Multimodalidade nos quadrinhos : uma análise da HQ Vidas Secas
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2021 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFPE |
Download full: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40693 |
Summary: | O objetivo desta pesquisa foi investigar como os recursos semióticos utilizados são organizados de modo a contribuir para a construção dos sentidos na história em quadrinhos Vidas secas, de Arnaldo Branco e Eloar Guazzelli, com foco no processo interacional entre autor-texto-leitor. Para alcançar esse objetivo, nos pautamos na multimodalidade, proposta por Kress e van Leeuwen (2006), para compreensão dos principais conceitos da área: signo, recurso semiótico, modo, affordance e as metafunções representacional, interativa e composicional. Também buscamos na teoria de gênero, especificamente a perspectiva da Sociorretórica (BAZERMAN, 2005; MILLER, 2009), embasamento para discutir e delimitar o gênero estudado, traçando um panorama conceitual e histórico. A partir dessas teorias, foi possível elencar os principais recursos semióticos comumente utilizados nos quadrinhos: o quadro, a linha demarcatória, o balão, a cor, a sarjeta, as linhas cinéticas e os recursos presentes no modo expressão corporal/facial. A identificação prévia deles nos fez elaborar as seguintes hipóteses: i) a irregularidade da linha demarcatória dos quadros interfere nas perspectivas dos quadros; ii) o uso apenas de rabicho para indicar o balão suaviza a marcação do discurso direto desses personagens; iii) os personagens são construídos com poucos detalhes para que sejam representados de maneira universal, o que os aproximaria do leitor, mas tal processo também realizaria um apagamento de sua identidade; iv) o uso de poucos quadros por páginas exige um maior envolvimento do leitor, pois ele precisa imaginar o que não está dito; v) há um uso constante de ações fracionadas em diversos quadros e isso confere à história um ritmo mais lento. Para buscar respostas para nossos questionamentos, selecionamos seis capítulos da história e analisamos todos os seus quadros a partir das seguintes categorias da Gramática do Design Visual: todas as subcategorias da metafunção representacional; distância social, perspectiva e modalidade, da metafunção interativa; e valor de informação, da metafunção composicional, o que nos possibilitou observar padrões. Assim, pudemos verificar como os recursos semióticos constroem o estilo e expressividade, o pensamento dos personagens, a passagem do tempo e o simbólico na HQ, sendo possível refutar as hipóteses (i), (ii) e (iv) e ratificar as hipóteses (iii) e (v). A partir da análise das metafunções, constatamos que o quadro é o responsável por dar o ritmo lento à narrativa, através de transições momento-a-momento, junto à representação desses personagens como passivos, constituída a partir de processos de ação sem meta, de reação e circunstâncias de acompanhamento. O quadro também foi utilizado para enfocar personagens e pensamentos, trazendo a presença do texto verbal majoritariamente no campo do ideal e do novo quando o conteúdo se referia a desejos e pensamentos, o que ajudou na construção do pensamento. Ademais, a expressividade dos personagens foi construída a partir da cor, recurso semiótico utilizado para iluminar, contrastar, salientar e, junto à linha demarcatória irregular, construir o sentimento dos personagens a partir da referência ao Surrealismo. Por fim, também percebemos o uso da cor para saturar imagens, destacando-as, assim como o quadro em planos fechados para dar enfoque, construindo elementos simbólicos. |
id |
UFPE_43a592631d7de661d315e1ac796a27c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40693 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
CASTRO, Estela Carielli dehttp://lattes.cnpq.br/6511363573339704http://lattes.cnpq.br/5875520624340562SOUZA, Maria Medianeira de2021-07-30T15:05:02Z2021-07-30T15:05:02Z2021-03-11CASTRO, Estela Carielli de. Multimodalidade nos quadrinhos: uma análise da HQ Vidas Secas. 2021. