Memória e Narrativa: as estratégias narrativas de encanto usadas para narrar a memória do eu e do outro
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFF |
Download full: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5078 |
Summary: | O presente trabalho se propõe analisar filmes que usam memória enquanto recurso narrativo, buscando entender melhor como essas ferramentas narrativas funcionam na construção de uma catarse tanto do público quando do próprio autor da obra em questão. As obras analisadas consistem em três documentários brasileiros contemporâneos(Elena, de Petra Costa, Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho e Uma Longa Viagem, de LúciaMurat, de caráter extremamente pessoal para seus realizadores e personagens que perpassam a fronteira do registro documental e da ficção. Através da análise fílmica destas obras partindo de teorias de memória e de narrativa de autores como Pierre Bourdieu, Michael Pollak, Maurice Halbwachs, Beatriz Sarlo, Paul Ricoeur, Mariana Baltar e outros, discorro sobre a representação de uma verdade e da performance e criação narrativa por trás do retrato do eu ou de outro. |
id |
UFF-2_32010c7bb6ade28392d8658231e3e0b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://app.uff.br/riuff:1/5078 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFF |
spelling |
Martins, Alice Name BomtempoEnne, Ana Lúcia Silva2017-10-31T14:41:19Z2017-10-31T14:41:19Z2017-10-31https://app.uff.br/riuff/handle/1/5078Aluno de GraduaçãoO presente trabalho se propõe analisar filmes que usam memória enquanto recurso narrativo, buscando entender melhor como essas ferramentas narrativas funcionam na construção de uma catarse tanto do público quando do próprio autor da obra em questão. As obras analisadas consistem em três documentários brasileiros contemporâneos(Elena, de Petra Costa, Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho e Uma Longa Viagem, de LúciaMurat, de caráter extremamente pessoal para seus realizadores e personagens que perpassam a fronteira do registro documental e da ficção. Através da análise fílmica destas obras partindo de teorias de memória e de narrativa de autores como Pierre Bourdieu, Michael Pollak, Maurice Halbwachs, Beatriz Sarlo, Paul Ricoeur, Mariana Baltar e outros, discorro sobre a representação de uma verdade e da performance e criação narrativa por trás do retrato do eu ou de outro.Submitted by Marcella Vieira (marcella.vieira@gmail.com) on 2017-10-22T18:24:12Z No. of bitstreams: 1 Cinema e Audiovisual UFF_Alice Name Bomtempo Martins_2016.2.pdf: 386192 bytes, checksum: fe3afb2c1f0357a0fb288090ea6c5e61 (MD5)Approved for entry into archive by Geisa Drumond (gmdrumond@vm.uff.br) on 2017-10-31T14:41:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Cinema e Audiovisual UFF_Alice Name Bomtempo Martins_2016.2.pdf: 386192 bytes, checksum: fe3afb2c1f0357a0fb288090ea6c5e61 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-31T14:41:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cinema e Audiovisual UFF_Alice Name Bomtempo Martins_2016.2.pdf: 386192 bytes, checksum: fe3afb2c1f0357a0fb288090ea6c5e61 (MD5)Memória e Narrativa: as estratégias narrativas de encanto usadas para narrar a memória do eu e do outroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNarrativaMemóriaDocumentárioPerformanceFiccionalizaçãoDocumentárioNarrativa (Retórica)graduaçãoUniversidade Federal FluminenseInstituto de Artes e Comunicação Social2017NiteróiBacharelado em Cinema e AudiovisualNiteróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFFinstname:Universidade Federal Fluminenseinstacron:UFFTEXTCinema e Audiovisual UFF_Alice Name Bomtempo Martins_2016.2.pdf.txtCinema e Audiovisual UFF_Alice Name Bomtempo Martins_2016.2.pdf.txtExtracted texttext/plain101406https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5078/3/Cinema%20e%20Audiovisual%20UFF_Alice%20Name%20Bomtempo%20Martins_2016.2.pdf.txtc0bd9160c21a56e98d926866a544326eMD53ORIGINALCinema e Audiovisual UFF_Alice Name Bomtempo Martins_2016.2.pdfCinema e Audiovisual UFF_Alice Name Bomtempo Martins_2016.2.pdfapplication/pdf386192https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5078/1/Cinema%20e%20Audiovisual%20UFF_Alice%20Name%20Bomtempo%20Martins_2016.2.pdffe3afb2c1f0357a0fb288090ea6c5e61MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5078/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/50782018-03-14 17:30:35.354oai:https://app.uff.br/riuff: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https://app.uff.br/riuff/PUBhttps://app.uff.br/oai/requestopendoar:21202020-05-28 17:17:05.944Repositório Institucional da UFF - Universidade Federal Fluminensetrue |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memória e Narrativa: as estratégias narrativas de encanto usadas para narrar a memória do eu e do outro |
