CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neres, Raimundo Luna
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cantanhêde, Regiane Braz da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9328
Resumo: Apresenta-se neste artigo uma pesquisa realizada junto a alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da cidade de Açailândia – MA. O objetivo foi investigar a viabilidade de Ensino e Aprendizagem das medidas de tendência central: média, mediana e moda, com aporte no método de Resolução de Problemas. Foi uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo os dados obtidos por meio de observações e mediações de atividades desenvolvidas em sala de aula em conteúdos relativos às medidas estatísticas investigadas. Constatou-se que os alunos apresentaram bom desempenho na construção da resolução de problemas propostos, assim como em relação aos conteúdos discutidos e ministrados. Constatou-se, também, que essa metodologia de ensino instiga o aluno à busca de novas heurísticas, desenvolve o senso investigativo e apropriação de conceitos, além de proporcionar a curiosidade, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de suas potencialidades cognitivas. Constatou-se, ainda, que a maioria dos professores de Estatística em Açailândia não conhecia essa metodologia, usando a teoria de Resolução de Problemas. Acreditamos que essa metodologia facilita a aprendizagem, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de habilidades estatísticas.AbstractThis article presents a research done among students of the last grade of high school of a public school in the city of Açailândia – MA. The goal was to investigate the viability of Teaching and Learning about central tendencies’ measures: mean, median and mode with the support of the Resolution of problems method. It was a research of qualitative nature and the data was obtained through observation and mediations of activities developed into the class in contents of the statistical measures investigated. It was verified that the students showed good performance in the construction of the proposed problem’s resolution, as well as in relation to the contents discussed and given. It was also found that this knowledge methodology instigates the student to search for new heuristics, develops the investigative sense and ownership of concepts, and also provides curiosity, which contributes to the development of their cognitive potentialities. And it was verified that most of the Statistics teachers in Açailândia did not know this methodology, generally using the Problem Solving theory. We believe that this methodology facilitates the learning, performing an important role in the developed of statistics habilities.  Keywords: Mean. Median. Mode. Resolution of problems. Teaching and Learning of statistic.ResumenSe presentado en este artículo una investigación hecha con alumnos del tercer año de la enseñanza media de las escuelas públicas de la ciudad de Açailândia - MA. (Brasil). El objetivo fue investigar la viabilidad de la Enseñanza y Aprendizaje de las medidas de tendencia central: media, mediana y moda con contribución en el método de Resolución de Problemas. Fue una investigación cualitativa, siendo los datos obtenidos por medio de observaciones y mediaciones en las actividades desarrolladas en la clase en contenidos relativos a esas medidas estadísticas. Se ha constatado que los alumnos presentaron un buen rendimiento en la construcción de la resolución de los problemas propuestos, así también cuanto a los contenidos discutidos y ministrados. Fue observado también que esa metodología de la enseñanza instiga el alumno a la búsqueda de nuevas heurísticas, desarrolla el sentido investigativo y la apropiación de los conceptos; además proporciona la curiosidad e contribuye para el desarrollo de sus potencialidades cognoscentes. Se constató además, que la mayor parte de los profesores, que enseñan estadísticas, en Açailândia, no conocía esa metodología, usando la teoría de la Resolución de Problemas. Con respecto a los otros métodos que también tienen su valor, se acredita que esa metodología facilita el aprendizaje y desempeña un papel importante en el desarrollo de habilidades estadísticas.Palabras clave: Media. Mediana. Moda. Resolución de problemas. Enseñanza y aprendizaje de Estadística.