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40693O objetivo desta pesquisa foi investigar como os recursos semióticos utilizados são organizados de modo a contribuir para a construção dos sentidos na história em quadrinhos Vidas secas, de Arnaldo Branco e Eloar Guazzelli, com foco no processo interacional entre autor-texto-leitor. Para alcançar esse objetivo, nos pautamos na multimodalidade, proposta por Kress e van Leeuwen (2006), para compreensão dos principais conceitos da área: signo, recurso semiótico, modo, affordance e as metafunções representacional, interativa e composicional. Também buscamos na teoria de gênero, especificamente a perspectiva da Sociorretórica (BAZERMAN, 2005; MILLER, 2009), embasamento para discutir e delimitar o gênero estudado, traçando um panorama conceitual e histórico. A partir dessas teorias, foi possível elencar os principais recursos semióticos comumente utilizados nos quadrinhos: o quadro, a linha demarcatória, o balão, a cor, a sarjeta, as linhas cinéticas e os recursos presentes no modo expressão corporal/facial. A identificação prévia deles nos fez elaborar as seguintes hipóteses: i) a irregularidade da linha demarcatória dos quadros interfere nas perspectivas dos quadros; ii) o uso apenas de rabicho para indicar o balão suaviza a marcação do discurso direto desses personagens; iii) os personagens são construídos com poucos detalhes para que sejam representados de maneira universal, o que os aproximaria do leitor, mas tal processo também realizaria um apagamento de sua identidade; iv) o uso de poucos quadros por páginas exige um maior envolvimento do leitor, pois ele precisa imaginar o que não está dito; v) há um uso constante de ações fracionadas em diversos quadros e isso confere à história um ritmo mais lento. Para buscar respostas para nossos questionamentos, selecionamos seis capítulos da história e analisamos todos os seus quadros a partir das seguintes categorias da Gramática do Design Visual: todas as subcategorias da metafunção representacional; distância social, perspectiva e modalidade, da metafunção interativa; e valor de informação, da metafunção composicional, o que nos possibilitou observar padrões. Assim, pudemos verificar como os recursos semióticos constroem o estilo e expressividade, o pensamento dos personagens, a passagem do tempo e o simbólico na HQ, sendo possível refutar as hipóteses (i), (ii) e (iv) e ratificar as hipóteses (iii) e (v). A partir da análise das metafunções, constatamos que o quadro é o responsável por dar o ritmo lento à narrativa, através de transições momento-a-momento, junto à representação desses personagens como passivos, constituída a partir de processos de ação sem meta, de reação e circunstâncias de acompanhamento. O quadro também foi utilizado para enfocar personagens e pensamentos, trazendo a presença do texto verbal majoritariamente no campo do ideal e do novo quando o conteúdo se referia a desejos e pensamentos, o que ajudou na construção do pensamento. Ademais, a expressividade dos personagens foi construída a partir da cor, recurso semiótico utilizado para iluminar, contrastar, salientar e, junto à linha demarcatória irregular, construir o sentimento dos personagens a partir da referência ao Surrealismo. Por fim, também percebemos o uso da cor para saturar imagens, destacando-as, assim como o quadro em planos fechados para dar enfoque, construindo elementos simbólicos.CNPqThe aim of this research was to investigate how semiotic resources are used to organize to contribute to meaning-making in the comic Vidas secas, by Arnaldo Branco and Eloar Guazzeli, focusing on the international process author-text-reader. To achieve this aim, we are guided by the sense of multimodality proposed by Kress and van Leeuwen (2006), for understanding the main concepts: sign, semiotic recourse, mode, affordance and representational, interactive and compositional metafunctions. We also look in genre theory, particularly the perspective of Socio-rhetoric, which is the base to discuss and to delimit the study genre, drawing a conceptual and historical overview. Given these theories, it was possible to list the main semiotic resources commonly used in comics: frame, demarcation line, balloon, color, gutter, kinetic lines and resources present in the body/facial expression mode. Their prior identification made us elaborate the following hypotheses: i) the demarcation line's irregularity interferes in the perspective of frames; ii) the use of a pigtail to indicate the balloon softens the marking of these characters' direct speech; iii) the characters are constructed with few details so that they can be universally represented, which would bring them closer to the reader, but such process erase their identity; iv) the use of few frames per page requires greater involvement of the reader, as he needs to imagine what is not said; v) there is a constant use of split actions in different frames