A FAPESP E A CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO: LEGITIMAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO E CONSTRUÇÃO DA ÁREA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GABRIOTI , RODRIGO
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1762
Resumo: O trabalho considera 912 projetos decorrentes de Bolsas de Estudos e Auxílios fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre 1992 e 2016 na Área da Comunicação. A partir deles, se propõe uma construção taxionômica a fim de verificar suas contribuições na legitimação do conhecimento tendo como horizonte uma agência de fomento. Por meio da Biblioteca Virtual da FAPESP, estuda-se a produção existente. São duas as principais estratégias metodológicas: com a Análise Quantitativa, as amostras foram coletadas e divididas em sete categorias sobre as quais foi possível estabelecer as representatividades percentuais que fornecem, por exemplo, tendências de estudo e relações acadêmicas estabelecidas. Pela Análise de Conteúdo, relacionam-se os documentos analisados ao problema levantado sobre o papel do fomento na construção taxionômica dos estudos em Comunicação aplicando o método das inferências nas instâncias da emissão, mensagem, significação e meio para o apontamento de índices e indicadores que representam dados gerais constituídos a partir do universo de linhas de fomento. Demonstra-se que a pesquisa em Comunicação é atraente e se centraliza na cidade de São Paulo apresentando sinais de modernização de objetos na primeira passagem secular de seus estudos; é ainda detentora de um impasse conceitual subjetivo e disciplinar; e precisa de uma metapesquisa como esta que considera a FAPESP para refletir sobre o que se escreve e se produz nos Programas de Pós-Comunicação brasileiros como tentativa de tirar os estudos da Área de sua força institucional para um pensamento autônomo, legitimado e reconhecido.