MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA NA PARTICIPAÇÃO DO ENEM 2016: MOTIVATIONS OF STUDENTS FROM COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA TAKING ENEM 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOIS, Paula Yasmin
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FREITAG, Raquel Meister Ko.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8902
Resumo: RESUMO: No Brasil, o Enem configura-se como um modelo nacional de avaliação do ensino médio e também como exame que possibilita o acesso ao ensino superior. Considerando a relevância desse exame, este trabalho visa identificar as expectativas e motivações que levam os estudantes do Colégio Prof. João Costa, da rede pública estadual de Sergipe, a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo desta investigação é desvelar as atitudes dos estudantes da referida escola ante o Enem, assim como suas expectativas enquanto participantes desse processo. Para isso, foram realizadas entrevistas com vinte inscritos no Enem 2016, antes e após a prova. Os resultados demonstram que, embora tenham expectativas de bom desempenho na avaliação, os estudantes ainda sentem necessidade de melhoria na preparação didática feita pelo colégio. PALAVRAS-CHAVE: Enem. Motivações. Expectativa. Rede estadual.     ABSTRACT: In Brazil, Enem figures is as a national way of evaluating high school and also an exam which allows the entering on higher education. Considering how important is this exam, the following research aims to identify the expectations and motivations which makes students from “Colégio Professor João Costa”, which is part of state public school service, to take the Enem. The goal of the present investigation is to reveal the position of the students from that school concerning to Enem, as well as their expectations as candidates in this process. In order to obtain these data, interviews were made with 20 students enrolled for Enem 2016, before and after the test. The results demonstrate that in spite of getting expectations of good performance on evaluation, the students still have the need of better preparation coming from school. KEYWORDS: ENEM. Motivations. Expectancy. State Educational System.
id UFS-5_29eaa46f7995e327190730904b421f4d
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/8902
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA NA PARTICIPAÇÃO DO ENEM 2016: MOTIVATIONS OF STUDENTS FROM COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA TAKING ENEM 2016RESUMO: No Brasil, o Enem configura-se como um modelo nacional de avaliação do ensino médio e também como exame que possibilita o acesso ao ensino superior. Considerando a relevância desse exame, este trabalho visa identificar as expectativas e motivações que levam os estudantes do Colégio Prof. João Costa, da rede pública estadual de Sergipe, a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo desta investigação é desvelar as atitudes dos estudantes da referida escola ante o Enem, assim como suas expectativas enquanto participantes desse processo. Para isso, foram realizadas entrevistas com vinte inscritos no Enem 2016, antes e após a prova. Os resultados demonstram que, embora tenham expectativas de bom desempenho na avaliação, os estudantes ainda sentem necessidade de melhoria na preparação didática feita pelo colégio. PALAVRAS-CHAVE: Enem. Motivações. Expectativa. Rede estadual.     ABSTRACT: In Brazil, Enem figures is as a national way of evaluating high school and also an exam which allows the entering on higher education. Considering how important is this exam, the following research aims to identify the expectations and motivations which makes students from “Colégio Professor João Costa”, which is part of state public school service, to take the Enem. The goal of the present investigation is to reveal the position of the students from that school concerning to Enem, as well as their expectations as candidates in this process. In order to obtain these data, interviews were made with 20 students enrolled for Enem 2016, before and after the test. The results demonstrate that in spite of getting expectations of good performance on evaluation, the students still have the need of better preparation coming from school. KEYWORDS: ENEM. Motivations. Expectancy. State Educational System.Universidade Federal de Sergipe2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/890210.51951/ti.v8i15Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 344-357Travessias Interativas; n. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 344-357Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 344-357Travessias Interativas; Núm. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 344-3572236-740310.51951/ti.v8i15reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8902/7079Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessGOIS, Paula YasminFREITAG, Raquel Meister Ko.2021-07-27T19:59:23Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/8902Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T19:59:23Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA NA PARTICIPAÇÃO DO ENEM 2016: MOTIVATIONS OF STUDENTS FROM COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA TAKING ENEM 2016
title MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA NA PARTICIPAÇÃO DO ENEM 2016: MOTIVATIONS OF STUDENTS FROM COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA TAKING ENEM 2016
spellingShingle MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA NA PARTICIPAÇÃO DO ENEM 2016: MOTIVATIONS OF STUDENTS FROM COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA TAKING ENEM 2016
GOIS, Paula Yasmin
title_short MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA NA PARTICIPAÇÃO DO ENEM 2016: MOTIVATIONS OF STUDENTS FROM COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA TAKING ENEM 2016
title_full MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA NA PARTICIPAÇÃO DO ENEM 2016: MOTIVATIONS OF STUDENTS FROM COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA TAKING ENEM 2016
title_fullStr MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA NA PARTICIPAÇÃO DO ENEM 2016: MOTIVATIONS OF STUDENTS FROM COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA TAKING ENEM 2016
title_full_unstemmed MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA NA PARTICIPAÇÃO DO ENEM 2016: MOTIVATIONS OF STUDENTS FROM COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA TAKING ENEM 2016
title_sort MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA NA PARTICIPAÇÃO DO ENEM 2016: MOTIVATIONS OF STUDENTS FROM COLÉGIO ESTADUAL JOÃO COSTA TAKING ENEM 2016
author GOIS, Paula Yasmin
author_facet GOIS, Paula Yasmin
FREITAG, Raquel Meister Ko.
author_role author
author2 FREITAG, Raquel Meister Ko.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOIS, Paula Yasmin
FREITAG, Raquel Meister Ko.
description RESUMO: No Brasil, o Enem configura-se como um modelo nacional de avaliação do ensino médio e também como exame que possibilita o acesso ao ensino superior. Considerando a relevância desse exame, este trabalho visa identificar as expectativas e motivações que levam os estudantes do Colégio Prof. João Costa, da rede pública estadual de Sergipe, a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo desta investigação é desvelar as atitudes dos estudantes da referida escola ante o Enem, assim como suas expectativas enquanto participantes desse processo. Para isso, foram realizadas entrevistas com vinte inscritos no Enem 2016, antes e após a prova. Os resultados demonstram que, embora tenham expectativas de bom desempenho na avaliação, os estudantes ainda sentem necessidade de melhoria na preparação didática feita pelo colégio. PALAVRAS-CHAVE: Enem. Motivações. Expectativa. Rede estadual.     ABSTRACT: In Brazil, Enem figures is as a national way of evaluating high school and also an exam which allows the entering on higher education. Considering how important is this exam, the following research aims to identify the expectations and motivations which makes students from “Colégio Professor João Costa”, which is part of state public school service, to take the Enem. The goal of the present investigation is to reveal the position of the students from that school concerning to Enem, as well as their expectations as candidates in this process. In order to obtain these data, interviews were made with 20 students enrolled for Enem 2016, before and after the test. The results demonstrate that in spite of getting expectations of good performance on evaluation, the students still have the need of better preparation coming from school. KEYWORDS: ENEM. Motivations. Expectancy. State Educational System.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8902
10.51951/ti.v8i15
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8902
identifier_str_mv 10.51951/ti.v8i15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8902/7079
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 344-357
Travessias Interativas; n. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 344-357
Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 344-357
Travessias Interativas; Núm. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 344-357
2236-7403
10.51951/ti.v8i15
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460807909376