title |
Memória e Narrativa: as estratégias narrativas de encanto usadas para narrar a memória do eu e do outro |
spellingShingle |
Memória e Narrativa: as estratégias narrativas de encanto usadas para narrar a memória do eu e do outro Martins, Alice Name Bomtempo Narrativa Memória Documentário Performance Ficcionalização Documentário Narrativa (Retórica) |
title_short |
Memória e Narrativa: as estratégias narrativas de encanto usadas para narrar a memória do eu e do outro |
title_full |
Memória e Narrativa: as estratégias narrativas de encanto usadas para narrar a memória do eu e do outro |
title_fullStr |
Memória e Narrativa: as estratégias narrativas de encanto usadas para narrar a memória do eu e do outro |
title_full_unstemmed |
Memória e Narrativa: as estratégias narrativas de encanto usadas para narrar a memória do eu e do outro |
title_sort |
Memória e Narrativa: as estratégias narrativas de encanto usadas para narrar a memória do eu e do outro |
author |
Martins, Alice Name Bomtempo |
author_facet |
Martins, Alice Name Bomtempo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Alice Name Bomtempo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Enne, Ana Lúcia Silva |
contributor_str_mv |
Enne, Ana Lúcia Silva |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativa Memória Documentário Performance Ficcionalização |
topic |
Narrativa Memória Documentário Performance Ficcionalização Documentário Narrativa (Retórica) |
dc.subject.descriptor.pt_BR.fl_str_mv |
Documentário Narrativa (Retórica) |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho se propõe analisar filmes que usam memória enquanto recurso narrativo, buscando entender melhor como essas ferramentas narrativas funcionam na construção de uma catarse tanto do público quando do próprio autor da obra em questão. As obras analisadas consistem em três documentários brasileiros contemporâneos(Elena, de Petra Costa, Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho e Uma Longa Viagem, de LúciaMurat, de caráter extremamente pessoal para seus realizadores e personagens que perpassam a fronteira do registro documental e da ficção. Através da análise fílmica destas obras partindo de teorias de memória e de narrativa de autores como Pierre Bourdieu, Michael Pollak, Maurice Halbwachs, Beatriz Sarlo, Paul Ricoeur, Mariana Baltar e outros, discorro sobre a representação de uma verdade e da performance e criação narrativa por trás do retrato do eu ou de outro. |
description |
O presente trabalho se propõe analisar filmes que usam memória enquanto recurso narrativo, buscando entender melhor como essas ferramentas narrativas funcionam na construção de uma catarse tanto do público quando do próprio autor da obra em questão. As obras analisadas consistem em três documentários brasileiros contemporâneos(Elena, de Petra Costa, Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho e Uma Longa Viagem, de LúciaMurat, de caráter extremamente pessoal para seus realizadores e personagens que perpassam a fronteira do registro documental e da ficção. Através da análise fílmica destas obras partindo de teorias de memória e de narrativa de autores como Pierre Bourdieu, Michael Pollak, Maurice Halbwachs, Beatriz Sarlo, Paul Ricoeur, Mariana Baltar e outros, discorro sobre a representação de uma verdade e da performance e criação narrativa por trás do retrato do eu ou de outro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-31T14:41:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-31T14:41:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5078 |
dc.identifier.vinculation.pt_BR.fl_str_mv |
Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5078 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFF instname:Universidade Federal Fluminense instacron:UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFF |
collection |
Repositório Institucional da UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5078/3/Cinema%20e%20Audiovisual%20UFF_Alice%20Name%20Bomtempo%20Martins_2016.2.pdf.txt https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5078/1/Cinema%20e%20Audiovisual%20UFF_Alice%20Name%20Bomtempo%20Martins_2016.2.pdf https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5078/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0bd9160c21a56e98d926866a544326e fe3afb2c1f0357a0fb288090ea6c5e61 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFF - Universidade Federal Fluminense |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1688251781081989120 |