Iridescent: Um serious game que visa identificar a possibilidade de adaptação de um teste psicológico tendo como base o DASS-21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Felipe Deveza de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Hudson Luís da Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: https://ri.ucsal.br/handle/prefix/878
Resumo: A engenharia de software e a área de TI, em geral, oferecem soluções para problemas em diversas outras áreas, indo desde softwares mais simples para gestão até os sistemas mais complexos que se pode imaginar. Tendo em vista que a ansiedade e a depressão são problemas que afetam milhões de pessoas ao redor do mundo e o já citado alto número de soluções que a engenharia de software pode oferecer, foi desenvolvido um serious game. Serious games são jogos que são feitos com o intuito de alinhar a experiência audiovisual dos com um objetivo específico que não está ligado ao gameplay. O jogo descrito neste trabalho tem o objetivo de verificar se existe a possibilidade de adaptação do teste psicológico DASS-21 para outra plataforma, abrindo portas para novas adaptações e estudos na área. Para validar nossa adaptação, foram realizados dois experimentos com um total de 25 participantes, possibilitando a coleta dos dados e a comparação com as respostas do formulário. Os testes foram realizado de forma voluntaria pelos participantes, estando totalmente de acordo com as normas estabelecidas pelo DASS-21. O experimento constituiu-se de duas etapas: jogar o Serious games e responder ao formulário DASS-21, após essas duas etapas, o participante enviaria suas respostas para os avaliadores. Os resultados obtidos neste trabalho mostram que do ponto de vista da TI, o teste DASS-21 tem a possibilidade de ser adaptado, chegando a atingir 94% de precisão em relação ao teste original. Além disso a maior parte dos participantes do teste falaram que se sentem mais a vontade ao utilizar o jogo, mostrando o enorme potencial que a área possui.
id UCSAL-1_1789903db25937ad29f97763a2d932f3
oai_identifier_str oai:ri.ucsal.br:prefix/878
network_acronym_str UCSAL-1
network_name_str Repositório Institucional da UCSAL
repository_id_str
spelling 2019-08-01T16:30:45Z2019-08-012019-08-01T16:30:45Z2019-06-18https://ri.ucsal.br/handle/prefix/878A engenharia de software e a área de TI, em geral, oferecem soluções para problemas em diversas outras áreas, indo desde softwares mais simples para gestão até os sistemas mais complexos que se pode imaginar. Tendo em vista que a ansiedade e a depressão são problemas que afetam milhões de pessoas ao redor do mundo e o já citado alto número de soluções que a engenharia de software pode oferecer, foi desenvolvido um serious game. Serious games são jogos que são feitos com o intuito de alinhar a experiência audiovisual dos com um objetivo específico que não está ligado ao gameplay. O jogo descrito neste trabalho tem o objetivo de verificar se existe a possibilidade de adaptação do teste psicológico DASS-21 para outra plataforma, abrindo portas para novas adaptações e estudos na área. Para validar nossa adaptação, foram realizados dois experimentos com um total de 25 participantes, possibilitando a coleta dos dados e a comparação com as respostas do formulário. Os testes foram realizado de forma voluntaria pelos participantes, estando totalmente de acordo com as normas estabelecidas pelo DASS-21. O experimento constituiu-se de duas etapas: jogar o Serious games e responder ao formulário DASS-21, após essas duas etapas, o participante enviaria suas respostas para os avaliadores. Os resultados obtidos neste trabalho mostram que do ponto de vista da TI, o teste DASS-21 tem a possibilidade de ser adaptado, chegando a atingir 94% de precisão em relação ao teste original. Além disso a maior parte dos participantes do teste falaram que se sentem mais a vontade ao utilizar o jogo, mostrando o enorme potencial que a área possui.Software engineering and the IT arena in general offer solutions to problems in many other areas, ranging from simpler software to management to the most complex systems imaginable. Given that anxiety and depression are problems affecting millions of people around the world and the already mentioned high number of solutions that software engineering can offer, a textit serious game has been developed. textit Serious games are games that are meant to align the audio visual experience with a specific goal that is not tied to textit gameplay. The game described in this work has the objective of verifying if there is a possibility of adapting the psychological test DASS-21 to another platform, opening the doors to new adaptations and studies in the area. To validate our adaptation, two experiments were carried out with a total of 25 participants, allowing data collection and comparison with the form responses. The tests were carried out voluntarily by the participants, being totally in agreement with the norms established by the DASS-21. The experiment consisted of two steps: to play textit Serious games and to respond to the DASS-21 form, after these two steps, the participant would send his answers to the evaluators. The results obtained in this work show that from the point of view of IT, the DASS-21 test has the possibility of being adapted, reaching up to 94porUniversidade Católica do SalvadorUCSALBrasilPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)EngenhariasEngenharia de SoftwareSerious gamesDASS-21PsicologiaDASS-21PsychologyIridescent: Um serious game que visa identificar a possibilidade de adaptação de um teste psicológico tendo como base o DASS-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisWyzykowski, André Brasil Vieiralattes.cnpq.brWyzykowski, Andre Brasil Vieiralattes.cnpq.brReis, Marcelo Indio doslattes.cnpq.brMelo, Osvaldo Requiãolattes.cnpq.brAraujo, Jeane Franco delattes.cnpq.brlattes.cnpq.brAlmeida, Felipe Deveza deCosta, Hudson Luís