Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à pesquisa em Comunicação

Bibliographic Details
Main Author: Gabrioti,Rodrigo
Publication Date: 2020
Format: Article
Language: por
Source: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442020000100109
Summary: Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar parte dos resultados obtidos em nossa tese de Doutorado que pesquisou a legitimação, a contribuição e a construção da Área da Comunicação no contexto das pesquisas apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Trazemos aqui as perspectivas e tendências apontadas, a partir de 583 Bolsas de Estudo no Brasil, uma das modalidades de fomento que viabiliza estudos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado. Tal cenário é apresentado com base em estratégias multimetodológicas, sendo as mais representativas a Pesquisa Bibliográfica, a Pesquisa Documental e a Análise de Conteúdo. Conclui-se que em 25 anos analisados (1992-2016), a Área segue sendo atrativa a novos pesquisadores e que o fluxo de produção nos permite dizer que os beneficiários produzem conhecimento para a Área, validado pelo corpo técnico-científico da Fundação.
id INTERCOM-1_b0dbfde646067795ed648628bb735166
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442020000100109
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à pesquisa em ComunicaçãoBolsas de EstudoBrasilComunicaçãoFAPESPFomentoResumo O objetivo deste trabalho é apresentar parte dos resultados obtidos em nossa tese de Doutorado que pesquisou a legitimação, a contribuição e a construção da Área da Comunicação no contexto das pesquisas apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Trazemos aqui as perspectivas e tendências apontadas, a partir de 583 Bolsas de Estudo no Brasil, uma das modalidades de fomento que viabiliza estudos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado. Tal cenário é apresentado com base em estratégias multimetodológicas, sendo as mais representativas a Pesquisa Bibliográfica, a Pesquisa Documental e a Análise de Conteúdo. Conclui-se que em 25 anos analisados (1992-2016), a Área segue sendo atrativa a novos pesquisadores e que o fluxo de produção nos permite dizer que os beneficiários produzem conhecimento para a Área, validado pelo corpo técnico-científico da Fundação.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442020000100109Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.43 n.1 2020reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844202016info:eu-repo/semantics/openAccessGabrioti,Rodrigopor2020-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442020000100109Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2020-04-17T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à pesquisa em Comunicação
title Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à pesquisa em Comunicação
spellingShingle Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à pesquisa em Comunicação
Gabrioti,Rodrigo
Bolsas de Estudo
Brasil
Comunicação
FAPESP
Fomento
title_short Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à pesquisa em Comunicação
title_full Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à pesquisa em Comunicação
title_fullStr Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à pesquisa em Comunicação
title_full_unstemmed Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à pesquisa em Comunicação
title_sort Bolsas de Estudo no Brasil: uma modalidade de fomento FAPESP à pesquisa em Comunicação
author Gabrioti,Rodrigo
author_facet Gabrioti,Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabrioti,Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Bolsas de Estudo
Brasil
Comunicação
FAPESP
Fomento
topic Bolsas de Estudo
Brasil
Comunicação
FAPESP
Fomento
description Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar parte dos resultados obtidos em nossa tese de Doutorado que pesquisou a legitimação, a contribuição e a construção da Área da Comunicação no contexto das pesquisas apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Trazemos aqui as perspectivas e tendências apontadas, a partir de 583 Bolsas de Estudo no Brasil, uma das modalidades de fomento que viabiliza estudos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado. Tal cenário é apresentado com base em estratégias multimetodológicas, sendo as mais representativas a Pesquisa Bibliográfica, a Pesquisa Documental e a Análise de Conteúdo. Conclui-se que em 25 anos analisados (1992-2016), a Área segue sendo atrativa a novos pesquisadores e que o fluxo de produção nos permite dizer que os beneficiários produzem conhecimento para a Área, validado pelo corpo técnico-científico da Fundação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442020000100109
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442020000100109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-5844202016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.43 n.1 2020
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129760146751488