Caderno Didático LTV 1176 Fonética e Fonologia do Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keller, Tatiana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000000t84
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19989
Resumo: Caderno didático para a disciplina LTV 1176 Fonética e Fonologia do português
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spelling Caderno Didático LTV 1176 Fonética e Fonologia do PortuguêsFonéticaFonologia do portuguêsEnsinoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICACaderno didático para a disciplina LTV 1176 Fonética e Fonologia do portuguêsEsse caderno didático foi elaborado para servir como apoio teórico e prático para as aulas da disciplina LTV 1176 – Fonética e Fonologia do Português, ministrada nos Cursos de Letras da Universidade Federal de Santa Maria. É importante ressaltar, no entanto que ele não substitui a leitura da bibliografia básica da disciplina, mas sim, serve para sistematizar os principais conceitos discutidos nas aulas. Além disso, fornece uma gama variada de exercícios a fim de que esses conceitos possam ser compreendidos e aplicados a dados de diversas línguas, com especial destaque para a língua portuguesa falada no Brasil. Fonética e Fonologia são as áreas da Linguística que têm como objeto de análise o som (por isso, ambas apresentam a mesma raiz grega). Todavia, divergem quanto à forma de analisá-lo. Essa diferença é tratada na parte inicial desse caderno, assim como são apresentados os conceitos básicos de cada uma dessas áreas. A segunda parte destina-se à caracterização dos sons do ponto de vista da Fonética Articulatória e à apresentação de alguns princípios de transcrição fonética, baseados no Alfabeto Fonético Internacional. Na terceira parte, são descritos os procedimentos analíticos, de cunho estruturalista, propostos por Kenneth Pike (1947) em sua análise fonêmica. Além disso, é exposta, no âmbito da Fonologia Gerativa, a Teoria dos Traços Distintivos, com ênfase na proposta de Noam Chomsky e Morris Halle (1968). A última parte desse caderno é dedicada à descrição e à análise de fenômenos relacionados aos sistemas vocálico e consonantal do português falado no Brasil, além de noções sobre sílaba e acento, conforme os ensinamentos de Joaquim Mattoso Câmara Jr. e de outros estudiosos, tais como Leda Bisol e Gisela Collischonn.Brasil2020-09-21T17:37:25Z2020-09-21T17:37:25Z2019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19989ark:/26339/0013000000t84porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessKeller, Tatianareponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-09-22T06:07:21Zoai:repositorio.ufsm.br:1/19989Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-09-22T06:07:21Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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