Comportamento de busca de informação na educação presencial e a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio, Alexei David
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gracioso, Luciana de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/514
Resumo: A necessidade de competências ligadas à busca e uso da informação é exigência constante no cenário atual, e os profissionais ligados à educação, juntamente com as bibliotecas e sistemas de informação, têm um papel fundamental na formação da população. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral verificar o comportamento de busca e uso da informação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia, nas modalidades a distância e presencial, da Universidade Federal de São Carlos, enfocando o impacto das novas tecnologias sobre este comportamento. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório. O instrumento de coleta usado foi o questionário, aplicado presencialmente em ambos os grupos pesquisados. A partir dos questionários respondidos, foi realizada uma análise estatística descritiva, por variáveis; o cruzamento dessas variáveis; uma análise inferencial através do método de Classificação por Árvore. Com os resultados desta pesquisa, foi possível obter um diagnóstico do comportamento de busca desses alunos, evidenciando que, em ambas as modalidades, as tecnologias de informação e comunicação influenciam este comportamento e colocam o aluno em uma posição de maior autonomia em relação aos acervos tradicionais das bibliotecas, o que sugere uma reorientação sobre a oferta de seus produtos e serviços para atender a seu usuário contemporâneo.