Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
BRITO, Luís Gustavo Machado Dias de |
Data de Publicação: |
2015 |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15370
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Resumo: |
O presente estudo procura compreender a identidade cultural latino-americana através de uma análise crítica do Ariel, de José Enrique Rodó. Entendendo questão literária e identitária de forma associada, a teorização proposta estrutura-se no processo de interpretação das personagens shakespearenas d´A tempestade como um dos caminhos reveladores da realidade colonial instaurada na América Latina, revisando os novos padrões de poder econômicos impostos pela colonialidade. Dessa forma, vimos a necessidade de dialogar o pensamento rodoniano com as concepções calibanesca do escritor cubano Roberto Fernández Retamar, com o propósito de atualizar os pressupostos anti-imperalistas associados ao pensamento descolonial latino-americano. Para isso, filiamo-nos aos pensamentos desenvolvidos por Ardao (1951: 1971), Zea (1979), Halperín Donghi (1972), Renan (2003), Anderson (2003), Geary (2005), Valdés-Devés (1997:2000) e Mitre (2003), Vasconcelos (1928), Ugarte (2006), Darío (1898), Retamar (2004), Mignolo (2007: 2012), Jáuregui (2008), Santos (2003) e Quijano (2000). Portanto, entendemos o literário como uma maneira de enxergar novas perspectivas acerca da condição da identidade cultural latino-americana diante de novas dinâmicas econômicas e sociais. |