O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
Texto Completo: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/21
Resumo: Research on the BA in Visual Arts in distance mode in Brazil, the study of cases from the Federal University of Maranhão and the Federal University of Rio Grande do Sul, in search of understanding of instructional design, structure and curriculum development teaching these courses. The study used variants of the same for the two courses studied, in order to find similarities and differences in each aspect analyzed. In order to support the study considers the current historical moment called post-modernity and its implications in art and educational use of digital information and communication and cyberculture and demands arising out of this global reality for education in a way general and especially for the issues pertaining to teacher education through distance education considering its trajectory globally and nationally, as well as the Brazilian legislation and public policies for this type of education. After analyzing the official documents and teaching projects, it was concluded that the courses of Bachelor of Visual Arts in Brazil are in accordance with the requirements for teaching in contemporary art, since they consider the students' prior knowledge, insert the digital technologies of information and communication in educational practices and appreciate the local culture to globalization, besides being in accordance with current legislation for national education.
id UFMA_e6e8c2afbe1834727925903f6a43eeb1
oai_identifier_str oai:tede2:tede/21
network_acronym_str UFMA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
repository_id_str 2131
spelling SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá deCPF:11662751168http://lattes.cnpq.br/8443432670512731CPF:52923088387http://lattes.cnpq.br/9454519770693683BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes2016-08-16T18:10:24Z2012-09-202012-07-09BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes. O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/21Research on the BA in Visual Arts in distance mode in Brazil, the study of cases from the Federal University of Maranhão and the Federal University of Rio Grande do Sul, in search of understanding of instructional design, structure and curriculum development teaching these courses. The study used variants of the same for the two courses studied, in order to find similarities and differences in each aspect analyzed. In order to support the study considers the current historical moment called post-modernity and its implications in art and educational use of digital information and communication and cyberculture and demands arising out of this global reality for education in a way general and especially for the issues pertaining to teacher education through distance education considering its trajectory globally and nationally, as well as the Brazilian legislation and public policies for this type of education. After analyzing the official documents and teaching projects, it was concluded that the courses of Bachelor of Visual Arts in Brazil are in accordance with the requirements for teaching in contemporary art, since they consider the students' prior knowledge, insert the digital technologies of information and communication in educational practices and appreciate the local culture to globalization, besides being in accordance with current legislation for national education.Pesquisa sobre as Licenciaturas em Artes Visuais na modalidade à distância no Brasil, a partir do estudo dos casos da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em busca da compreensão da concepção pedagógica, da estrutura curricular e do desenvolvimento do ensino destes cursos. O estudo de natureza qualitativa utilizou a proposta de estudo de caso e procedimentos investigativos iguais para os dois cursos, com o objetivo de encontrar semelhanças e diferenças em cada um dos aspectos analisados. A fim de fundamentar o estudo foram consideradas as propostas teóricas que caracterizam a pós-modernidade, verificando suas implicações na arte e na utilização pedagógica das tecnologias digitais da informação e comunicação, bem como a cibercultura e as demandas decorrentes desta realidade global para a educação, principalmente para as questões pertinentes a formação de professores através da educação a distância, considerando sua trajetória mundial e nacional, bem como as políticas públicas e a legislação brasileira para esta modalidade educativa. Após a análise dos documentos oficiais e dos projetos pedagógicos, concluiu-se que os cursos de Licenciatura em Artes Visuais no Brasil estão de acordo com os pressupostos para o ensino de Arte na contemporaneidade, uma vez que consideram os conhecimentos prévios dos estudantes, inserem as tecnologias digitais da informação e da comunicação nas práticas pedagógicas e valorizam a cultura local diante da globalização, alem de estarem de acordo com a legislação vigente para a educação nacional.Made available in DSpace on 2016-08-16T18:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissetacao Luciana.pdf: 1533160 bytes, checksum: 545b1888a2b01f18a9021cd02fcb46b9 (MD5) Previous issue date: 2012-07-09application/pdfporUniversidade Federal do MaranhãoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHUFMABRCultura e SociedadeFormação de professoresEducação à distânciaCiberculturaEnsino de Artes VisuaisTeacher trainingDistance educationCybercultureArt educationLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESO ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no BrasilTEACHING ART IN CYBERCULTURE: a study of courses of teacher training in Visual Arts in the mode at distance in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMAinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAORIGINALDissetacao Luciana.pdfapplication/pdf1533160http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/21/1/Dissetacao+Luciana.pdf545b1888a2b01f18a9021cd02fcb46b9MD51tede/212022-12-21 10:30:44.033oai:tede2:tede/21Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tedebc.ufma.br/jspui/PUBhttp://tedebc.ufma.br:8080/oai/requestrepositorio@ufma.br||repositorio@ufma.bropendoar:21312022-12-21T13:30:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.por.fl_str_mv O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv TEACHING ART IN CYBERCULTURE: a study of courses of teacher training in Visual Arts in the mode at distance in Brazil
title O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil
spellingShingle O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil
BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes
Formação de professores
Educação à distância
Cibercultura
Ensino de Artes Visuais
Teacher training
Distance education
Cyberculture
Art education
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil
title_full O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil
title_fullStr O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil
title_full_unstemmed O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil
title_sort O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil
author BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes
author_facet BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:11662751168
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8443432670512731
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:52923088387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9454519770693683
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes
contributor_str_mv SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação à distância
Cibercultura
Ensino de Artes Visuais
topic Formação de professores
Educação à distância
Cibercultura
Ensino de Artes Visuais
Teacher training
Distance education
Cyberculture
Art education
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Distance education
Cyberculture
Art education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description Research on the BA in Visual Arts in distance mode in Brazil, the study of cases from the Federal University of Maranhão and the Federal University of Rio Grande do Sul, in search of understanding of instructional design, structure and curriculum development teaching these courses. The study used variants of the same for the two courses studied, in order to find similarities and differences in each aspect analyzed. In order to support the study considers the current historical moment called post-modernity and its implications in art and educational use of digital information and communication and cyberculture and demands arising out of this global reality for education in a way general and especially for the issues pertaining to teacher education through distance education considering its trajectory globally and nationally, as well as the Brazilian legislation and public policies for this type of education. After analyzing the official documents and teaching projects, it was concluded that the courses of Bachelor of Visual Arts in Brazil are in accordance with the requirements for teaching in contemporary art, since they consider the students' prior knowledge, insert the digital technologies of information and communication in educational practices and appreciate the local culture to globalization, besides being in accordance with current legislation for national education.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-16T18:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes. O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/21
identifier_str_mv BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes. O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
url http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMA
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Cultura e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
bitstream.url.fl_str_mv http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/21/1/Dissetacao+Luciana.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 545b1888a2b01f18a9021cd02fcb46b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufma.br||repositorio@ufma.br
_version_ 1797048320785383424