INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Follis, Rodrigo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/625
Resumo: Este trabalho buscou entender as composições provindas das interações atuais entre consumo, publicidade e a religião, com vistas a compreender as formas de confluência/interseções entre a cultura publicitária e a religiosa. Assim, colocam-se como objetivos revelar quais as relações de interseções entre os fazeres religioso e o capitalista/publicitário quando o símbolo religioso passa a ser utilizado pela publicidade/propaganda em peças publicitárias televisivas. Dessa forma, são analisados os recursos utilizados para que a publicidade consiga aproximar religião e consumo. Para tanto, logo após uma discussão hermenêutica, se analisou sete diferentes peças publicitárias televisivas, todas veiculadas em rede nacional aberta brasileira entre 2000 e 2009, as quais se utilizavam de ícones religiosos como instrumento para comunicação mercadológica. A base para este estudo são os instrumentais teóricos dos Estudos Culturais e da matriz religiosa brasileira. Com isso, obtivemos uma compreensão mais clara acerca dos processos de confluência/interseções dos fazeres em questão, entendendo, assim, parte de seus funcionamento dentro da sociedade atual.
id METODISTA_175882107bf618dfaa6ea4b082ad92f1
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/625
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOSPublicidadeReligiãoComunicaçãoEstudos CulturaisPublicidadReligiónComunicaciónEstudios CulturalesCNPQ::CIENCIAS HUMANASEste trabalho buscou entender as composições provindas das interações atuais entre consumo, publicidade e a religião, com vistas a compreender as formas de confluência/interseções entre a cultura publicitária e a religiosa. Assim, colocam-se como objetivos revelar quais as relações de interseções entre os fazeres religioso e o capitalista/publicitário quando o símbolo religioso passa a ser utilizado pela publicidade/propaganda em peças publicitárias televisivas. Dessa forma, são analisados os recursos utilizados para que a publicidade consiga aproximar religião e consumo. Para tanto, logo após uma discussão hermenêutica, se analisou sete diferentes peças publicitárias televisivas, todas veiculadas em rede nacional aberta brasileira entre 2000 e 2009, as quais se utilizavam de ícones religiosos como instrumento para comunicação mercadológica. A base para este estudo são os instrumentais teóricos dos Estudos Culturais e da matriz religiosa brasileira. Com isso, obtivemos uma compreensão mais clara acerca dos processos de confluência/interseções dos fazeres em questão, entendendo, assim, parte de seus funcionamento dentro da sociedade atual.Este estudio tuvo como objetivo comprender las composiciones que surgen de las interacciones entre el consumo actual, la publicidad y la religión, con el fin de comprender las formas de confluencia / intersecciones entre la cultura de la publicidad y de la religión. Por lo tanto, se ponen a las relaciones objetivas revelan que las intersecciones entre las obras religiosas y la publicidad capitalista cuando el símbolo religioso está siendo utilizado en la publicidad televisiva. Se analizan los recursos utilizados para que la publicidad pueda traer la religión y el consumo. Para ello, después de una discusión hermenéutica, se analizaron siete anuncios de televisión diferentes, todos en la difusión nacional de Brasil abierta entre 2000 y 2009, que hizo uso de imágenes religiosas como una herramienta para la comunicación de marketing. La base de este estudio son los marcos teóricos de los estudios culturales y la matriz religiosa brasileña. Así, hemos tenido una comprensión más clara acerca de los procesos de convergencia / intersección de las obras en cuestión y parte de su funcionamiento en la sociedad actual.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOCunha, Magali do NascimentoCPF:51654122156http://lattes.cnpq.br/1968477845967720Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Menezes, José Eugênio de OliveiraCPF:22222222225Follis, Rodrigo2016-08-03T12:29:31Z2012-06-142012-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFOLLIS, Rodrigo. INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:03:12Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/625Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:03:12Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS
title INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS
spellingShingle INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS
Follis, Rodrigo
Publicidade
Religião
Comunicação
Estudos Culturais
Publicidad
Religión
Comunicación
Estudios Culturales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS
title_full INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS
title_fullStr INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS
title_full_unstemmed INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS
title_sort INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS
author Follis, Rodrigo
author_facet Follis, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Magali do Nascimento
CPF:51654122156
http://lattes.cnpq.br/1968477845967720
Galindo, Daniel dos Santos
CPF:16502650000
http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
Menezes, José Eugênio de Oliveira
CPF:22222222225
dc.contributor.author.fl_str_mv Follis, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Religião
Comunicação
Estudos Culturais
Publicidad
Religión
Comunicación
Estudios Culturales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Publicidade
Religião
Comunicação
Estudos Culturais
Publicidad
Religión
Comunicación
Estudios Culturales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Este trabalho buscou entender as composições provindas das interações atuais entre consumo, publicidade e a religião, com vistas a compreender as formas de confluência/interseções entre a cultura publicitária e a religiosa. Assim, colocam-se como objetivos revelar quais as relações de interseções entre os fazeres religioso e o capitalista/publicitário quando o símbolo religioso passa a ser utilizado pela publicidade/propaganda em peças publicitárias televisivas. Dessa forma, são analisados os recursos utilizados para que a publicidade consiga aproximar religião e consumo. Para tanto, logo após uma discussão hermenêutica, se analisou sete diferentes peças publicitárias televisivas, todas veiculadas em rede nacional aberta brasileira entre 2000 e 2009, as quais se utilizavam de ícones religiosos como instrumento para comunicação mercadológica. A base para este estudo são os instrumentais teóricos dos Estudos Culturais e da matriz religiosa brasileira. Com isso, obtivemos uma compreensão mais clara acerca dos processos de confluência/interseções dos fazeres em questão, entendendo, assim, parte de seus funcionamento dentro da sociedade atual.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-14
2012-04-09
2016-08-03T12:29:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FOLLIS, Rodrigo. INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/625
identifier_str_mv FOLLIS, Rodrigo. INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601996607356928