Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/39265 |
Resumo: | Contextualização: Buscamos aqui descrever e analisar uma ação prática da Terapia Ocupacional e da Psicologia, que teve como foco desenvolver uma atividade em grupo com jovens universitários para suscitar o debate das relações raciais na universidade. Processo de intervenção/Acompanhamento: Foi realizada uma atividade em grupo sob o título Corpos negros na universidade: diálogos sobre o enfrentamento do racismo institucional. Análise crítica da prática: Afirmamos que a atividade realizada tornou possível a construção de um momento de diálogo e reflexão, fomentando, junto aos jovens negros e não-negros, questões latentes em nossa dinâmica social e racial, buscando o fortalecimento de práticas antirracistas, através de movimentos de empoderamento e tomada de consciência. Síntese das considerações: A Terapia Ocupacional e a Psicologia em atuação interdisciplinar podem tornar possível o fomento de espaços na universidade para o debate crítico de temáticas sociais. Palavras-chave: Racismo. Ensino Superior. Grupo com Ancestrais do Continente Africano. Abstract Contextualization: We seek here to describe and analyze a practical action of Occupational Therapy and Psychology that focused on developing a group activity with young university students for the debate on race relations at the university. Intervention / Follow-up process: A group activity was carried out under the title Black bodies at university: dialogues about the fight against institutional racism. Critical analysis of the practice: We affirm that the activity carried out made it possible to build a moment of dialogue and reflection, fostering with black and non-black young people latent issues in our social and racial dynamics, seeking the strengthening of anti-racist practices, through empowerment and awareness movements. Summary of considerations: Occupational Therapy and Psychology in interdisciplinary action can make possible the promotion of spaces at the university for critical debate about social thematic.Keywords: Racism. Higher Education. African Continental Ancestry Group. Resumen Contextualización: Buscamos aquí describir y analizar una acción práctica de Terapia Ocupacional y Psicología que se centró en el desarrollo de una actividad grupal con jóvenes universitarios para el debate sobre las relaciones raciales en la universidad. Intervención/ Proceso de seguimiento: Se realizó una actividad grupal titulada Cuerpos negros en la universidad: diálogos sobre el enfrentamiento al racismo institucional. Análisis crítico de la práctica: Afirmamos que la actividad hizo posible la construcción de un momento de diálogo y reflexion, fomentando con jóvenes negros y no negros temas latentes en nuestras dinámicas sociales y raciales, buscando el fortalecimiento de las prácticas antirracistas, a través del empoderamiento y los movimientos de toma de consciencia. Resumen de consideraciones: La Terapia Ocupacional y la Psicología en la acción interdisciplinar pueden permitir propiciar espacios en la universidad para el debate crítico sobre temas sociales.Palabras clave: Racismo. Educación Superior. Grupo de Ascendencia Continental Africana. |
id |
UFRJ-14_090dbbe08f32bef3f7d443743039525e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/39265 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychologyTerapia Ocupacional; Terapia Ocupacional; Psicologia; Raça; Racismo; Relações étnico-raciaisRacismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento.Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento.Contextualização: Buscamos aqui descrever e analisar uma ação prática da Terapia Ocupacional e da Psicologia, que teve como foco desenvolver uma atividade em grupo com jovens universitários para suscitar o debate das relações raciais na universidade. Processo de intervenção/Acompanhamento: Foi realizada uma atividade em grupo sob o título Corpos negros na universidade: diálogos sobre o enfrentamento do racismo institucional. Análise crítica da prática: Afirmamos que a atividade realizada tornou possível a construção de um momento de diálogo e reflexão, fomentando, junto aos jovens negros e não-negros, questões latentes em nossa dinâmica social e racial, buscando o fortalecimento de práticas antirracistas, através de movimentos de empoderamento e tomada de consciência. Síntese das considerações: A Terapia Ocupacional e a Psicologia em atuação interdisciplinar podem tornar possível o fomento de espaços na universidade para o debate crítico de temáticas sociais. Palavras-chave: Racismo. Ensino Superior. Grupo com Ancestrais do Continente Africano. Abstract Contextualization: We seek here to describe and analyze a practical action of Occupational Therapy and Psychology that focused on developing a group activity with young university students for the debate on race relations at the university. Intervention / Follow-up process: A group activity was carried out under the title Black bodies at university: dialogues about the fight against institutional racism. Critical analysis of the practice: We affirm that the activity carried out made it possible to build a moment of dialogue and reflection, fostering with black and non-black young people latent issues in our social