O materialismo histórico dialético na pesquisa em educação ambiental The dialectical and historical materialism in the environmental education research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Antonio Lisboa Leitão de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonzaga, Magnus José Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4312
Resumo: Este artigo é um recorte temático de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida em nível de Doutorado, que buscou identificar e analisar, sob o prisma do Materialismo Histórico Dialético, a política de Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em face da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Objetiva-se, neste artigo, em primeiro plano, abordar o Materialismo Histórico Dialético na pesquisa em Educação Ambiental. Num segundo momento, busca discorrer sobre o método, apresentando-o como fundamento teórico-metodológico que pode, substancialmente, guiar as ações da pesquisa, bem como lhe conferir práxis e validade científica. Por fim, evidenciam-se aspectos relevantes que justificam o Materialismo Histórico Dialético na pesquisa em Educação e, em particular, na Educação Ambiental.