id UFMA-5_e1fbb50ecd3105c475d69bcd6c14bdf2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9328
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docenteMédiaMedianaModaResolução de problemasEnsino e aprendizagem de EstatísticaApresenta-se neste artigo uma pesquisa realizada junto a alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da cidade de Açailândia – MA. O objetivo foi investigar a viabilidade de Ensino e Aprendizagem das medidas de tendência central: média, mediana e moda, com aporte no método de Resolução de Problemas. Foi uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo os dados obtidos por meio de observações e mediações de atividades desenvolvidas em sala de aula em conteúdos relativos às medidas estatísticas investigadas. Constatou-se que os alunos apresentaram bom desempenho na construção da resolução de problemas propostos, assim como em relação aos conteúdos discutidos e ministrados. Constatou-se, também, que essa metodologia de ensino instiga o aluno à busca de novas heurísticas, desenvolve o senso investigativo e apropriação de conceitos, além de proporcionar a curiosidade, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de suas potencialidades cognitivas. Constatou-se, ainda, que a maioria dos professores de Estatística em Açailândia não conhecia essa metodologia, usando a teoria de Resolução de Problemas. Acreditamos que essa metodologia facilita a aprendizagem, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de habilidades estatísticas.AbstractThis article presents a research done among students of the last grade of high school of a public school in the city of Açailândia – MA. The goal was to investigate the viability of Teaching and Learning about central tendencies’ measures: mean, median and mode with the support of the Resolution of problems method. It was a research of qualitative nature and the data was obtained through observation and mediations of activities developed into the class in contents of the statistical measures investigated. It was verified that the students showed good performance in the construction of the proposed problem’s resolution, as well as in relation to the contents discussed and given. It was also found that this knowledge methodology instigates the student to search for new heuristics, develops the investigative sense and ownership of concepts, and also provides curiosity, which contributes to the development of their cognitive potentialities. And it was verified that most of the Statistics teachers in Açailândia did not know this methodology, generally using the Problem Solving theory. We believe that this methodology facilitates the learning, performing an important role in the developed of statistics habilities.  Keywords: Mean. Median. Mode. Resolution of problems. Teaching and Learning of statistic.ResumenSe presentado en este artículo una investigación hecha con alumnos del tercer año de la enseñanza media de las escuelas públicas de la ciudad de Açailândia - MA. (Brasil). El objetivo fue investigar la viabilidad de la Enseñanza y Aprendizaje de las medidas de tendencia central: media, mediana y moda con contribución en el método de Resolución de Problemas. Fue una investigación cualitativa, siendo los datos obtenidos por medio de observaciones y mediaciones en las actividades desarrolladas en la clase en contenidos relativos a esas medidas estadísticas. Se ha constatado que los alumnos presentaron un buen rendimiento en la construcción de la resolución de los problemas propuestos, así también cuanto a los contenidos discutidos y ministrados. Fue observado también que esa metodología de la enseñanza instiga el alumno a la búsqueda de nuevas heurísticas, desarrolla el sentido investigativo y la apropiación de los conceptos; además proporciona la curiosidad e contribuye para el desarrollo de sus potencialidades cognoscentes. Se constató además, que la mayor parte de los profesores, que enseñan estadísticas, en Açailândia, no conocía esa metodología, usando la teoría de la Resolución de Problemas. Con respecto a los otros métodos que también tienen su valor, se acredita que esa metodología facilita el aprendizaje y desempeña un papel importante en el desarrollo de habilidades estadísticas.Palabras clave: Media. Mediana. Moda. Resolución de problemas. Enseñanza y aprendizaje de Estadística.Universidade Federal do Maranhão2018-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/932810.18764/2178-2229.v25n2p187-206Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 2, abr./jun. 2018; 187-2062178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9328/5543Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeres, Raimundo LunaCantanhêde, Regiane Braz da Silva2018-11-28T15:16:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9328Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:58.211789Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docente
title CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docente
spellingShingle CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docente
Neres, Raimundo Luna
Média
Mediana
Moda
Resolução de problemas
Ensino e aprendizagem de Estatística
title_short CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docente
title_full CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docente
