Trajetória Histórica do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem de 1980 a 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Shirley
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/463
Resumo: Introdução: O ensino na Escola Paulista de Enfermagem, entre os anos de 1980 e 2010, participou de movimentos de transformações sociais e políticas, que influenciaram a gestão e repercutiram numa nova cultura escolar. Estes movimentos fizeram com que a escola lutasse por sua autonomia, permitindo constituir-se em um espaço de educação e pesquisa, além de referência para a profissionalização da enfermagem no Estado de São Paulo e no Brasil. Objetivo: Compreender como ocorreu o ensino de Graduação em Enfermagem na EscolaPaulista de Enfermagem, a partir da percepção das diretoras e vice-diretoras dedepartamento, coordenadoras de curso e docentes entre o período de 1980 a 2010. Método: O estudo teve como delineamento da pesquisa o tipo qualitativo, sob a perspectiva histórico-social e utilizando o método da História Oral Temática. Os participantes do estudo foram enfermeiras diretoras e vice-diretoras de departamento, coordenadoras de curso e docentes do curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem e que estiveramna escola, entre 1980 e 2010. A análise dos relatos foi realizada por meio do modelo proposto por Bardin. Resultados: Os resultados encontrados demonstraram, que os fatores históricos influenciadores na Escola Paulista de Enfermagem foram interpretados como um processo de democratização das relações sociais, econômicas, políticas e culturais, capazes de imprimir uma cultura escolar sustentada em valores que caracterizam o interesse pelo avanço, crescimento e aprimoramento da profissionalização em enfermagem. Identificou-se transformações que imprimiram um perfil de formação característico, com base num currículo flexível aos saberes da profissão e ao mundo do trabalho. Conclusões: É possível afirmar, que a escola expandiu de forma administrativa e acadêmica entre os anos 1980 e 2010, porém, conforme os relatos das docentes ainda precisa organizar seus processos administrativos para incorporar uma cultura mais ampla e adaptável às exigências técnico-científicas atuais, como organizar-se nos processos de internacionalização e oportunizar estratégias de ensino com uso de recursos tecnológicos mais avançados. Esta pesquisa historiográfica permitiu debater sobre o passado e ofereceu ferramentas, que poderão auxiliar nos processos educativos em contextos diversos. Promoveu elementos para uma compreensão e ampliação da consciência, sentidos e significados sobre a própria identidade profissional.
id IBICT-1_73835f53b4fa1a14aef2f4ffc957acbc
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/463
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Trajetória Histórica do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem de 1980 a 2010EnfermagemHistória da EnfermagemEscolas de EnfermagemEducação em EnfermagemCiências da SaúdeIntrodução: O ensino na Escola Paulista de Enfermagem, entre os anos de 1980 e 2010, participou de movimentos de transformações sociais e políticas, que influenciaram a gestão e repercutiram numa nova cultura escolar. Estes movimentos fizeram com que a escola lutasse por sua autonomia, permitindo constituir-se em um espaço de educação e pesquisa, além de referência para a profissionalização da enfermagem no Estado de São Paulo e no Brasil. Objetivo: Compreender como ocorreu o ensino de Graduação em Enfermagem na EscolaPaulista de Enfermagem, a partir da percepção das diretoras e vice-diretoras dedepartamento, coordenadoras de curso e docentes entre o período de 1980 a 2010. Método: O estudo teve como delineamento da pesquisa o tipo qualitativo, sob a perspectiva histórico-social e utilizando o método da História Oral Temática. Os participantes do estudo foram enfermeiras diretoras e vice-diretoras de departamento, coordenadoras de curso e docentes do curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem e que estiveramna escola, entre 1980 e 2010. A análise dos relatos foi realizada por meio do modelo proposto por Bardin. Resultados: Os resultados encontrados demonstraram, que os fatores históricos influenciadores na Escola Paulista de Enfermagem foram interpretados como um processo de democratização das relações sociais, econômicas, políticas e culturais, capazes de imprimir uma cultura escolar sustentada em valores que caracterizam o interesse pelo avanço, crescimento e aprimoramento da profissionalização em enfermagem. Identificou-se transformações que imprimiram um perfil de formação característico, com base num currículo flexível aos saberes da profissão e ao mundo do trabalho. Conclusões: É possível afirmar, que a escola expandiu de forma administrativa e acadêmica entre os anos 1980 e 2010, porém, conforme os relatos das docentes ainda precisa organizar seus processos administrativos para incorporar uma cultura mais ampla e adaptável às exigências técnico-científicas atuais, como organizar-se nos processos de internacionalização e oportunizar estratégias de ensino com uso de recursos tecnológicos mais avançados. Esta pesquisa historiográfica permitiu debater sobre o passado e ofereceu ferramentas, que poderão auxiliar nos processos educativos em contextos diversos. Promoveu elementos para uma compreensão e ampliação da consciência, sentidos e significados sobre a própria identidade profissional.Introduction: Teaching at the Paulista School of Nursing, between the years 1980 and 2010, participated in movements of social and political transformations, which influenced management and had repercussions on a new school culture. These movements made the school fight for its autonomy, allowing it to become a space for education and research, as well as a reference for the professionalization of nursing in the state of São Paulo and in Brazil. Objective: To understand how undergraduate nursing education occurred at the Paulista School of Nursing, from the perception of the department directors and vice-directors, course coordinators and teachers between the period 1980 and 2010. Method: The research design of the study was qualitative, from a historical-social perspective and using the method of Thematic Oral History. The participants of the study were nurses, department directors