and this gives the story a slower pace. To respond to these questions, we selected six chapters of history and analyzed all their frames from the following categories: all subcategories from representational metafunction; social distance, perspective and modality, from interactive metafunction; information value, from compositional metafunction, which allowed us to observe certain patterns. Thus, it was possible to verify how semiotic resources construct style and expressivity, character’s thought, passage of time and symbolic in the comic, being possible to refute the hypotheses (i), (ii) e (iv) e ratifies the hypotheses (iii) e (v). Based on the analysis, we found that the frame was responsible to give slow rhythm to the narrative, across moment-by-moment transitions, combined with the representation of these characters as liabilities, composed of action processes without goal, reaction processes, circumstance of accompaniment and symbolic processes. The frame was also used to focus characters and thoughts, bringing the presence of verbal text mainly in the field of the ideal and the new when content referred to desires and thoughts, which helped in the construction of thought. Furthermore, the character's expressiveness was built from color, a semiotic resource used to illuminate, contrast, highlight and, attached to the irregular demarcation line, to build the feeling of the characters from the reference to Expressionism. Finally, we also noticed the use of color to saturate images, highlighting them, as well as the frame in closed plans to give focus, building symbolic elements.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMultimodalidadeGênerosHistórias em quadrinhosMultimodalidade nos quadrinhos : uma análise da HQ Vidas Secasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Estela Carielli de Castro.pdfDISSERTAÇÃO Estela Carielli de Castro.pdfapplication/pdf5120300https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40693/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Estela%20Carielli%20de%20Castro.pdf7d921da1763d5d4331119f8b2ec7345bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40693/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40693/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Estela Carielli de Castro.pdf.txtDISSERTAÇÃO Estela Carielli de Castro.pdf.txtExtracted texttext/plain370527https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40693/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Estela%20Carielli%20de%20Castro.pdf.txt746d7d0b2f7ca6c466560671d270bb06MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Estela Carielli de Castro.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Estela Carielli de Castro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40693/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Estela%20Carielli%20de%20Castro.pdf.jpgad6b0526938fb31d7e1739195a6afcb6MD55123456789/406932023-07-19 13:25:26.505oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-07-19T16:25:26Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Multimodalidade nos quadrinhos : uma análise da HQ Vidas Secas |
title |
Multimodalidade nos quadrinhos : uma análise da HQ Vidas Secas |
spellingShingle |
Multimodalidade nos quadrinhos : uma análise da HQ Vidas Secas CASTRO, Estela Carielli de Multimodalidade Gêneros Histórias em quadrinhos |
title_short |
Multimodalidade nos quadrinhos : uma análise da HQ Vidas Secas |
title_full |
Multimodalidade nos quadrinhos : uma análise da HQ Vidas Secas |
title_fullStr |
Multimodalidade nos quadrinhos : uma análise da HQ Vidas Secas |
title_full_unstemmed |
Multimodalidade nos quadrinhos : uma análise da HQ Vidas Secas |
title_sort |
Multimodalidade nos quadrinhos : uma análise da HQ Vidas Secas |
author |
CASTRO, Estela Carielli de |
author_facet |
CASTRO, Estela Carielli de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6511363573339704 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5875520624340562 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CASTRO, Estela Carielli de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SOUZA, Maria Medianeira de |
contributor_str_mv |
SOUZA, Maria Medianeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidade Gêneros Histórias em quadrinhos |
topic |
Multimodalidade Gêneros Histórias em quadrinhos |
description |
