CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18005 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo fazer uma análise formal da docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) no Brasil, dando destaque às leis e a outros regulamentos da legislação educacional do país, relacionados principalmente à educação profissional e à formação de professores para a educação profissional, desde a criação das primeiras escolas técnicas no Brasil até o momento atual da EPTNM. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica e posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo. Foram entrevistados oito professores, que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de formação docente, de diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo e utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o processo de institucionalização da formação docente para a atuação na educação profissional ao longo dos anos tem seguido uma trajetória pouco consistente, instável e obscura. Concluiu-se que a formação docente tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bem relevante para a formação do professor da EPTNM. |
id |
UFMA-5_5bc6d4b3b138c21b4219267a993346de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18005 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASILLegislação EducacionalFormação de ProfessoresEducação Profissional Técnica de Nível MédioEste artigo tem como objetivo fazer uma análise formal da docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) no Brasil, dando destaque às leis e a outros regulamentos da legislação educacional do país, relacionados principalmente à educação profissional e à formação de professores para a educação profissional, desde a criação das primeiras escolas técnicas no Brasil até o momento atual da EPTNM. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica e posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo. Foram entrevistados oito professores, que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de formação docente, de diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo e utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o processo de institucionalização da formação docente para a atuação na educação profissional ao longo dos anos tem seguido uma trajetória pouco consistente, instável e obscura. Concluiu-se que a formação docente tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bem relevante para a formação do professor da EPTNM.Universidade Federal do Maranhão2024-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18005Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 301-3262178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18005/12620Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoaventura, Erick FonsecaTonini, Adriana MariaAntunes, João Batista RafaelMadeira, Felipe Rodrigues2024-05-08T17:12:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18005Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:20.375437Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL |
title |
CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL |
spellingShingle |
CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL Boaventura, Erick Fonseca Legislação Educacional Formação de Professores Educação Profissional Técnica de Nível Médio |
title_short |
CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL |
title_full |
CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL |
title_fullStr |
CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL |
title_sort |
CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL |
author |
Boaventura, Erick Fonseca |
author_facet |
Boaventura, Erick Fonseca Tonini, Adriana Maria Antunes, João Batista Rafael Madeira, Felipe Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Tonini, Adriana Maria Antunes, João Batista Rafael Madeira, Felipe Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boaventura, Erick Fonseca Tonini, Adriana Maria Antunes, João Batista Rafael Madeira, Felipe Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Legislação Educacional Formação de Professores Educação Profissional Técnica de Nível Médio |
topic |
Legislação Educacional Formação de Professores Educação Profissional Técnica de Nível Médio |
description |
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise formal da docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) no Brasil, dando destaque às leis e a outros regulamentos da legislação educacional do país, relacionados principalmente à educação profissional e à formação de professores para a educação profissional, desde a criação das primeiras escolas técnicas no Brasil até o momento atual da EPTNM. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica e posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo. Foram entrevistados oito professores, que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de formação docente, de diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo e utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o processo de institucionalização da formação docente para a atuação na educação profissional ao longo dos anos tem seguido uma trajetória pouco consistente, instável e obscura. Concluiu-se que a formação docente tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bem relevante para a formação do professor da EPTNM. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18005 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18005/12620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 301-326 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881648590848 |