Contexto histórico e político da educação profissional e da formação docente para a EPTNM no Brasil.
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19213 https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.69 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo fazer uma análise formal da docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) no Brasil, dando destaque às leis e a outros regulamentos da legislação educacional do país, relacionados principalmente à educação profissional e à formação de professores para a educação profissional, desde a criação das primeiras escolas técnicas no Brasil até o momento atual da EPTNM. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica e posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo. Foram entrevistados oito professores, que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de formação docente, de diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo e utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o processo de institucionalização da formação docente para a atuação na educação profissional ao longo dos anos tem seguido uma trajetória pouco consistente, instável e obscura. Concluiu-se que a formação docente tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bem relevante para a formação do professor da EPTNM. |
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Contexto histórico e político da educação profissional e da formação docente para a EPTNM no Brasil.Historical and political context of professional education and teacher formation for EPTNM in Brazil.Legislação educacionalFormação de professoresEducational legislationEste artigo tem como objetivo fazer uma análise formal da docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) no Brasil, dando destaque às leis e a outros regulamentos da legislação educacional do país, relacionados principalmente à educação profissional e à formação de professores para a educação profissional, desde a criação das primeiras escolas técnicas no Brasil até o momento atual da EPTNM. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica e posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo. Foram entrevistados oito professores, que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de formação docente, de diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo e utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o processo de institucionalização da formação docente para a atuação na educação profissional ao longo dos anos tem seguido uma trajetória pouco consistente, instável e obscura. Concluiu-se que a formação docente tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bem relevante para a formação do professor da EPTNM.This article aims to make a formal analysis of teaching in Middle Level Technical Professional Education (EPTNM) in Brazil, highlighting the laws and other regulations of the country’s educational legislation, mainly related to professional education and teacher formation for the professional education, from the creation of the first technical schools in Brazil to the current EPTNM. Initially, a bibliographical review was carried out and later a field research was carried out. Eight teachers who work at EPTNM and who have taken some teacher formation course from various campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais (IFMG) and the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais (CEFET-MG) were interviewed. For the analysis and interpretation of data, we resorted to content analysis and a qualitative approach was used. The results showed that the process of institutionalization of teacher formation for professional education over the years has followed a path that is not consistent, unstable and obscure. It was concluded that teacher formation has a potential to transform the way of acting and thinking of the teacher and is very relevant for the training of teachers at EPTNM.2024-11-27T19:18:44Z2024-11-27T19:18:44Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBOAVENTURA, E. F. et al. Contexto histórico e político da educação profissional e da formação docente para a EPTNM no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 30, n. 4, p. 301-326, out./dez. 2023.2178-2229https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19213https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.69O periódico Cadernos de Pesquisa permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5277>. Acesso em: 01 ago. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessBoaventura, Erick FonsecaTonini, Adriana MariaAntunes, João Batista RafaelMadeira, Felipe Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-28T04:39:22Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/19213Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-28T04:39:22Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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