title_fullStr CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docente
title_full_unstemmed CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docente
title_sort CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA: uma investigação docente
author Neres, Raimundo Luna
author_facet Neres, Raimundo Luna
Cantanhêde, Regiane Braz da Silva
author_role author
author2 Cantanhêde, Regiane Braz da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neres, Raimundo Luna
Cantanhêde, Regiane Braz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Média
Mediana
Moda
Resolução de problemas
Ensino e aprendizagem de Estatística
topic Média
Mediana
Moda
Resolução de problemas
Ensino e aprendizagem de Estatística
description Apresenta-se neste artigo uma pesquisa realizada junto a alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da cidade de Açailândia – MA. O objetivo foi investigar a viabilidade de Ensino e Aprendizagem das medidas de tendência central: média, mediana e moda, com aporte no método de Resolução de Problemas. Foi uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo os dados obtidos por meio de observações e mediações de atividades desenvolvidas em sala de aula em conteúdos relativos às medidas estatísticas investigadas. Constatou-se que os alunos apresentaram bom desempenho na construção da resolução de problemas propostos, assim como em relação aos conteúdos discutidos e ministrados. Constatou-se, também, que essa metodologia de ensino instiga o aluno à busca de novas heurísticas, desenvolve o senso investigativo e apropriação de conceitos, além de proporcionar a curiosidade, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de suas potencialidades cognitivas. Constatou-se, ainda, que a maioria dos professores de Estatística em Açailândia não conhecia essa metodologia, usando a teoria de Resolução de Problemas. Acreditamos que essa metodologia facilita a aprendizagem, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de habilidades estatísticas.AbstractThis article presents a research done among students of the last grade of high school of a public school in the city of Açailândia – MA. The goal was to investigate the viability of Teaching and Learning about central tendencies’ measures: mean, median and mode with the support of the Resolution of problems method. It was a research of qualitative nature and the data was obtained through observation and mediations of activities developed into the class in contents of the statistical measures investigated. It was verified that the students showed good performance in the construction of the proposed problem’s resolution, as well as in relation to the contents discussed and given. It was also found that this knowledge methodology instigates the student to search for new heuristics, develops the investigative sense and ownership of concepts, and also provides curiosity, which contributes to the development of their cognitive potentialities. And it was verified that most of the Statistics teachers in Açailândia did not know this methodology, generally using the Problem Solving theory. We believe that this methodology facilitates the learning, performing an important role in the developed of statistics habilities.  Keywords: Mean. Median. Mode. Resolution of problems. Teaching and Learning of statistic.ResumenSe presentado en este artículo una investigación hecha con alumnos del tercer año de la enseñanza media de las escuelas públicas de la ciudad de Açailândia - MA. (Brasil). El objetivo fue investigar la viabilidad de la Enseñanza y Aprendizaje de las medidas de tendencia central: media, mediana y moda con contribución en el método de Resolución de Problemas. Fue una investigación cualitativa, siendo los datos obtenidos por medio de observaciones y mediaciones en las actividades desarrolladas en la clase en contenidos relativos a esas medidas estadísticas. Se ha constatado que los alumnos presentaron un buen rendimiento en la construcción de la resolución de los problemas propuestos, así también cuanto a los contenidos discutidos y ministrados. Fue observado también que esa metodología de la enseñanza instiga el alumno a la búsqueda de nuevas heurísticas, desarrolla el sentido investigativo y la apropiación de los conceptos; además proporciona la curiosidad e contribuye para el desarrollo de sus potencialidades cognoscentes. Se constató además, que la mayor parte de los profesores, que enseñan estadísticas, en Açailândia, no conocía esa metodología, usando la teoría de la Resolución de Problemas. Con respecto a los otros métodos que también tienen su valor, se acredita que esa metodología facilita el aprendizaje y desempeña un papel importante en el desarrollo de habilidades estadísticas.Palabras clave: Media. Mediana. Moda. Resolución de problemas. Enseñanza y aprendizaje de Estadística.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9328
10.18764/2178-2229.v25n2p187-206
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9328
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n2p187-206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9328/5543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 2, abr./jun. 2018; 187-206
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879208554496