and racial dynamics, seeking the strengthening of anti-racist practices, through empowerment and awareness movements. Summary of considerations: Occupational Therapy and Psychology in interdisciplinary action can make possible the promotion of spaces at the university for critical debate about social thematic.Keywords: Racism. Higher Education. African Continental Ancestry Group. Resumen Contextualización: Buscamos aquí describir y analizar una acción práctica de Terapia Ocupacional y Psicología que se centró en el desarrollo de una actividad grupal con jóvenes universitarios para el debate sobre las relaciones raciales en la universidad. Intervención/ Proceso de seguimiento: Se realizó una actividad grupal titulada Cuerpos negros en la universidad: diálogos sobre el enfrentamiento al racismo institucional. Análisis crítico de la práctica: Afirmamos que la actividad hizo posible la construcción de un momento de diálogo y reflexion, fomentando con jóvenes negros y no negros temas latentes en nuestras dinámicas sociales y raciales, buscando el fortalecimiento de las prácticas antirracistas, a través del empoderamiento y los movimientos de toma de consciencia. Resumen de consideraciones: La Terapia Ocupacional y la Psicología en la acción interdisciplinar pueden permitir propiciar espacios en la universidad para el debate crítico sobre temas sociales.Palabras clave: Racismo. Educación Superior. Grupo de Ascendencia Continental Africana. Universidade Federal do Rio de JaneiroCAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)Farias, Magno NunesVicente, Heitor Abadio2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/3926510.47222/2526-3544.rbto39265Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 1 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 815-8212526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/39265/pdf_1https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/39265/13372https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/39265/13373/*ref*/Amorim, S.G., Martins, S., Leite Junior, J.D., & Farias, M.N. (2020). “Asfixias sociais” da população negra e questões para a terapia ocupacional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(5), 719-733. http://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto36144 Evaristo, C. (2007). Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In M. A. Alexandre (Ed.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces (pp.16-21). Mazza Edições. Farias, M. N., Leite Junior, J.D., & Costa, I.R.B.B. (2018). Terapia Ocupacional e população negra: possibilidades para o enfrentamento do racismo e desigualdade racial. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 2(1), 228-243. http://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto12712 Fernandes, F. (1989). Significado do protesto negro. Cortez. Gonzalez, L. (1988). A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, 92(93), 69-82. https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/a-categoria-polc3adtico-cultural-de-amefricanidade-lelia-gonzales1.pdf Kleba, M.E., & Wendausen, A. (2009). Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e Sociedade, 18(4), 733-743. http://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400016 Oliveira, E. (2008). Glossário. In Os efeitos psicossociais do racismo [Edição e entrevistas de Fernanda Pompeu]. Instituto AMMA Psique e Negritude. http://www.ammapsique.org.br/baixe/Os-efeitos-psicossociais-do-racismo.pdf Santos, I.A.A. (2013). Direitos humanos e as práticas de racismo. Edições Câmara.Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-01T16:15:28Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/39265Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-02-01T16:15:28Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology |
title |
Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology |
spellingShingle |
Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology Farias, Magno Nunes Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional; Psicologia; Raça; Racismo; Relações étnico-raciais Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento. Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento. |
title_short |
Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology |
title_full |
Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology |
title_fullStr |
Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology |
title_full_unstemmed |
Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology |
title_sort |
Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology |
author |
Farias, Magno Nunes |
author_facet |
Farias, Magno Nunes Vicente, Heitor Abadio |
author_role |
author |
author2 |
Vicente, Heitor Abadio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Magno Nunes Vicente, Heitor Abadio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional; Psicologia; Raça; Racismo; Relações étnico-raciais Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento. Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento. |
topic |
Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional; Psicologia; Raça; Racismo; Relações étnico-raciais Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento. Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento. |
description |