da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALORIGINALTCCFELIPEEHUDSON.pdfTCCFELIPEEHUDSON.pdfapplication/pdf10731778https://ri.ucsal.br/bitstreams/af80acf9-ac6e-484a-8706-d22ab9fe99e8/download1a1c3d5060b55386f71a6a0db593ad1eMD51Deveza e Hudson (anexos).zipDeveza e Hudson (anexos).zipapplication/zip413226https://ri.ucsal.br/bitstreams/42c3fe40-880a-4edd-8146-867e5fc5ee11/download62c1ecbe2628568a61f0045504643cd3MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://ri.ucsal.br/bitstreams/0fa6273d-84fe-44f7-b8f5-421897bebf8d/download43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52prefix/8782025-01-06 19:44:35.154open.accessoai:ri.ucsal.br:prefix/878https://ri.ucsal.brRepositório Institucionalhttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2025-01-06T19:44:35Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Iridescent: Um serious game que visa identificar a possibilidade de adaptação de um teste psicológico tendo como base o DASS-21
title Iridescent: Um serious game que visa identificar a possibilidade de adaptação de um teste psicológico tendo como base o DASS-21
spellingShingle Iridescent: Um serious game que visa identificar a possibilidade de adaptação de um teste psicológico tendo como base o DASS-21
Almeida, Felipe Deveza de
Engenharias
Engenharia de Software
Serious games
DASS-21
Psicologia
DASS-21
Psychology
title_short Iridescent: Um serious game que visa identificar a possibilidade de adaptação de um teste psicológico tendo como base o DASS-21
title_full Iridescent: Um serious game que visa identificar a possibilidade de adaptação de um teste psicológico tendo como base o DASS-21
title_fullStr Iridescent: Um serious game que visa identificar a possibilidade de adaptação de um teste psicológico tendo como base o DASS-21
title_full_unstemmed Iridescent: Um serious game que visa identificar a possibilidade de adaptação de um teste psicológico tendo como base o DASS-21
title_sort Iridescent: Um serious game que visa identificar a possibilidade de adaptação de um teste psicológico tendo como base o DASS-21
author Almeida, Felipe Deveza de
author_facet Almeida, Felipe Deveza de
Costa, Hudson Luís da Silva
author_role author
author2 Costa, Hudson Luís da Silva
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wyzykowski, André Brasil Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wyzykowski, Andre Brasil Vieira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Reis, Marcelo Indio dos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Melo, Osvaldo Requião
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Araujo, Jeane Franco de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Felipe Deveza de
Costa, Hudson Luís da Silva
contributor_str_mv Wyzykowski, André Brasil Vieira
Wyzykowski, Andre Brasil Vieira
Reis, Marcelo Indio dos
Melo, Osvaldo Requião
Araujo, Jeane Franco de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharias
Engenharia de Software
topic Engenharias
Engenharia de Software
Serious games
DASS-21
Psicologia
DASS-21
Psychology
dc.subject.por.fl_str_mv Serious games
DASS-21
Psicologia
DASS-21
Psychology
description A engenharia de software e a área de TI, em geral, oferecem soluções para problemas em diversas outras áreas, indo desde softwares mais simples para gestão até os sistemas mais complexos que se pode imaginar. Tendo em vista que a ansiedade e a depressão são problemas que afetam milhões de pessoas ao redor do mundo e o já citado alto número de soluções que a engenharia de software pode oferecer, foi desenvolvido um serious game. Serious games são jogos que são feitos com o intuito de alinhar a experiência audiovisual dos com um objetivo específico que não está ligado ao gameplay. O jogo descrito neste trabalho tem o objetivo de verificar se existe a possibilidade de adaptação do teste psicológico DASS-21 para outra plataforma, abrindo portas para novas adaptações e estudos na área. Para validar nossa adaptação, foram realizados dois experimentos com um total de 25 participantes, possibilitando a coleta dos dados e a comparação com as respostas do formulário. Os testes foram realizado de forma voluntaria pelos participantes, estando totalmente de acordo com as normas estabelecidas pelo DASS-21. O experimento constituiu-se de duas etapas: jogar o Serious games e responder ao formulário DASS-21, após essas duas etapas, o participante enviaria suas respostas para os avaliadores. Os resultados obtidos neste trabalho mostram que do ponto de vista da TI, o teste DASS-21 tem a possibilidade de ser adaptado, chegando a atingir 94% de precisão em relação ao teste original. Além disso a maior parte dos participantes do teste falaram que se sentem mais a vontade ao utilizar o jogo, mostrando o enorme potencial que a área possui.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-01T16:30:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-01
2019-08-01T16:30:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ucsal.br/handle/prefix/878
url https://ri.ucsal.br/handle/prefix/878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica do Salvador
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCSAL
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica do Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCSAL
instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron:UCSAL
instname_str Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron_str UCSAL
institution UCSAL
reponame_str Repositório Institucional da UCSAL
collection Repositório Institucional da UCSAL
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ucsal.br/bitstreams/af80acf9-ac6e-484a-8706-d22ab9fe99e8/download
https://ri.ucsal.br/bitstreams/42c3fe40-880a-4edd-8146-867e5fc5ee11/download
https://ri.ucsal.br/bitstreams/0fa6273d-84fe-44f7-b8f5-421897bebf8d/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a1c3d5060b55386f71a6a0db593ad1e
62c1ecbe2628568a61f0045504643cd3
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823164034566848512