Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliane Paprosqui Marchi da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000021qt
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10655
Resumo: The Program Institutional Scholarships Initiation to Teaching (Brazil / 2009) is intended for academic degrees of conducting inserts in basic education, and aims to improve teacher training. The PIBID the Federal University of Santa Maria includes nineteen (19) sub-projects related to undergraduate education, while Institutional initiative connected to the Dean of Graduate, which provides a virtual learning environment - Moodle / Prograd for this and other programs use to store courseware. This work aims to study the issue, with regard to communication and interaction of the participants of this project. As a general goal want to search the collaborative learning among the participants of PIBID / UFSM using the Virtual Learning Environment Moodle / Prograd. In this academic study initiation scholarship to teaching, supervising teachers and area coordinators teachers of four (4) sub-projects. We used case study with a qualitative approach to analyze the responses and as a tool for data collection, non-participant observation and questionnaires were used. Research shows that the use of this environment enhances the communication and interaction of those involved as well as practical encourages collaborative learning and may eventually envision a collaborative network using Moodle and thus give more visibility to the work carried out and facilitate exchanges of information and knowledge between participants PIBID UFSM and other education institutions.
id UFSM_626fd8f2d2a71a998786c0ef09640863
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/10655
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em focoCollaborative learning in teacher training - the PIBID / UFSM focusComunicação e interaçãoAprendizagem colaborativaPIBIDRede colaborativaMoodleCommunication and interactionCollaborative learningPIBIDCollaborative networkMoodleCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe Program Institutional Scholarships Initiation to Teaching (Brazil / 2009) is intended for academic degrees of conducting inserts in basic education, and aims to improve teacher training. The PIBID the Federal University of Santa Maria includes nineteen (19) sub-projects related to undergraduate education, while Institutional initiative connected to the Dean of Graduate, which provides a virtual learning environment - Moodle / Prograd for this and other programs use to store courseware. This work aims to study the issue, with regard to communication and interaction of the participants of this project. As a general goal want to search the collaborative learning among the participants of PIBID / UFSM using the Virtual Learning Environment Moodle / Prograd. In this academic study initiation scholarship to teaching, supervising teachers and area coordinators teachers of four (4) sub-projects. We used case study with a qualitative approach to analyze the responses and as a tool for data collection, non-participant observation and questionnaires were used. Research shows that the use of this environment enhances the communication and interaction of those involved as well as practical encourages collaborative learning and may eventually envision a collaborative network using Moodle and thus give more visibility to the work carried out and facilitate exchanges of information and knowledge between participants PIBID UFSM and other education institutions.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil/2009) é destinado a acadêmicos das licenciaturas, realizando inserções na Educação Básica e visando a melhorar a formação docente. O PIBID da Universidade Federal de Santa Maria contempla 19 (dezenove) subprojetos ligados às licenciaturas. Enquanto projeto Institucional está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, que disponibiliza um ambiente virtual de aprendizagem Moodle/Prograd, para esse e outros programas utilizarem como repositório de material didático. Este trabalho objetiva estudar a problemática, no que diz respeito à comunicação e à interação dos participantes deste projeto. Como objetivo geral, busca pesquisar a aprendizagem colaborativa entre os participantes do PIBID/UFSM, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/Prograd. Participaram deste estudo, acadêmicos de iniciação a docência, professores, supervisores e professores coordenadores de 4 (quatro) subprojetos. Utilizou-se o método estudo de caso, com abordagem qualitativa para análise das respostas e, como instrumento de coletas de dados, foram utilizados questionários e observação não participante. A investigação aponta que a utilização deste ambiente potencializa a comunicação e interação dos envolvidos, bem como estimula práticas de aprendizagem colaborativa, podendo, futuramente, vislumbrar uma rede colaborativa, utilizando o Moodle e, com isto, dar mais visibilidades aos trabalhos realizados e possibilitar trocas de informações e conhecimentos entre os participantes PIBID da UFSM e outras Instituições de Ensino.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em RedeSantos, Leila Maria Araújohttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233Fajardo, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063Brancher, Vantoir Robertohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704276H9Silva, Juliane Paprosqui Marchi da2016-03-072016-03-072015-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Juliane Paprosqui Marchi da. COLLABORATIVE LEARNING IN TEACHER TRAINING - The PIBID / UFSM FOCUS. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10655ark:/26339/00130000021qtporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-04-06T15:42:06Zoai:repositorio.ufsm.br:1/10655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-04-06T15:42:06Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco
Collaborative learning in teacher training - the PIBID / UFSM focus
title Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco
spellingShingle Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco
Silva, Juliane Paprosqui Marchi da
Comunicação e interação
Aprendizagem colaborativa
PIBID
Rede colaborativa
Moodle
Communication and interaction
Collaborative learning
PIBID
Collaborative network
Moodle
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco
title_full Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco
title_fullStr Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco
title_sort Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco
author Silva, Juliane Paprosqui Marchi da
author_facet Silva, Juliane Paprosqui Marchi da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leila Maria Araújo
http://lattes.cnpq.br/0427736982554233
Fajardo, Ricardo
http://lattes.cnpq.br/4796609278630063
Brancher, Vantoir Roberto
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704276H9
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliane Paprosqui Marchi da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação e interação
Aprendizagem colaborativa
PIBID
Rede colaborativa
Moodle
Communication and interaction
Collaborative learning
PIBID
Collaborative network
Moodle
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Comunicação e interação
Aprendizagem colaborativa
PIBID
Rede colaborativa
Moodle
Communication and interaction
Collaborative learning
PIBID
Collaborative network
Moodle
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The Program Institutional Scholarships Initiation to Teaching (Brazil / 2009) is intended for academic degrees of conducting inserts in basic education, and aims to improve teacher training. The PIBID the Federal University of Santa Maria includes nineteen (19) sub-projects related to undergraduate education, while Institutional initiative connected to the Dean of Graduate, which provides a virtual learning environment - Moodle / Prograd for this and other programs use to store courseware. This work aims to study the issue, with regard to communication and interaction of the participants of this project. As a general goal want to search the collaborative learning among the participants of PIBID / UFSM using the Virtual Learning Environment Moodle / Prograd. In this academic study initiation scholarship to teaching, supervising teachers and area coordinators teachers of four (4) sub-projects. We used case study with a qualitative approach to analyze the responses and as a tool for data collection, non-participant observation and questionnaires were used. Research shows that the use of this environment enhances the communication and interaction of those involved as well as practical encourages collaborative learning and may eventually envision a collaborative network using Moodle and thus give more visibility to the work carried out and facilitate exchanges of information and knowledge between participants PIBID UFSM and other education institutions.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-17
2016-03-07
2016-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da. COLLABORATIVE LEARNING IN TEACHER TRAINING - The PIBID / UFSM FOCUS. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10655
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000021qt
identifier_str_mv SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da. COLLABORATIVE LEARNING IN TEACHER TRAINING - The PIBID / UFSM FOCUS. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
ark:/26339/00130000021qt
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172267193139200