Contextualização: Buscamos aqui descrever e analisar uma ação prática da Terapia Ocupacional e da Psicologia, que teve como foco desenvolver uma atividade em grupo com jovens universitários para suscitar o debate das relações raciais na universidade. Processo de intervenção/Acompanhamento: Foi realizada uma atividade em grupo sob o título Corpos negros na universidade: diálogos sobre o enfrentamento do racismo institucional. Análise crítica da prática: Afirmamos que a atividade realizada tornou possível a construção de um momento de diálogo e reflexão, fomentando, junto aos jovens negros e não-negros, questões latentes em nossa dinâmica social e racial, buscando o fortalecimento de práticas antirracistas, através de movimentos de empoderamento e tomada de consciência. Síntese das considerações: A Terapia Ocupacional e a Psicologia em atuação interdisciplinar podem tornar possível o fomento de espaços na universidade para o debate crítico de temáticas sociais. Palavras-chave: Racismo. Ensino Superior. Grupo com Ancestrais do Continente Africano. Abstract Contextualization: We seek here to describe and analyze a practical action of Occupational Therapy and Psychology that focused on developing a group activity with young university students for the debate on race relations at the university. Intervention / Follow-up process: A group activity was carried out under the title Black bodies at university: dialogues about the fight against institutional racism. Critical analysis of the practice: We affirm that the activity carried out made it possible to build a moment of dialogue and reflection, fostering with black and non-black young people latent issues in our social and racial dynamics, seeking the strengthening of anti-racist practices, through empowerment and awareness movements. Summary of considerations: Occupational Therapy and Psychology in interdisciplinary action can make possible the promotion of spaces at the university for critical debate about social thematic.Keywords: Racism. Higher Education. African Continental Ancestry Group. Resumen Contextualización: Buscamos aquí describir y analizar una acción práctica de Terapia Ocupacional y Psicología que se centró en el desarrollo de una actividad grupal con jóvenes universitarios para el debate sobre las relaciones raciales en la universidad. Intervención/ Proceso de seguimiento: Se realizó una actividad grupal titulada Cuerpos negros en la universidad: diálogos sobre el enfrentamiento al racismo institucional. Análisis crítico de la práctica: Afirmamos que la actividad hizo posible la construcción de un momento de diálogo y reflexion, fomentando con jóvenes negros y no negros temas latentes en nuestras dinámicas sociales y raciales, buscando el fortalecimiento de las prácticas antirracistas, a través del empoderamiento y los movimientos de toma de consciencia. Resumen de consideraciones: La Terapia Ocupacional y la Psicología en la acción interdisciplinar pueden permitir propiciar espacios en la universidad para el debate crítico sobre temas sociales.Palabras clave: Racismo. Educación Superior. Grupo de Ascendencia Continental Africana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/39265 10.47222/2526-3544.rbto39265 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/39265 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto39265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/39265/pdf_1 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/39265/13372 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/39265/13373 /*ref*/Amorim, S.G., Martins, S., Leite Junior, J.D., & Farias, M.N. (2020). “Asfixias sociais” da população negra e questões para a terapia ocupacional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(5), 719-733. http://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto36144 Evaristo, C. (2007). Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In M. A. Alexandre (Ed.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces (pp.16-21). Mazza Edições. Farias, M. N., Leite Junior, J.D., & Costa, I.R.B.B. (2018). Terapia Ocupacional e população negra: possibilidades para o enfrentamento do racismo e desigualdade racial. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 2(1), 228-243. http://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto12712 Fernandes, F. (1989). Significado do protesto negro. Cortez. Gonzalez, L. (1988). A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, 92(93), 69-82. https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/a-categoria-polc3adtico-cultural-de-amefricanidade-lelia-gonzales1.pdf Kleba, M.E., & Wendausen, A. (2009). Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e Sociedade, 18(4), 733-743. http://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400016 Oliveira, E. (2008). Glossário. In Os efeitos psicossociais do racismo [Edição e entrevistas de Fernanda Pompeu]. Instituto AMMA Psique e Negritude. http://www.ammapsique.org.br/baixe/Os-efeitos-psicossociais-do-racismo.pdf Santos, I.A.A. (2013). Direitos humanos e as práticas de racismo. Edições Câmara. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 1 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 815-821 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1798321182828658688 |