Sociologia da Infância em Portugal: Memórias, Encontros e Percursos
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Publication Date: | 2021 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.21/13671 |
Summary: | Os anos 80 do século XX marcam o desenvolvimento, consolidação e institucionalização da Sociologia da Infância como área disciplinar específica. Resultante de um movimento mais abrangente de redefinição paradigmática nas diferentes disciplinas e áreas do saber em Ciências Sociais, e desenvolvido um processo de problematização de novos interesses e quadros teóricos na forma como se entende a infância e as crianças, a Sociologia começará a questionar alguns dos seus conceitos básicos e premissas fundacionais, que definirão novos olhares sobre este grupo social de tipo geracional. A preocupação em estudar a criança do ponto de vista sociológico não é nova, basta pensar no conceito de socialização e nas teorias sobre a família. O que é novo, é uma alteração ontológica, epistemológica e metodológica do olhar que, ao assumir a autonomia concetual das crianças e da infância, advoga que as suas culturas e relações sociais são dignas de serem estudadas em si mesmas, no presente e não no seu futuro como adultas, a partir da sua própria voz e não apenas através daquilo que os/as adultos/as dizem e pensam delas. Mostra-se também que a infância não é uma realidade finita com uma forma única, mas antes uma pluralidade de conceções que coexistem e são produto de uma construção social e histórica. |
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Sociologia da Infância em Portugal: Memórias, Encontros e PercursosSociologia da InfânciaPortugalOs anos 80 do século XX marcam o desenvolvimento, consolidação e institucionalização da Sociologia da Infância como área disciplinar específica. Resultante de um movimento mais abrangente de redefinição paradigmática nas diferentes disciplinas e áreas do saber em Ciências Sociais, e desenvolvido um processo de problematização de novos interesses e quadros teóricos na forma como se entende a infância e as crianças, a Sociologia começará a questionar alguns dos seus conceitos básicos e premissas fundacionais, que definirão novos olhares sobre este grupo social de tipo geracional. A preocupação em estudar a criança do ponto de vista sociológico não é nova, basta pensar no conceito de socialização e nas teorias sobre a família. O que é novo, é uma alteração ontológica, epistemológica e metodológica do olhar que, ao assumir a autonomia concetual das crianças e da infância, advoga que as suas culturas e relações sociais são dignas de serem estudadas em si mesmas, no presente e não no seu futuro como adultas, a partir da sua própria voz e não apenas através daquilo que os/as adultos/as dizem e pensam delas. Mostra-se também que a infância não é uma realidade finita com uma forma única, mas antes uma pluralidade de conceções que coexistem e são produto de uma construção social e histórica.APS – Associação Portuguesa de SociologiaRCIPLTomás, CatarinaTrevisan, Gabriela2021-09-03T10:46:09Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13671por978-989-97981-6-8https://doi.org/10.30553/FOQU1508info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:34.374029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Os anos 80 do século XX marcam o desenvolvimento, consolidação e institucionalização da Sociologia da Infância como área disciplinar específica. Resultante de um movimento mais abrangente de redefinição paradigmática nas diferentes disciplinas e áreas do saber em Ciências Sociais, e desenvolvido um processo de problematização de novos interesses e quadros teóricos na forma como se entende a infância e as crianças, a Sociologia começará a questionar alguns dos seus conceitos básicos e premissas fundacionais, que definirão novos olhares sobre este grupo social de tipo geracional. A preocupação em estudar a criança do ponto de vista sociológico não é nova, basta pensar no conceito de socialização e nas teorias sobre a família. O que é novo, é uma alteração ontológica, epistemológica e metodológica do olhar que, ao assumir a autonomia concetual das crianças e da infância, advoga que as suas culturas e relações sociais são dignas de serem estudadas em si mesmas, no presente e não no seu futuro como adultas, a partir da sua própria voz e não apenas através daquilo que os/as adultos/as dizem e pensam delas. Mostra-se também que a infância não é uma realidade finita com uma forma única, mas antes uma pluralidade de conceções que coexistem e são produto de uma construção social e histórica. |
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