Um estudo de caso para verificar a suscetibilidade a incentivos de avaliadores de produtos na web
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2005 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Download full: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17131 |
Summary: | The use of Recommender Systems (RS) has become common in several e-commerce websites. Collaborative Filtering is one of the most popular RS techniques. It infers an user's predilections based on similarity with other users. However, to work correctly, the RS depends on the evaluator's participation with truly opinions. The HYRIWYG mechanism proposes an incentive model to motivate users to contribute with a high number of opinions and, more important, trying to guarantee the truthfulness of the information. In this paper, we present HYRIWYG mechanism and discuss it using an empirical study in the movie evaluation domain. The results highlight the great potential benefits of using this kind of incentive mechanism. |
id |
UFF-2_c40f2f39e402257d4ba863fa75209c19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/17131 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Um estudo de caso para verificar a suscetibilidade a incentivos de avaliadores de produtos na webCiência da computaçãoInteligência artificialSistemas de recomendaçãoIncentivosComércio eletrônicoReputaçãoWorld Wide WebWebTrustCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAOThe use of Recommender Systems (RS) has become common in several e-commerce websites. Collaborative Filtering is one of the most popular RS techniques. It infers an user's predilections based on similarity with other users. However, to work correctly, the RS depends on the evaluator's participation with truly opinions. The HYRIWYG mechanism proposes an incentive model to motivate users to contribute with a high number of opinions and, more important, trying to guarantee the truthfulness of the information. In this paper, we present HYRIWYG mechanism and discuss it using an empirical study in the movie evaluation domain. The results highlight the great potential benefits of using this kind of incentive mechanism.O uso de Sistemas de Recomendação (SR) tem se tornado cada vez mais importante no auxílio a usuários na busca por produtos ou informações relevantes em ambientes como a World Wide Web. Uma das técnicas mais utilizadas na implementação de um SR é a Filtragem Colaborativa, que infere predileções de um usuário com base na similaridade com outros usuários. Contudo, para que um SR funcione corretamente, é preciso confiar na veracidade das opiniões fornecidas. O mecanismo HYRIWYG propõe um modelo de incentivo para motivar usuários a colaborarem com mais avaliações sobre os itens e, mais importante, tentando garantir a veracidade dessas informações. Este trabalho apresenta o mecanismo HYRIWYG e os resultados de um estudo empírico aplicado ao mundo de recomendações de filmes. Os resultados obtidos mostram os potenciais benefícios de sua utilização.Programa de Pós-Graduação em ComputaçãoComputaçãoGarcia, Ana Cristina BicharraCPF:31237899422http://lattes.cnpq.br/4879977915136752Motta, Claudia Lage Rebello daCPF:36210090822http://lattes.cnpq.br/0774464575739440Barbosa, Simone Diniz JunqueiraCPF:36321090722http://lattes.cnpq.br/9222024053983021Ciuffo, Leandro Neumann2021-03-10T19:09:45Z2008-05-062021-03-10T19:09:45Z2005-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17131porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T19:09:45Zoai:app.uff.br:1/17131Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T19:09:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo de caso para verificar a suscetibilidade a incentivos de avaliadores de produtos na web |
title |
Um estudo de caso para verificar a suscetibilidade a incentivos de avaliadores de produtos na web |
spellingShingle |
Um estudo de caso para verificar a suscetibilidade a incentivos de avaliadores de produtos na web Ciuffo, Leandro Neumann Ciência da computação Inteligência artificial Sistemas de recomendação Incentivos Comércio eletrônico Reputação World Wide Web Web Trust CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO |
title_short |
Um estudo de caso para verificar a suscetibilidade a incentivos de avaliadores de produtos na web |
title_full |
Um estudo de caso para verificar a suscetibilidade a incentivos de avaliadores de produtos na web |
title_fullStr |
Um estudo de caso para verificar a suscetibilidade a incentivos de avaliadores de produtos na web |
title_full_unstemmed |
Um estudo de caso para verificar a suscetibilidade a incentivos de avaliadores de produtos na web |
title_sort |
Um estudo de caso para verificar a suscetibilidade a incentivos de avaliadores de produtos na web |
author |
Ciuffo, Leandro Neumann |
author_facet |
Ciuffo, Leandro Neumann |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Ana Cristina Bicharra CPF:31237899422 http://lattes.cnpq.br/4879977915136752 Motta, Claudia Lage Rebello da CPF:36210090822 http://lattes.cnpq.br/0774464575739440 Barbosa, Simone Diniz Junqueira CPF:36321090722 http://lattes.cnpq.br/9222024053983021 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciuffo, Leandro Neumann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da computação Inteligência artificial Sistemas de recomendação Incentivos Comércio eletrônico Reputação World Wide Web Web Trust CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO |
topic |
Ciência da computação Inteligência artificial Sistemas de recomendação Incentivos Comércio eletrônico Reputação World Wide Web Web Trust CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO |
description |
The use of Recommender Systems (RS) has become common in several e-commerce websites. Collaborative Filtering is one of the most popular RS techniques. It infers an user's predilections based on similarity with other users. However, to work correctly, the RS depends on the evaluator's participation with truly opinions. The HYRIWYG mechanism proposes an incentive model to motivate users to contribute with a high number of opinions and, more important, trying to guarantee the truthfulness of the information. In this paper, we present HYRIWYG mechanism and discuss it using an empirical study in the movie evaluation domain. The results highlight the great potential benefits of using this kind of incentive mechanism. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-11-17 2008-05-06 2021-03-10T19:09:45Z 2021-03-10T19:09:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17131 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Computação Computação |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Computação Computação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044727402463232 |