Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Silva,Edil Ferreira da |
Data de Publicação: |
2015 |
Outros Autores: |
Araújo,Anísio José da Silva,
Pinto,Francinaldo do Monte,
Zambroni-de-Souza,Paulo César,
Rocha,Euda Kaliani Gomes Teixeira,
Máximo,Thaís Augusta Cunha de Oliveira |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-52372015000100008
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Resumo: |
O presente artigo tem como objetivo discutir a noção de competência valendo-se do referencial teórico da Ergologia, que considera a competência como um agir aqui e agora, um movimento da atividade. A pesquisa empírica, de cunho qualitativo, foi realizada junto a 18 gerentes do setor hoteleiro em João Pessoa e Campina Grande - PB, Brasil, valendo-se de um roteiro de entrevista semiestruturado. Evidenciou-se que as competências mobilizadas pelos gerentes entrevistados são construídas nas situações reais de trabalho, sendo adquiridas, desenvolvidas e atualizadas em um cotidiano de trabalho exigente e repleto de variabilidades. Verificou-se que o trabalho do gerente exige o manejo permanente de imprevistos, o que requer decisões rápidas e criativas. Demanda-se ainda desses profissionais a gestão das situações de trabalho com cautela e astúcia, formas de agir que se valem de diversos ingredientes para o exercício competente de sua atividade. |