and vice-directors, course coordinators and teachers of the Undergraduate Nursing Course of the Paulista School of Nursing who were at the school between 1980 and 2010. The analysis of the testimonies was performed using the model proposed by Bardin. Results: The results found demonstrated, that the historical influential factors in the Paulista School of Nursing were interpreted as a process of democratization of social, economic, political and cultural relations, capable of imprinting a school culture sustained in values that characterize the interest for the advancement, growth and improvement of professionalization in nursing. It was identified transformations that printed a profile of characteristic formation, based on a flexible curriculum to the knowledge of the profession and the world of work. Conclusions: It is possible to state that the school expanded administratively and academically between the 1980s and 2010. However, according to the reports of the teachers, it still needs to organize its administrative processes to incorporate a broader culture and adapt to current technical and scientific requirements, such as organizing itself in internationalization processes and providing teaching strategies with the use of more advanced technological resources. This historiographical research allowed us to debate about the past and offered tools that may help in the educational processes in different contexts. It promoted elements for an understanding and expansion of awareness, senses and meanings about one's own professional identity.Universidade Federal de São PauloEscola Paulista de EnfermagemBrasilPrograma de Pós-Graduação em Enfermagemhttp://lattes.cnpq.br/2041076765945086https://orcid.org/0000-0003-1824-0451Neves, Vanessahttps://orcid.org/0000-0002-2226-4723http://lattes.cnpq.br/7132941543481307Afonso, Shirley2024-01-10T14:09:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-01-10T14:09:06Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/463Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-01-10T14:09:06Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória Histórica do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem de 1980 a 2010
title Trajetória Histórica do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem de 1980 a 2010
spellingShingle Trajetória Histórica do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem de 1980 a 2010
Afonso, Shirley
Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Ciências da Saúde
title_short Trajetória Histórica do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem de 1980 a 2010
title_full Trajetória Histórica do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem de 1980 a 2010
title_fullStr Trajetória Histórica do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem de 1980 a 2010
title_full_unstemmed Trajetória Histórica do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem de 1980 a 2010
title_sort Trajetória Histórica do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem de 1980 a 2010
author Afonso, Shirley
author_facet Afonso, Shirley
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2041076765945086
https://orcid.org/0000-0003-1824-0451
Neves, Vanessa
https://orcid.org/0000-0002-2226-4723
http://lattes.cnpq.br/7132941543481307
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Shirley
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Ciências da Saúde
topic Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Ciências da Saúde
description Introdução: O ensino na Escola Paulista de Enfermagem, entre os anos de 1980 e 2010, participou de movimentos de transformações sociais e políticas, que influenciaram a gestão e repercutiram numa nova cultura escolar. Estes movimentos fizeram com que a escola lutasse por sua autonomia, permitindo constituir-se em um espaço de educação e pesquisa, além de referência para a profissionalização da enfermagem no Estado de São Paulo e no Brasil. Objetivo: Compreender como ocorreu o ensino de Graduação em Enfermagem na EscolaPaulista de Enfermagem, a partir da percepção das diretoras e vice-diretoras dedepartamento, coordenadoras de curso e docentes entre o período de 1980 a 2010. Método: O estudo teve como delineamento da pesquisa o tipo qualitativo, sob a perspectiva histórico-social e utilizando o método da História Oral Temática. Os participantes do estudo foram enfermeiras diretoras e vice-diretoras de departamento, coordenadoras de curso e docentes do curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem e que estiveramna escola, entre 1980 e 2010. A análise dos relatos foi realizada por meio do modelo proposto por Bardin. Resultados: Os resultados encontrados demonstraram, que os fatores históricos influenciadores na Escola Paulista de Enfermagem foram interpretados como um processo de democratização das relações sociais, econômicas, políticas e culturais, capazes de imprimir uma cultura escolar sustentada em valores que caracterizam o interesse pelo avanço, crescimento e aprimoramento da profissionalização em enfermagem. Identificou-se transformações que imprimiram um perfil de formação característico, com base num currículo flexível aos saberes da profissão e ao mundo do trabalho. Conclusões: É possível afirmar, que a escola expandiu de forma administrativa e acadêmica entre os anos 1980 e 2010, porém, conforme os relatos das docentes ainda precisa organizar seus processos administrativos para incorporar uma cultura mais ampla e adaptável às exigências técnico-científicas atuais, como organizar-se nos processos de internacionalização e oportunizar estratégias de ensino com uso de recursos tecnológicos mais avançados. Esta pesquisa historiográfica permitiu debater sobre o passado e ofereceu ferramentas, que poderão auxiliar nos processos educativos em contextos diversos. Promoveu elementos para uma compreensão e ampliação da consciência, sentidos e significados sobre a própria identidade profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-01-10T14:09:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://deposita.ibict.br/handle/deposita/463
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
Escola Paulista de Enfermagem
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
Escola Paulista de Enfermagem
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1811810876593799168