A RUPTURA DO CÂNONE PELA NOVA MULHER EM PARQUE INDUSTRIAL, DE PATRÍCIA GALVÃO: THE RUPTURE OF THE CANON BY THE NEW WOMAN ON PARQUE INDUSTRIAL, BY PATRÍCIA GALVÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Anderson Felix dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: HOLANDA, Lourival
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10293
Resumo: RESUMO: O objetivo desse trabalho é analisar como o romance Parque Industrial (1933), de Patrícia Galvão, rompe com o conceito de cânone estabelecido pela crítica literária para evidenciar o papel feminino por meio da mulher de tipo transitório e novo tipo de mulher, conceitos de Kollontai (1978), que irrompem na sociedade a partir do desenvolvimento industrial. Para tal, revisitam-se e problematizam-se os conceitos de cânone e tradição por autores como Kermode (1998) e Hobsbawn (1997) e se aporta teoricamente nos estudos de Kollontai (1978) e Saffioti (1976) sobre o novo tipo de mulher e feminismo. A metodologia obedeceu à abordagem qualitativa de ordem bibliográfica e teve como corpus o romance anteriormente citado. O estudo permitiu verificar que embora não figure no cânone literário, a obra de Patrícia Galvão, através de seus personagens, mimetiza papéis e situações sociais importantes para os Estudos Culturais, sobretudo no que diz respeito à figura da nova mulher na literatura. PALAVRAS-CHAVE: Cânone. Nova mulher. Patrícia Galvão.   ABSTRACT: The main objective of this research is analyse how the novel Parque Industrial (1933), by Patrícia Galvão breaks with the concept set by the specialized critic to evidence the women role through the type of transition women and the new type of women, concepts by Kollontai (1978), that came up in society by the time of industrial development. For such, it was revised and problematized the canon concepts and traditions by authors such as Kermode (1998) e Hobsbawn (1997) and grounds itself theoretically on Kollontai’s (1978) and Saffioti’s (1976) researches about the new women type and feminism. The methodology followed the qualitative approach of bibliographic order and had as corpus the novel mentioned above. The study also allowed to verify that although it doesn’t appear in literary canon, the work of Patricia Galvão, through her characters, mimes the roles and relevant social situations to Cultural Studies, mostly about the role of the new woman in literature. KEYWORDS: Canon. New woman. Patrícia Galvão.
id UFS-5_8d309a39423f9d04b448719ae59b8a3d
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10293
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling A RUPTURA DO CÂNONE PELA NOVA MULHER EM PARQUE INDUSTRIAL, DE PATRÍCIA GALVÃO: THE RUPTURE OF THE CANON BY THE NEW WOMAN ON PARQUE INDUSTRIAL, BY PATRÍCIA GALVÃORESUMO: O objetivo desse trabalho é analisar como o romance Parque Industrial (1933), de Patrícia Galvão, rompe com o conceito de cânone estabelecido pela crítica literária para evidenciar o papel feminino por meio da mulher de tipo transitório e novo tipo de mulher, conceitos de Kollontai (1978), que irrompem na sociedade a partir do desenvolvimento industrial. Para tal, revisitam-se e problematizam-se os conceitos de cânone e tradição por autores como Kermode (1998) e Hobsbawn (1997) e se aporta teoricamente nos estudos de Kollontai (1978) e Saffioti (1976) sobre o novo tipo de mulher e feminismo. A metodologia obedeceu à abordagem qualitativa de ordem bibliográfica e teve como corpus o romance anteriormente citado. O estudo permitiu verificar que embora não figure no cânone literário, a obra de Patrícia Galvão, através de seus personagens, mimetiza papéis e situações sociais importantes para os Estudos Culturais, sobretudo no que diz respeito à figura da nova mulher na literatura. PALAVRAS-CHAVE: Cânone. Nova mulher. Patrícia Galvão.   ABSTRACT: The main objective of this research is analyse how the novel Parque Industrial (1933), by Patrícia Galvão breaks with the concept set by the specialized critic to evidence the women role through the type of transition women and the new type of women, concepts by Kollontai (1978), that came up in society by the time of industrial development. For such, it was revised and problematized the canon concepts and traditions by authors such as Kermode (1998) e Hobsbawn (1997) and grounds itself theoretically on Kollontai’s (1978) and Saffioti’s (1976) researches about the new women type and feminism. The methodology followed the qualitative approach of bibliographic order and had as corpus the novel mentioned above. The study also allowed to verify that although it doesn’t appear in literary canon, the work of Patricia Galvão, through her characters, mimes the roles and relevant social situations to Cultural Studies, mostly about the role of the new woman in literature. KEYWORDS: Canon. New woman. Patrícia Galvão.Universidade Federal de