Política de inclusão digital em Quissamã/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patrícia Mallmann Souto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Freire, Isa Maria, Souza, Rosali Fernandez de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IBICT - RIDI
Texto Completo: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/316
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a política de inclusão digital do município de Quissamã/RJ. A análise englobou diferentes dimensões, desde o acesso à internet ao uso de informações, e foi feita a partir de uma concepção teórica elaborada com base na literatura, na qual inclusão digital é vista como composta por quatro níveis. Foram coletadas informações sobre o município, sobre sua política de inclusão digital e sobre os usuários dos projetos; e a abordagem metodológica Sense-Making foi adotada para avaliar questões relacionadas a necessidade, busca e uso de informação. É considerado que para uma pessoa ser considerada incluída digital deve ser capaz não apenas de usar a internet como ferramenta tecnológica, mas, também, de usar informação obtida de modo a satisfazer suas necessidades de informação. Como resultado, observou-se que essa política de inclusão digital está focada para o acesso à internet (conectividade), e que consegue suprir isso, apesar de condições adversas presentes no município. Quissamã também tem investido em educação básica, o que surte efeito na inclusão digital. Através da aplicação de questionários em cinco usuários dos projetos de inclusão digital e dois não-usuários, percebeu-se que todos conseguiram usar informação para resolver suas necessidades, que eram básicas, sendo que dois usuários necessitaram de auxílio. A busca de informação foi realizada através de mecanismos de busca e foram identificadas algumas barreiras. Por fim, considerou-se que a abordagem metodologia Sense-Making é adequada para o estudo da inclusão digital, no nível do indivíduo.
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É considerado que para uma pessoa ser considerada incluída digital deve ser capaz não apenas de usar a internet como ferramenta tecnológica, mas, também, de usar informação obtida de modo a satisfazer suas necessidades de informação. Como resultado, observou-se que essa política de inclusão digital está focada para o acesso à internet (conectividade), e que consegue suprir isso, apesar de condições adversas presentes no município. Quissamã também tem investido em educação básica, o que surte efeito na inclusão digital. Através da aplicação de questionários em cinco usuários dos projetos de inclusão digital e dois não-usuários, percebeu-se que todos conseguiram usar informação para resolver suas necessidades, que eram básicas, sendo que dois usuários necessitaram de auxílio. A busca de informação foi realizada através de mecanismos de busca e foram identificadas algumas barreiras. Por fim, considerou-se que a abordagem metodologia Sense-Making é adequada para o estudo da inclusão digital, no nível do indivíduo.[en] The aim of this study was to examine the digital inclusion policy in the city of Quissamã/RJ. The analysis encompassed different dimensions of digital inclusion, such as Internet access and use of information. It was based on a theoretical concept, in which digital inclusion is seen as consisting of four levels. Municipal level data were collected about policy on digital inclusion and the users of this policy. Sense-Making approach was used to assess issues related to need, search and use information. It is considered that a person is digitally included he/she must be able to use not only the Internet as a technological tool, but also to use information obtained to meet their information needs. It was observed that the policy of digital inclusion in Quissamã is focused on Internet access (connectivity), supplying it appropriately. Quissamã has also invested in basic education, which affects digital inclusion. Through the use of questionnaires in five users of the digital inclusion projects and two nonusers, it was found that all of them could use information to solve their needs, which were basic. However, two individuals needed assistance. The search for information was conducted through search engines and identified some barriers. It was considered that the approach Sense-Making methodology is appropriate for the study of digital inclusion, at the individual level.Submitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2012-07-09T16:53:39Z No. of bitstreams: 1 RosaliEnancib2009.pdf: 256092 bytes, checksum: 9d47e8478cba3f4116fee43e37557a0f (MD5)Made available in DSpace on 2012-07-09T16:53:39Z (GMT). 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