Aprendizagem e método psicanalítico
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Publication Date: | 2010 |
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Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/28991 |
Summary: | Este trabalho tem por objetivo contribuir para a docência universitária e como origem a seguinte questão: se o método psicanalítico estabelece princípios para uma direção de tratamento, qual seria a contribuição do mesmo para os princípios de uma direção psicanalítica de aprendizagens (ou aprendizagem?) na universidade? Trabalha-se com uma transposição do método psicanalítico, elaborado por Freud e Lacan, para o campo da aprendizagem, reconhecendo-se que o primeiro opera sobre o saber inconsciente, enquanto o segundo tem por objeto o conhecimento. As questões abordadas para a formulação de uma direção psicanalítica de aprendizagem são as seguintes: a relação entre saber e conhecimento; a relação entre o saber e o só-depois (Nachträglichkeit) e a experiência dos cartéis nas instituições de formação psicanalítica. |
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D'Agord, Marta Regina de Leao2011-05-13T06:00:28Z20100104-4060http://hdl.handle.net/10183/28991000748952Este trabalho tem por objetivo contribuir para a docência universitária e como origem a seguinte questão: se o método psicanalítico estabelece princípios para uma direção de tratamento, qual seria a contribuição do mesmo para os princípios de uma direção psicanalítica de aprendizagens (ou aprendizagem?) na universidade? Trabalha-se com uma transposição do método psicanalítico, elaborado por Freud e Lacan, para o campo da aprendizagem, reconhecendo-se que o primeiro opera sobre o saber inconsciente, enquanto o segundo tem por objeto o conhecimento. As questões abordadas para a formulação de uma direção psicanalítica de aprendizagem são as seguintes: a relação entre saber e conhecimento; a relação entre o saber e o só-depois (Nachträglichkeit) e a experiência dos cartéis nas instituições de formação psicanalítica.This work presents a contribution to university teaching. This study originates from the following question: if the psychoanalytical method establishes principles for a treatment direction, which would be the contribution of this method to the principles of a direction of learning in the university? This research works with a transposition of the psychoanalytical method to the field of learning, recognizing itself that the first one operates on unconscious knowing, as the second has for object knowledge. The relation between knowing and knowledge; the relation between knowing and the retroactivity (Nachträglichkeit), the experience of the institutions of psychoanalytical formation with the group called cartel are questions to a proposal of psychoanalytical direction of learning.application/pdfporEducar em revista. Curitiba, PR. N. 36 (jan./abr. 2010), p. 147-161.ConhecimentoAprendizagemPsychoanalytical methodLearningKnowledgeKnowingAprendizagem e método psicanalíticoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000748952.pdf.txt000748952.pdf.txtExtracted Texttext/plain38193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28991/2/000748952.pdf.txt021ccbee02d019ef30b3f4e0ac6b5509MD52ORIGINAL000748952.pdf000748952.pdfTexto completoapplication/pdf467927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28991/1/000748952.pdf1f0fb4314bb918e808867ae9487381b6MD51THUMBNAIL000748952.pdf.jpg000748952.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28991/3/000748952.pdf.jpg8b099bc6f55f569b204ce2cf02767ab4MD5310183/289912018-10-09 08:47:32.452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28991Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:47:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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