O espaço comercial e a satisfação dos utilizadores: uso de realidade virtual imersiva para simulação de alternativas de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, R.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Eloy, S., Esteves, P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20685
Resumo: Em arquitetura o diálogo entre o arquiteto e o cliente e os utilizadores finais do espaço projetado é de extrema importância para a concretização de um projeto que responda às expetativas do utilizador. Desse diálogo deve fazer parte uma participação ativa do utilizador final no processo de conceção do projeto que vai aumentar o seu envolvimento com as propostas que se pretendem executar garantindo assim uma maior satisfação deste com o espaço. O presente estudo foi realizado em parceria com um cliente real, a Galp, e tem como foque a elaboração de um projeto de alteração de uma das suas lojas de conveniência, introduzindo novos conceitos para o espaço comercial. Para além da proposta de alterações pretendia-se consultar os utilizadores finais do espaço e avaliar a sua satisfação perante as propostas apresentadas. Para tal optou-se por realizar testes de satisfação com recurso à Realidade Virtual Imersiva (RVI) enquanto método de simulação do espaço. A RVI foi utilizada em testes com os utilizadores finais e permitiu concluir que os inquiridos consideram que as propostas apresentadas valorizam o espaço comercial e a mobilidade dentro da loja. Conclui-se também que o uso de RVI ajuda a um bom entendimento do espaço.