A Formação de professores Guarani e Kaiowá no território etnoeducacional Cone Sul: políticas públicas fortalecendo as escolas indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Iane de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1137
Resumo: Este trabalho teve como objetivo produzir a etnografia da construção dos cursos de Magistério Ára Verá e Licenciatura Intercultural Teko Arandu e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Diversidade PIBID D, enquanto políticas públicas para a formação de professores indígenas e que, consequentemente, fortaleceu as Escolas Indígenas. Pretendi evidenciar o envolvimento e o protagonismo indígena do Movimento de Professores Indígenas Guarani e Kaiowá (MPGK) em sintonia com o Movimento Indígena nacional, na construção dos marcos legais, que criaram a Educação Escolar Indígena (EEI), e todas as demais políticas públicas que foram desenvolvidas no Estado de Mato Grosso do Sul até na atualidade. Demonstrei como no processo de institucionalização da EEI, no Território Etnoeducacional do Cone Sul (TEE Cone Sul), foram se formando os intelectuais indígenas que se constituira em novas referências nas comunidades indígenas. Essas políticas foram pautando o Estado no tocante à valorização dos professores indígenas. Por fim, o propósito maior foi trazer à tona o processo que ainda está sendo gestado no âmbito das instituições responsáveis por executar a política de EEI, a partir de um olhar mais profundo sobre a Licenciatura Intercultural Teko Arandu e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Diversidade (PIBID D).