Subsídios para o estudo do impacto do ensino superior no pensamento dos alunos: um estudo realizado na universidade de coimbra
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Publication Date: | 2010 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
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Summary: | O interesse científico pelo impacto do ensino superior no desenvolvimento dos estudantes afirma-se, progressivamente, quer pela acessibilidade da população alvo, quer pela importância atribuída àquele contexto no desenvolvimento do jovem adulto/adulto emergente. O estudo transversal aqui apresentado sobre o impacto da frequência do ensino superior no pensamento pós-formal, em alunos da Universidade de Coimbra (caloiros e finalistas), põe em evidência um impacto positivo no constructo de desenvolvimento intelectual e ético definido por Perry (1970), que se traduz na superação do dualismo e em melhorias significativas no relativismo. O género apresenta-se como uma variável que permite distinguir as performances cognitivas dos alunos, favorecendo as raparigas, e os resultados também são distintos nos diferentes estabelecimentos de ensino considerados. |
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