Escola, Abre-Te Para A Problematização Das Relações Racializadas!
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Rematec (Online) |
Download full: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/145 |
Summary: | Este artigo discute a partir das práticas memorialísticas de seis estudantes que ingressaram por cotas para negros em uma instituição pública da Amazônia Brasileira questões raciais que culminam na necessidade de uma abordagem educacional crítica e antirracista. Articuladas às narrativas desses estudantes, mobilizamos por meio dos jogos de cenas autores e teorias que nos auxiliam a compreender a importância de práticas pedagógicas contra-hegemônicas que permitam desnaturalizar a dominação do discurso racista e excludente voltado para o multiculturalismo bom-mocista, que mantém intactas as bases racializadas e segregacionistas da sociedade brasileira. A atitude teórico-metodológica assumida nessa pesquisa advém da desconstrução proposta por Jacques Derrida e da terapia filosófica proposta por Ludwig Wittgenstein, por meio de jogos ficcionais de cenas, sendo que os encadeamentos discursivos foram realizados por meio de citações e enxertia. Com base nessa pesquisa, compreende-se que é necessário repensar as práticas em sala de aula, abrindo a escola para a problematização das questões relacionadas à temática racial. |
id |
UFPA-6_1b3c81fda28972f79d46267dd696ab98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/145 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola, Abre-Te Para A Problematização Das Relações Racializadas!Estudantes cotistas negrosEducação AntirracistaJogos ficcionais de cenasEste artigo discute a partir das práticas memorialísticas de seis estudantes que ingressaram por cotas para negros em uma instituição pública da Amazônia Brasileira questões raciais que culminam na necessidade de uma abordagem educacional crítica e antirracista. Articuladas às narrativas desses estudantes, mobilizamos por meio dos jogos de cenas autores e teorias que nos auxiliam a compreender a importância de práticas pedagógicas contra-hegemônicas que permitam desnaturalizar a dominação do discurso racista e excludente voltado para o multiculturalismo bom-mocista, que mantém intactas as bases racializadas e segregacionistas da sociedade brasileira. A atitude teórico-metodológica assumida nessa pesquisa advém da desconstrução proposta por Jacques Derrida e da terapia filosófica proposta por Ludwig Wittgenstein, por meio de jogos ficcionais de cenas, sendo que os encadeamentos discursivos foram realizados por meio de citações e enxertia. Com base nessa pesquisa, compreende-se que é necessário repensar as práticas em sala de aula, abrindo a escola para a problematização das questões relacionadas à temática racial.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/14510.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p148-165.id226REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 148-1652675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/145/142Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira de Assis, Andrelize SchaboCarvalho dos Santos Farias, Kátia Sebastiana2022-11-17T22:40:58Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/145Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:58Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola, Abre-Te Para A Problematização Das Relações Racializadas! |
title |
Escola, Abre-Te Para A Problematização Das Relações Racializadas! |
spellingShingle |
Escola, Abre-Te Para A Problematização Das Relações Racializadas! Ferreira de Assis, Andrelize Schabo Estudantes cotistas negros Educação Antirracista Jogos ficcionais de cenas |
title_short |
Escola, Abre-Te Para A Problematização Das Relações Racializadas! |
title_full |
Escola, Abre-Te Para A Problematização Das Relações Racializadas! |
title_fullStr |
Escola, Abre-Te Para A Problematização Das Relações Racializadas! |
title_full_unstemmed |
Escola, Abre-Te Para A Problematização Das Relações Racializadas! |
title_sort |
Escola, Abre-Te Para A Problematização Das Relações Racializadas! |
author |
Ferreira de Assis, Andrelize Schabo |
author_facet |
Ferreira de Assis, Andrelize Schabo Carvalho dos Santos Farias, Kátia Sebastiana |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho dos Santos Farias, Kátia Sebastiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira de Assis, Andrelize Schabo Carvalho dos Santos Farias, Kátia Sebastiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes cotistas negros Educação Antirracista Jogos ficcionais de cenas |
topic |
Estudantes cotistas negros Educação Antirracista Jogos ficcionais de cenas |
description |
Este artigo discute a partir das práticas memorialísticas de seis estudantes que ingressaram por cotas para negros em uma instituição pública da Amazônia Brasileira questões raciais que culminam na necessidade de uma abordagem educacional crítica e antirracista. Articuladas às narrativas desses estudantes, mobilizamos por meio dos jogos de cenas autores e teorias que nos auxiliam a compreender a importância de práticas pedagógicas contra-hegemônicas que permitam desnaturalizar a dominação do discurso racista e excludente voltado para o multiculturalismo bom-mocista, que mantém intactas as bases racializadas e segregacionistas da sociedade brasileira. A atitude teórico-metodológica assumida nessa pesquisa advém da desconstrução proposta por Jacques Derrida e da terapia filosófica proposta por Ludwig Wittgenstein, por meio de jogos ficcionais de cenas, sendo que os encadeamentos discursivos foram realizados por meio de citações e enxertia. Com base nessa pesquisa, compreende-se que é necessário repensar as práticas em sala de aula, abrindo a escola para a problematização das questões relacionadas à temática racial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/145 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p148-165.id226 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/145 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p148-165.id226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/145/142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 148-165 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003150065664 |