O objetivo desta pesquisa foi investigar como os recursos semióticos utilizados são organizados de modo a contribuir para a construção dos sentidos na história em quadrinhos Vidas secas, de Arnaldo Branco e Eloar Guazzelli, com foco no processo interacional entre autor-texto-leitor. Para alcançar esse objetivo, nos pautamos na multimodalidade, proposta por Kress e van Leeuwen (2006), para compreensão dos principais conceitos da área: signo, recurso semiótico, modo, affordance e as metafunções representacional, interativa e composicional. Também buscamos na teoria de gênero, especificamente a perspectiva da Sociorretórica (BAZERMAN, 2005; MILLER, 2009), embasamento para discutir e delimitar o gênero estudado, traçando um panorama conceitual e histórico. A partir dessas teorias, foi possível elencar os principais recursos semióticos comumente utilizados nos quadrinhos: o quadro, a linha demarcatória, o balão, a cor, a sarjeta, as linhas cinéticas e os recursos presentes no modo expressão corporal/facial. A identificação prévia deles nos fez elaborar as seguintes hipóteses: i) a irregularidade da linha demarcatória dos quadros interfere nas perspectivas dos quadros; ii) o uso apenas de rabicho para indicar o balão suaviza a marcação do discurso direto desses personagens; iii) os personagens são construídos com poucos detalhes para que sejam representados de maneira universal, o que os aproximaria do leitor, mas tal processo também realizaria um apagamento de sua identidade; iv) o uso de poucos quadros por páginas exige um maior envolvimento do leitor, pois ele precisa imaginar o que não está dito; v) há um uso constante de ações fracionadas em diversos quadros e isso confere à história um ritmo mais lento. Para buscar respostas para nossos questionamentos, selecionamos seis capítulos da história e analisamos todos os seus quadros a partir das seguintes categorias da Gramática do Design Visual: todas as subcategorias da metafunção representacional; distância social, perspectiva e modalidade, da metafunção interativa; e valor de informação, da metafunção composicional, o que nos possibilitou observar padrões. Assim, pudemos verificar como os recursos semióticos constroem o estilo e expressividade, o pensamento dos personagens, a passagem do tempo e o simbólico na HQ, sendo possível refutar as hipóteses (i), (ii) e (iv) e ratificar as hipóteses (iii) e (v). A partir da análise das metafunções, constatamos que o quadro é o responsável por dar o ritmo lento à narrativa, através de transições momento-a-momento, junto à representação desses personagens como passivos, constituída a partir de processos de ação sem meta, de reação e circunstâncias de acompanhamento. O quadro também foi utilizado para enfocar personagens e pensamentos, trazendo a presença do texto verbal majoritariamente no campo do ideal e do novo quando o conteúdo se referia a desejos e pensamentos, o que ajudou na construção do pensamento. Ademais, a expressividade dos personagens foi construída a partir da cor, recurso semiótico utilizado para iluminar, contrastar, salientar e, junto à linha demarcatória irregular, construir o sentimento dos personagens a partir da referência ao Surrealismo. Por fim, também percebemos o uso da cor para saturar imagens, destacando-as, assim como o quadro em planos fechados para dar enfoque, construindo elementos simbólicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-30T15:05:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-30T15:05:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTRO, Estela Carielli de. Multimodalidade nos quadrinhos: uma análise da HQ Vidas Secas. 2021. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40693 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Estela Carielli de. Multimodalidade nos quadrinhos: uma análise da HQ Vidas Secas. 2021. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40693/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Estela%20Carielli%20de%20Castro.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40693/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40693/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40693/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Estela%20Carielli%20de%20Castro.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40693/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Estela%20Carielli%20de%20Castro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7d921da1763d5d4331119f8b2ec7345b e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 746d7d0b2f7ca6c466560671d270bb06 ad6b0526938fb31d7e1739195a6afcb6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1797780600223956992 |