Mediadores e práticas de leitura literária: um estudo do acervo PNBE 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Elizangela Tiago da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/616
Resumo: Professores e bibliotecários são fundamentais na formação do leitor literário, desde que desenvolvam atividades significativas que aproximem o estudante do livro. Nesta pesquisa, analisamos três obras que compõem o acervo de 2011, do Programa Nacional Biblioteca da Escola, com o objetivo de constatarmos em que medida a ficção dialoga com a realidade brasileira, dando destaque às relações entre a literatura infantojuvenil e a escola. Para isso, delimitamos um corpus com representações de mediadores e práticas de leitura literária. Dentre as obras selecionadas, A metamorfose do Lívio (2009), de autoria de Liana Leão, O investigador de sótãos (2009), de Emerson Machado e Bárbara debaixo da chuva (2009), de Nilma Lacerda. A investigação centra-se na área de Leitura e formação de leitores, adotando o procedimento sugerido pela História de Leitura (CHARTIER, 2001; 2010 e LAJOLO; ZILBERMAN, 1996), que visa à desconstrução do paradigma canônico, subjacente a um prisma ideológico, cultural e social, que considera a historicidade do leitor no processo interpretativo da leitura. A análise do corpus mostra que grande parte das mediações presentes nas narrativas analisadas traz uma abordagem progressista que ultrapassa a tradição, ainda tão presente no contexto escolar contemporâneo. Ao lado disso, destacamos que a mediação enquanto prática cultural ocorre em vários espaços sociais, sob a influência de diversos sujeitos. Nossos resultados indicam que as obras ficcionais apresentam um viés crítico que oportunizam aos leitores a possibilidade de conhecer uma visão ressignificada da realidade e, ainda apontam para a necessidade da implantação de uma política pública nacional que forme mediadores de leitura.
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Para isso, delimitamos um corpus com representações de mediadores e práticas de leitura literária. Dentre as obras selecionadas, A metamorfose do Lívio (2009), de autoria de Liana Leão, O investigador de sótãos (2009), de Emerson Machado e Bárbara debaixo da chuva (2009), de Nilma Lacerda. A investigação centra-se na área de Leitura e formação de leitores, adotando o procedimento sugerido pela História de Leitura (CHARTIER, 2001; 2010 e LAJOLO; ZILBERMAN, 1996), que visa à desconstrução do paradigma canônico, subjacente a um prisma ideológico, cultural e social, que considera a historicidade do leitor no processo interpretativo da leitura. A análise do corpus mostra que grande parte das mediações presentes nas narrativas analisadas traz uma abordagem progressista que ultrapassa a tradição, ainda tão presente no contexto escolar contemporâneo. Ao lado disso, destacamos que a mediação enquanto prática cultural ocorre em vários espaços sociais, sob a influência de diversos sujeitos. Nossos resultados indicam que as obras ficcionais apresentam um viés crítico que oportunizam aos leitores a possibilidade de conhecer uma visão ressignificada da realidade e, ainda apontam para a necessidade da implantação de uma política pública nacional que forme mediadores de leitura.Teachers and librarians are critical in shaping the literary reader, since they develop significant activities that approach the student book. In this research, we analyzed three works that make up the collection of 2011, the National School Library Program, aiming to realize to what extent the fiction converses with the Brazilian reality, giving prominence to the relations between children's literature and school. To that, been able to pinpoint a corpus with representations of mediators and literary reading practices. Among the selected works, A metamorfose do Lívio [The metamorphosis of Livy, 2009], written by Liana Leão, O investigador de sótãos [The investigator of attics, 2009], Emerson Machado and Bárbara debaixo da chuva [Barbara in the rain, 2009], Nilma Lacerda. The investigation focuses on reading area and formation of readers, adopting the procedure suggested by the History of reading (CHARTIER, 2001; and 2010 LAJOLO; ZILBERMAN, 1996), which aims to deconstruction of canonical paradigm that underlies an ideological Prism, cultural social and cultural, which considers the historicity of the reader in the interpretive process of reading. Corpus analysis shows that a large number of mediations in the narratives analyzed brings a progressive approach that goes beyond tradition, still so present in the school context. Beside that, we emphasize that mediation as cultural practice occurs in various social spaces, under the influence of various subjects. Our results indicate that the fictional works present a critical bias that create opportunities to readers the possibility to meet a ressignificada vision of reality and also point to the need for deployment of a national public policy graduate reading mediators.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-16T14:04:52Z No. of bitstreams: 1 ElizangelaTiagodaMaia.pdf: 1819679 bytes, checksum: e4809aa36a2f34a2793c0592b9e3e1d7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-16T14:04:52Z (GMT). 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