Sergipe2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1029310.51951/ti.v8i16Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 315-324Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 315-324Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 315-324Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 315-3242236-740310.51951/ti.v8i16reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10293/7911Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Anderson Felix dosHOLANDA, Lourival2021-07-27T20:42:44Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10293Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:42:44Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A RUPTURA DO CÂNONE PELA NOVA MULHER EM PARQUE INDUSTRIAL, DE PATRÍCIA GALVÃO: THE RUPTURE OF THE CANON BY THE NEW WOMAN ON PARQUE INDUSTRIAL, BY PATRÍCIA GALVÃO
title A RUPTURA DO CÂNONE PELA NOVA MULHER EM PARQUE INDUSTRIAL, DE PATRÍCIA GALVÃO: THE RUPTURE OF THE CANON BY THE NEW WOMAN ON PARQUE INDUSTRIAL, BY PATRÍCIA GALVÃO
spellingShingle A RUPTURA DO CÂNONE PELA NOVA MULHER EM PARQUE INDUSTRIAL, DE PATRÍCIA GALVÃO: THE RUPTURE OF THE CANON BY THE NEW WOMAN ON PARQUE INDUSTRIAL, BY PATRÍCIA GALVÃO
SANTOS, Anderson Felix dos
title_short A RUPTURA DO CÂNONE PELA NOVA MULHER EM PARQUE INDUSTRIAL, DE PATRÍCIA GALVÃO: THE RUPTURE OF THE CANON BY THE NEW WOMAN ON PARQUE INDUSTRIAL, BY PATRÍCIA GALVÃO
title_full A RUPTURA DO CÂNONE PELA NOVA MULHER EM PARQUE INDUSTRIAL, DE PATRÍCIA GALVÃO: THE RUPTURE OF THE CANON BY THE NEW WOMAN ON PARQUE INDUSTRIAL, BY PATRÍCIA GALVÃO
title_fullStr A RUPTURA DO CÂNONE PELA NOVA MULHER EM PARQUE INDUSTRIAL, DE PATRÍCIA GALVÃO: THE RUPTURE OF THE CANON BY THE NEW WOMAN ON PARQUE INDUSTRIAL, BY PATRÍCIA GALVÃO
title_full_unstemmed A RUPTURA DO CÂNONE PELA NOVA MULHER EM PARQUE INDUSTRIAL, DE PATRÍCIA GALVÃO: THE RUPTURE OF THE CANON BY THE NEW WOMAN ON PARQUE INDUSTRIAL, BY PATRÍCIA GALVÃO
title_sort A RUPTURA DO CÂNONE PELA NOVA MULHER EM PARQUE INDUSTRIAL, DE PATRÍCIA GALVÃO: THE RUPTURE OF THE CANON BY THE NEW WOMAN ON PARQUE INDUSTRIAL, BY PATRÍCIA GALVÃO
author SANTOS, Anderson Felix dos
author_facet SANTOS, Anderson Felix dos
HOLANDA, Lourival
author_role author
author2 HOLANDA, Lourival
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Anderson Felix dos
HOLANDA, Lourival
description RESUMO: O objetivo desse trabalho é analisar como o romance Parque Industrial (1933), de Patrícia Galvão, rompe com o conceito de cânone estabelecido pela crítica literária para evidenciar o papel feminino por meio da mulher de tipo transitório e novo tipo de mulher, conceitos de Kollontai (1978), que irrompem na sociedade a partir do desenvolvimento industrial. Para tal, revisitam-se e problematizam-se os conceitos de cânone e tradição por autores como Kermode (1998) e Hobsbawn (1997) e se aporta teoricamente nos estudos de Kollontai (1978) e Saffioti (1976) sobre o novo tipo de mulher e feminismo. A metodologia obedeceu à abordagem qualitativa de ordem bibliográfica e teve como corpus o romance anteriormente citado. O estudo permitiu verificar que embora não figure no cânone literário, a obra de Patrícia Galvão, através de seus personagens, mimetiza papéis e situações sociais importantes para os Estudos Culturais, sobretudo no que diz respeito à figura da nova mulher na literatura. PALAVRAS-CHAVE: Cânone. Nova mulher. Patrícia Galvão.   ABSTRACT: The main objective of this research is analyse how the novel Parque Industrial (1933), by Patrícia Galvão breaks with the concept set by the specialized critic to evidence the women role through the type of transition women and the new type of women, concepts by Kollontai (1978), that came up in society by the time of industrial development. For such, it was revised and problematized the canon concepts and traditions by authors such as Kermode (1998) e Hobsbawn (1997) and grounds itself theoretically on Kollontai’s (1978) and Saffioti’s (1976) researches about the new women type and feminism. The methodology followed the qualitative approach of bibliographic order and had as corpus the novel mentioned above. The study also allowed to verify that although it doesn’t appear in literary canon, the work of Patricia Galvão, through her characters, mimes the roles and relevant social situations to Cultural Studies, mostly about the role of the new woman in literature. KEYWORDS: Canon. New woman. Patrícia Galvão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10293
10.51951/ti.v8i16
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10293
identifier_str_mv 10.51951/ti.v8i16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10293/7911
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 315-324
Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 315-324
Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 315-324
Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 315-324
2236-7403
10.51951/ti.v8i16
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460945272832