Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Barros, Sulivan Charles |
Data de Publicação: |
2016 |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Textos & Debates (Online) |
Texto Completo: |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3199
|
Resumo: |
Após três décadas de feminismo organizado no Brasil e sem o qual não se poderia pensar o desenvolvimento dos estudos sobre sexualidades diversas e ao lado dos estudos gays e lésbicos que se unem a crítica feminista ao examinar as diferenças sexuais e de gênero, a teoria queer passa a conceber a sexualidade como algo móvel, ambíguo e ambivalente, sempre mutável de acordo com o contexto histórico-cultural em que esteja inserido. O cinema priorizado nesta pesquisa como um lócus de criação marcado pela experiência das identidades sexuais e de gênero foram Madame Satã e Elvis & Madona. afim de ressaltar a fim de identificar nestas produções possíveis rupturas e/ou (des)continuidades do modelo heteronormativo de sexualidade em suas diferentes formas e em diferentes contextos – considerando as possíveis aproximações e distanciamentos entre ficção (algumas delas baseadas em histórias reais) e/ou formatos mais alternativos ou comerciais de se fazer cinema. |