A Guerra das Falklands/Malvinas e suas repercussões no exército brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Marcio Teixeira de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8302
Resumo: A ausência de participação do Exército Brasileiro (EB) em conflito convencional no passado recente levou-o a buscar alternativas para aprendizado e evolução doutrinária. Numa linha de pesquisa de comportamento organizacional, o presente trabalho tem como objetivo principal verificar até que ponto o EB implementou mudanças organizacionais e/ou doutrinárias, decorrentes do estudo do desenrolar e desfecho da Guerra das Falklands / Malvinas. Para tanto, foram estudadas as mudanças ocorridas nessa instituição no decorrer do século XX, a sua cultura organizacional e os ensinamentos observados no conflito, buscando-se identificar aquelas relacionadas ao aprendizado decorrente, bem como as causas do seu eventual não aproveitamento. Usando o método de estudo de caso, a elaboração do trabalho envolveu pesquisa exploratória (bibliográfica e documental) e descritiva, a fim de se mapear e esclarecer as relações entre as variáveis levantadas. O institucionalismo é a lente teórica predominante, nas vertentes histórica e sociológica, onde foram destacados (1) os conceitos de isomorfismo institucional e de emulação militar, (2) os agentes impulsionadores de mudanças e (3) a cultura organizacional do Exército (características que, eventualmente, facilitam ou dificultam a implementação de mudanças). Para melhor entendimento e visualização do aprendizado de interesse para o EB, realizou-se um estudo das operações militares nas Falklands / Malvinas, com ênfase nas terrestres. Na parte final do trabalho, são apontados os ensinamentos decorrentes da Guerra das Falklands / Malvinas que sinalizavam uma necessidade ou oportunidade de mudanças organizacionais e/ou doutrinárias e discutidas suas repercussões no EB, quais sejam, modificações posteriores a 1982 efetivamente realizadas e passíveis de ligação com os ensinamentos do conflito e os aspectos que tardaram ou deixaram de refletir em mudanças efetivas, assim como as possíveis razões para isso