Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Fuzer, Cristiane |
Data de Publicação: |
2023 |
Outros Autores: |
et al |
Tipo de documento: |
Livro
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29945
|
Resumo: |
Este é o quarto volume da série de cadernos didáticos produzidos e dinamizados com a metodologia do Ateliê de Textos, para leitura e escrita, tendo como ponto de partida princípios da Linguística Sistêmico-Funcional que fundamentam a Pedagogia com base em Gêneros de Texto. Visando à preparação para a leitura e produção de textos, as atividades propostas focalizam a leitura e análise de padrões da linguagem usada em estórias que levam a refletir sobre as atitudes humanas. Na abordagem de gênero de texto aqui adotada, focaliza-se a linguagem típica do gênero exemplo (também referido como exemplum), cujo propósito sociocomunicativo é compartilhar julgamento de comportamentos. De acordo com a pesquisadora Nely Novaes Coelho, os exemplos, também denominados “contos exemplares”, que existem desde o século XIII, ensinam a moralidade. As atividades propostas são resultantes dos estudos e da produção colaborativa de professores em formação inicial, professoras em serviço da educação básica, pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Letras e professoras formadoras em Letras... |