Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de textos do gênero Exemplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuzer, Cristiane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: et al
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29945
Resumo: Este é o quarto volume da série de cadernos didáticos produzidos e dinamizados com a metodologia do Ateliê de Textos, para leitura e escrita, tendo como ponto de partida princípios da Linguística Sistêmico-Funcional que fundamentam a Pedagogia com base em Gêneros de Texto. Visando à preparação para a leitura e produção de textos, as atividades propostas focalizam a leitura e análise de padrões da linguagem usada em estórias que levam a refletir sobre as atitudes humanas. Na abordagem de gênero de texto aqui adotada, focaliza-se a linguagem típica do gênero exemplo (também referido como exemplum), cujo propósito sociocomunicativo é compartilhar julgamento de comportamentos. De acordo com a pesquisadora Nely Novaes Coelho, os exemplos, também denominados “contos exemplares”, que existem desde o século XIII, ensinam a moralidade. As atividades propostas são resultantes dos estudos e da produção colaborativa de professores em formação inicial, professoras em serviço da educação básica, pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Letras e professoras formadoras em Letras...
id UFSM_e522bb5a0e71dd70feddf3443aebab43
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/29945
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de textos do gênero ExemploLíngua portuguesaProdução textual – ExemploLinguística sistêmico-funcionalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEste é o quarto volume da série de cadernos didáticos produzidos e dinamizados com a metodologia do Ateliê de Textos, para leitura e escrita, tendo como ponto de partida princípios da Linguística Sistêmico-Funcional que fundamentam a Pedagogia com base em Gêneros de Texto. Visando à preparação para a leitura e produção de textos, as atividades propostas focalizam a leitura e análise de padrões da linguagem usada em estórias que levam a refletir sobre as atitudes humanas. Na abordagem de gênero de texto aqui adotada, focaliza-se a linguagem típica do gênero exemplo (também referido como exemplum), cujo propósito sociocomunicativo é compartilhar julgamento de comportamentos. De acordo com a pesquisadora Nely Novaes Coelho, os exemplos, também denominados “contos exemplares”, que existem desde o século XIII, ensinam a moralidade. As atividades propostas são resultantes dos estudos e da produção colaborativa de professores em formação inicial, professoras em serviço da educação básica, pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Letras e professoras formadoras em Letras...Brasil2023-08-16T14:26:04Z2023-08-16T14:26:04Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-85653-31-2http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29945porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFuzer, Cristianeet alreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-08-16T14:26:50Zoai:repositorio.ufsm.br:1/29945Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-08-16T14:26:50Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de textos do gênero Exemplo
title Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de textos do gênero Exemplo
spellingShingle Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de textos do gênero Exemplo
Fuzer, Cristiane
Língua portuguesa
Produção textual – Exemplo
Linguística sistêmico-funcional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de textos do gênero Exemplo
title_full Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de textos do gênero Exemplo
title_fullStr Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de textos do gênero Exemplo
title_full_unstemmed Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de textos do gênero Exemplo
title_sort Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de textos do gênero Exemplo
author Fuzer, Cristiane
author_facet Fuzer, Cristiane
et al
author_role author
author2 et al
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuzer, Cristiane
et al
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Produção textual – Exemplo
Linguística sistêmico-funcional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Língua portuguesa
Produção textual – Exemplo
Linguística sistêmico-funcional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Este é o quarto volume da série de cadernos didáticos produzidos e dinamizados com a metodologia do Ateliê de Textos, para leitura e escrita, tendo como ponto de partida princípios da Linguística Sistêmico-Funcional que fundamentam a Pedagogia com base em Gêneros de Texto. Visando à preparação para a leitura e produção de textos, as atividades propostas focalizam a leitura e análise de padrões da linguagem usada em estórias que levam a refletir sobre as atitudes humanas. Na abordagem de gênero de texto aqui adotada, focaliza-se a linguagem típica do gênero exemplo (também referido como exemplum), cujo propósito sociocomunicativo é compartilhar julgamento de comportamentos. De acordo com a pesquisadora Nely Novaes Coelho, os exemplos, também denominados “contos exemplares”, que existem desde o século XIII, ensinam a moralidade. As atividades propostas são resultantes dos estudos e da produção colaborativa de professores em formação inicial, professoras em serviço da educação básica, pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Letras e professoras formadoras em Letras...
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-16T14:26:04Z
2023-08-16T14:26:04Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-65-85653-31-2
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29945
identifier_str_mv 978-65-85653-31-2
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922143523831808