O contexto da prática psicológica na atenção básica de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8524 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o contexto atual da atuação psicológica no campo da saúde, de modo que está intitulado de "O contexto da prática psicológica na atenção básica". Possui como objetivo geral identificar possíveis contribuições das intervenções da psicologia para o favorecimento do acesso efetivo dos usuários em serviços da Atenção Básica (AB). Este trabalho foi construído a partir de pesquisa qualitativa do tipo exploratória, com análise de conteúdo de Laville e Dionne. Para tanto, a revisão de literatura é composta pela definição da Atenção Básica, em que é apresentado o processo histórico e político de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma série de movimentos e outras leis que compõem o nível primário de saúde; da caracterização da Psicologia, atuando no campo da Saúde, em que fora apresentado este campo a partir da perspectiva de autores como Matarazzo, pioneiro na definição de Psicologia da Saúde e de autoras como Spink, que aponta desafios deste campo e nova concepção ao processo saúde-doença; e caracterização de Clínica Ampliada, tendo em vista os novos modos de cuidados possíveis e necessários. A análise de conteúdo aqui proposta ocorreu a partir de três categorias de análise, categoria A (ações à equipe), categoria B (ações aos usuários) e categoria c (barreiras). Obteve-se como resultado uma série de ações possíveis da psicologia no campo da AB, as quais levaram à conclusão de que há diversos caminhos possíveis na atuação psicológica de modo a responder positivamente ao objetivo geral deste trabalho. [resumo fornecido pelo autor] |
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Picolli, Graziela ZagonelCarpena, Maria Elisa FontanaCemin, Tânia Maria2021-07-21T16:12:36Z2021-07-21T16:12:36Z2021-07-062021-06-25https://repositorio.ucs.br/11338/8524O presente trabalho aborda o contexto atual da atuação psicológica no campo da saúde, de modo que está intitulado de "O contexto da prática psicológica na atenção básica". Possui como objetivo geral identificar possíveis contribuições das intervenções da psicologia para o favorecimento do acesso efetivo dos usuários em serviços da Atenção Básica (AB). Este trabalho foi construído a partir de pesquisa qualitativa do tipo exploratória, com análise de conteúdo de Laville e Dionne. Para tanto, a revisão de literatura é composta pela definição da Atenção Básica, em que é apresentado o processo histórico e político de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma série de movimentos e outras leis que compõem o nível primário de saúde; da caracterização da Psicologia, atuando no campo da Saúde, em que fora apresentado este campo a partir da perspectiva de autores como Matarazzo, pioneiro na definição de Psicologia da Saúde e de autoras como Spink, que aponta desafios deste campo e nova concepção ao processo saúde-doença; e caracterização de Clínica Ampliada, tendo em vista os novos modos de cuidados possíveis e necessários. A análise de conteúdo aqui proposta ocorreu a partir de três categorias de análise, categoria A (ações à equipe), categoria B (ações aos usuários) e categoria c (barreiras). Obteve-se como resultado uma série de ações possíveis da psicologia no campo da AB, as quais levaram à conclusão de que há diversos caminhos possíveis na atuação psicológica de modo a responder positivamente ao objetivo geral deste trabalho. [resumo fornecido pelo autor]PsicologiaSaúde públicaPsicologia clínica da saúdeSistema Único de Saúde (Brasil)O contexto da prática psicológica na atenção básica de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-07-05ORIGINALTCC Graziela Zagonel Picolli.pdfTCC Graziela Zagonel Picolli.pdfapplication/pdf308689https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8524/1/TCC%20Graziela%20Zagonel%20Picolli.pdfb8e920d7168d43f176a5d32962883d59MD51TEXTTCC Graziela Zagonel Picolli.pdf.txtTCC Graziela Zagonel Picolli.pdf.txtExtracted texttext/plain115531https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8524/2/TCC%20Graziela%20Zagonel%20Picolli.pdf.txta13a3c4973c74e026b192fb55aceb77eMD52THUMBNAILTCC Graziela Zagonel Picolli.pdf.jpgTCC Graziela Zagonel Picolli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8524/3/TCC%20Graziela%20Zagonel%20Picolli.pdf.jpg4853f6e0bebb2e581200e712492fd740MD5311338/85242022-10-18 18:05:39.986oai:repositorio.ucs.br:11338/8524Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05:39Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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