Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Klein, Carin |
Data de Publicação: |
2012 |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Gênero |
Texto Completo: |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30981
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Resumo: |
O presente artigo discute e problematizaalguns processos de produção eveiculação de representações de maternidade,tomando como referência o ProgramaNacional Bolsa-Escola. Meu estudo insere-seno campo da teorização cultural, principalmentena perspectiva dos Estudos Culturais edos Estudos Feministas, nas vertentes que têmproposto uma aproximação crítica com a análisepós-estruturalista. Para a operacionalizaçãoda pesquisa, selecionei um conjunto de documentosreferentes a este Programa, produzidose publicados no período de 1999 a 2003.Exploro os textos do Programa tomando comobase os conceitos de discurso, representação,identidade, gênero e poder com o intuito deanalisar os diferentes modos pelos quais amaternidade é, ali, representada e significada.Palavras-chave: programa nacional bolsaescola; discurso; maternidade e relações degênero. |