A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, Juliana Silveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PEREIRA, Andrea Cristina Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10287
Resumo: RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a representação da sertaneja Fátima, personagem do romance Outros Cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, que assume especial relevância na trajetória da narradora-protagonista, Maria. O trabalho toma como base o conceito não essencialista de gênero, enquanto construção social (LAURETIS, 1994), e conceitos operatórios da crítica feminista da literatura. As considerações sobre a construção da personagem Fátima e do ambiente em que ela vive – o sertão fictício de Olho d’Água à época da ditadura militar – levam em conta, entre outros, o pensamento de Pierre Bourdieu (2012) sobre a dominação masculina. Fátima pode ser enquadrada a meio caminho entre mulher-objeto e mulher-sujeito, oscilando entre as duas posições – mesmo que não demonstre uma intenção deliberada de transgredir. Buscando um paralelo com o estudo de Lúcia Osana Zolin (2009a), pode-se dizer que Fátima é a mulher “possível” do sertão de Outros Cantos. PALAVRAS-CHAVE: Representação feminina. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Crítica feminista. Gênero.   ABSTRACT: The aim of this paper is to analyze the representation of the backlander Fátima, character of the novel Outros Cantos (2016), by Maria Valéria Rezende, who assumes special relevance in the narrator-protagonist's trajectory, Maria. The paper is based on the non-essentialist concept of gender as a social construction (LAURETIS, 1994), and other operative concepts of feminist literary criticism. The considerations about the construction of the character Fátima and the environment where she lives – the fictional backlands of Olho d’Água at the time of the military dictatorship – take into account, among others, the presupposition of Pierre Bourdieu (2012) about male domination. Fátima can be placed halfway between the object-woman and the subject-woman, oscillating between the two positions – even if she does not demonstrate a deliberate intention to transgress. As an attempt to search for a parallel with the study of Lúcia Osana Zolin (2009a), it can be said that Fátima is the possible woman from the backlands of Outros Cantos. KEYWORDS: Feminine representation. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Feminist criticism. Gender.
id UFS-5_c8468bd3a23e7e800f7a47084d4d98cb
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10287
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDERESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a representação da sertaneja Fátima, personagem do romance Outros Cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, que assume especial relevância na trajetória da narradora-protagonista, Maria. O trabalho toma como base o conceito não essencialista de gênero, enquanto construção social (LAURETIS, 1994), e conceitos operatórios da crítica feminista da literatura. As considerações sobre a construção da personagem Fátima e do ambiente em que ela vive – o sertão fictício de Olho d’Água à época da ditadura militar – levam em conta, entre outros, o pensamento de Pierre Bourdieu (2012) sobre a dominação masculina. Fátima pode ser enquadrada a meio caminho entre mulher-objeto e mulher-sujeito, oscilando entre as duas posições – mesmo que não demonstre uma intenção deliberada de transgredir. Buscando um paralelo com o estudo de Lúcia Osana Zolin (2009a), pode-se dizer que Fátima é a mulher “possível” do sertão de Outros Cantos. PALAVRAS-CHAVE: Representação feminina. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Crítica feminista. Gênero.   ABSTRACT: The aim of this paper is to analyze the representation of the backlander Fátima, character of the novel Outros Cantos (2016), by Maria Valéria Rezende, who assumes special relevance in the narrator-protagonist's trajectory, Maria. The paper is based on the non-essentialist concept of gender as a social construction (LAURETIS, 1994), and other operative concepts of feminist literary criticism. The considerations about the construction of the character Fátima and the environment where she lives – the fictional backlands of Olho d’Água at the time of the military dictatorship – take into account, among others, the presupposition of Pierre Bourdieu (2012) about male domination. Fátima can be placed halfway between the object-woman and the subject-woman, oscillating between the two positions – even if she does not demonstrate a deliberate intention to transgress. As an attempt to search for a parallel with the study of Lúcia Osana Zolin (2009a), it can be said that Fátima is the possible woman from the backlands of Outros Cantos. KEYWORDS: Feminine representation. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Feminist criticism. Gender.Universidade Federal de Sergipe2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1028710.51951/ti.v8i16Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-2292236-740310.51951/ti.v8i16reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10287/7905Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessPAIVA, Juliana SilveiraPEREIRA, Andrea Cristina Martins2021-07-27T20:41:09Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10287Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:41:09Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE
title A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE
spellingShingle A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE
PAIVA, Juliana Silveira
title_short A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE
title_full A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE
title_fullStr A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE
title_full_unstemmed A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE
title_sort A MULHER POSSÍVEL DO SERTÃO DE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: THE POSSIBLE WOMAN FROM THE BACKLANDS OF OUTROS CANTOS, BY MARIA VALÉRIA REZENDE
author PAIVA, Juliana Silveira
author_facet PAIVA, Juliana Silveira
PEREIRA, Andrea Cristina Martins
author_role author
author2 PEREIRA, Andrea Cristina Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIVA, Juliana Silveira
PEREIRA, Andrea Cristina Martins
description RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a representação da sertaneja Fátima, personagem do romance Outros Cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, que assume especial relevância na trajetória da narradora-protagonista, Maria. O trabalho toma como base o conceito não essencialista de gênero, enquanto construção social (LAURETIS, 1994), e conceitos operatórios da crítica feminista da literatura. As considerações sobre a construção da personagem Fátima e do ambiente em que ela vive – o sertão fictício de Olho d’Água à época da ditadura militar – levam em conta, entre outros, o pensamento de Pierre Bourdieu (2012) sobre a dominação masculina. Fátima pode ser enquadrada a meio caminho entre mulher-objeto e mulher-sujeito, oscilando entre as duas posições – mesmo que não demonstre uma intenção deliberada de transgredir. Buscando um paralelo com o estudo de Lúcia Osana Zolin (2009a), pode-se dizer que Fátima é a mulher “possível” do sertão de Outros Cantos. PALAVRAS-CHAVE: Representação feminina. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Crítica feminista. Gênero.   ABSTRACT: The aim of this paper is to analyze the representation of the backlander Fátima, character of the novel Outros Cantos (2016), by Maria Valéria Rezende, who assumes special relevance in the narrator-protagonist's trajectory, Maria. The paper is based on the non-essentialist concept of gender as a social construction (LAURETIS, 1994), and other operative concepts of feminist literary criticism. The considerations about the construction of the character Fátima and the environment where she lives – the fictional backlands of Olho d’Água at the time of the military dictatorship – take into account, among others, the presupposition of Pierre Bourdieu (2012) about male domination. Fátima can be placed halfway between the object-woman and the subject-woman, oscillating between the two positions – even if she does not demonstrate a deliberate intention to transgress. As an attempt to search for a parallel with the study of Lúcia Osana Zolin (2009a), it can be said that Fátima is the possible woman from the backlands of Outros Cantos. KEYWORDS: Feminine representation. Outros Cantos. Maria Valéria Rezende. Feminist criticism. Gender.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10287
10.51951/ti.v8i16
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10287
identifier_str_mv 10.51951/ti.v8i16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10287/7905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229
Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229
Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229
Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 215-229
2236-7403
10.51951/ti.v8i16
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460932689920