Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biasus, Gilsania
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6980
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFSM_e8afd117baae7510da602d5076c290a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6980
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasosEducaçãoInstituição de ensino superiorFormação de professoresRio Grande do SulDesenvolvimento profissionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente trabalho teve como problema de pesquisa o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação plena nos Cursos de Formação de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul. O referencial teórico inclui um capítulo que reflete sobre a Formação Inicial de professores, subdividido em: Formação de Professores: alguns referenciais; Formação Inicial de Professores no Brasil: um olhar histórico; Formação de professores a partir da LDB/96; Modelos de formação inicial de professores: um enfoque epistemológico; Profissão e Profissionalização Docente. O aspecto metodológico norteou-se pela abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo multicasos. Participaram da pesquisa as IFESs do Estado do Rio Grande do Sul: UFRGS, UFPel, FURG e UFSM. Os sujeitos em cada instituição foram os Pró-Reitores de Graduação e pessoas responsáveis por órgãos ou setores que coordenam ações relativas aos cursos de formação de professores. Os instrumentos utilizados foram, basicamente, entrevista semi-estruturada, documentos disponibilizados pelas Instituições e sites da internet. A análise interpretativa, num primeiro momento, foi individual para cada caso e, em um segundo momento, procurou-se fazer uma transversalização dos mesmos à luz do referencial teórico. A transversalização dos dados e as considerações finais delineiam a situação da formação de professores e o processo de implantação das DCNFPEB dentro das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, bem como apresentam caminhos e possibilidades nesta formação.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTomazetti, Elisete Medianeirahttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374Bellochio, Cláudia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805Terrazzan, Eduardo Adolfohttp://lattes.cnpq.br/0416614425134935Biasus, Gilsania2007-02-052007-02-052006-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBIASUS, Gilsania. Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos. 2006. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-01-06T13:53:15Zoai:repositorio.ufsm.br:1/6980Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-06T13:53:15Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
title Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
spellingShingle Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
Biasus, Gilsania
Educação
Instituição de ensino superior
Formação de professores
Rio Grande do Sul
Desenvolvimento profissional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
title_full Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
title_fullStr Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
title_full_unstemmed Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
title_sort Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
author Biasus, Gilsania
author_facet Biasus, Gilsania
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomazetti, Elisete Medianeira
http://lattes.cnpq.br/3942924352722374
Bellochio, Cláudia Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/8653053694824805
Terrazzan, Eduardo Adolfo
http://lattes.cnpq.br/0416614425134935
dc.contributor.author.fl_str_mv Biasus, Gilsania
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Instituição de ensino superior
Formação de professores
Rio Grande do Sul
Desenvolvimento profissional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Instituição de ensino superior
Formação de professores
Rio Grande do Sul
Desenvolvimento profissional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-24
2007-02-05
2007-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIASUS, Gilsania. Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos. 2006. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6980
identifier_str_mv BIASUS, Gilsania. Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos. 2006. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922091254415360