitiba. Editora IESBE Brasil S.A. 2012. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=7ClajAQUBmUC&pg=PA13&dq=empreende dorismo+%C3%A9&hl=ptBR&sa=X&ved=2ahUKEwjk9KCgrJLsAhWdIbkGHTACB_0 Q6AEwAXoECAAQAg#v=onepage&q=empreendedorismo%20%C3%A9&f=false>. Acesso em: 11 de nov. de 2020.
/*ref*/SEBRAE – Por que é fundamental estimular o empreendedorismo feminino? 2019. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/porque-e-fundamental-estimular-o-empreendedorismofeminino,ca96df3476959610VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em 14 de Nov. de 2020.
/*ref*/SEBRAE. Programa que incentiva, apoia e fortalece o empreendedorismo feminino. Disponível em: . Acesso em: 11 de nov. de 2020.
/*ref*/SILVA, Anna Carolina Aguiar da. Perfil empreendedor: as principais características e os tipos de um empreendedor de sucesso. 2014. Disponível: < https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/5375/1/20650723.pdf > Acesso em: 18 nov. 2020
/*ref*/SILVA, Danielle Gomes da. A importância e a necessidade do capital de giro nas empresas. 2009. Disponível em: < http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/k210569.pdf > Acesso em: 18 nov. de 2020
/*ref*/SOUZA, Ivan. Entenda como a satisfação do cliente pode aumentar a sua receita. Rock Content, 2020. Disponível em: Acesso: 25 de Nov. 2020
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Artigos - III CONEPA - Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração; 114-126
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva502020
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1754569261238452224