A comunicação como aventura solipsística: sobre a “nova teoria” de Ciro Marcondes Filho
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254572 |
Resumo: | Ciro Marcondes Filho gabaritou-se para propor uma “nova teoria” e, assim, tentar refundar os estudos de comunicação com trajetória de significativas contribuições à análise dos fenômenos de mídia. O presente estudo relata e examina em atitude ao mesmo tempo sistemática e crítica sua iniciativa. A conclusão é a de que, em vez de oferecer à teoria da comunicação um arcabouço conceitual para melhor esclarecer e, talvez, ajudar a desenvolver a pesquisa, seu empreendimento filosófico se esgota na pregação de uma doutrina de forte acento solipsístico. |
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Rüdiger, Francisco2023-02-10T04:55:16Z20200104-6160http://hdl.handle.net/10183/254572001129521Ciro Marcondes Filho gabaritou-se para propor uma “nova teoria” e, assim, tentar refundar os estudos de comunicação com trajetória de significativas contribuições à análise dos fenômenos de mídia. O presente estudo relata e examina em atitude ao mesmo tempo sistemática e crítica sua iniciativa. A conclusão é a de que, em vez de oferecer à teoria da comunicação um arcabouço conceitual para melhor esclarecer e, talvez, ajudar a desenvolver a pesquisa, seu empreendimento filosófico se esgota na pregação de uma doutrina de forte acento solipsístico.Ciro Marcondes Filho qualified to propose what he calls a “new theory” and thus to reestablish the foundations of communication studies revealing a trajectory of significant contributions to the analysis of media phenomena. This paper reports and examines in a systematic and critical attitude that initiative. We conclude that, instead of offering a new and advantageous theoretical framework to clarify and perhaps help us to develop research in communication theory, his philosophical venture preachesin favor of a doctrine marked by strong solipsism.application/pdfporEco-Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Vol. 23, n. 3 (2020), p. 253-277Teoria da comunicaçãoCiro Marcondes FilhoNew communication theoryCommunication theoriesCritiqueA comunicação como aventura solipsística: sobre a “nova teoria” de Ciro Marcondes FilhoCommunication as solipsistic adventure: on the “new theory” of Ciro Marcondes Filhoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129521.pdf.txt001129521.pdf.txtExtracted Texttext/plain61927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254572/2/001129521.pdf.txta980a6328fff142cf3e1d736467cd368MD52ORIGINAL001129521.pdfTexto completoapplication/pdf427299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254572/1/001129521.pdf3b2108d7b979c5d93c881aac938fc88cMD5110183/2545722023-02-11 06:05:26.560736oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254572Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:05:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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