Possibilidade de uma nova agenda para as políticas de comunicação na América Latina
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Publication Date: | 2010 |
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Source: | Repositório Institucional da UnB |
Download full: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12404 https://dx.doi.org/10.3395/reciis.v4i4.406pt |
Summary: | Neste artigo, discutem-se as possibilidades de uma nova agenda para as políticas de comunicação na América Latina. Agenda que nasce de iniciativas políticas, com desdobramentos institucionais e normativos em curso ou já em execução, na Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela. Novas legislações para o rádio e a televisão, criação de emissoras públicas, enfrentamento de situações de monopolização ou oligopolização de mercados audiovisuais, prioridades para iniciativas de comunicação comunitária, discussões sobre usos democráticos de redes de banda larga, utilização social da televisão digital terrestre. Estes são exemplos de itens que compõem a nova agenda, agenda que, na realidade, é herdeira de muitas discussões feitas entre os anos 1960 e 1980, no âmbito da Unesco, mas que tinham sido abandonadas ao longo do processo de hegemonia liberal que se instalou a partir dos anos 1990 no subcontinente. Conclui-se, no artigo, que o fundamental da atual realidade midiática latino-americana é ter se transformado em um grande laboratório de ideias, princípios e diretrizes de política pública, como há décadas não se via; e isto em um ambiente democrático, de eleições livres, pluripartidárias, com alternâncias de poder, sem que faltem a esse ambiente, como seria de se esperar, radicalizações políticas, polarizações ideológicas, e desigual participação popular. |
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Ramos, Murilo César de Oliveira2013-03-07T19:15:19Z2013-03-07T19:15:19Z2010RAMOS, Murilo César. Possibilidade de uma nova agenda para as políticas de comunicação na América Latina. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 4, n. 4, nov. 2010. Disponível em: http://www.reciis.cict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/406/651. Acesso em: 06 mar. 2013. DOI:10.3395/reciis.v4i4.406pthttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12404https://dx.doi.org/10.3395/reciis.v4i4.406ptNeste artigo, discutem-se as possibilidades de uma nova agenda para as políticas de comunicação na América Latina. Agenda que nasce de iniciativas políticas, com desdobramentos institucionais e normativos em curso ou já em execução, na Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela. Novas legislações para o rádio e a televisão, criação de emissoras públicas, enfrentamento de situações de monopolização ou oligopolização de mercados audiovisuais, prioridades para iniciativas de comunicação comunitária, discussões sobre usos democráticos de redes de banda larga, utilização social da televisão digital terrestre. Estes são exemplos de itens que compõem a nova agenda, agenda que, na realidade, é herdeira de muitas discussões feitas entre os anos 1960 e 1980, no âmbito da Unesco, mas que tinham sido abandonadas ao longo do processo de hegemonia liberal que se instalou a partir dos anos 1990 no subcontinente. Conclui-se, no artigo, que o fundamental da atual realidade midiática latino-americana é ter se transformado em um grande laboratório de ideias, princípios e diretrizes de política pública, como há décadas não se via; e isto em um ambiente democrático, de eleições livres, pluripartidárias, com alternâncias de poder, sem que faltem a esse ambiente, como seria de se esperar, radicalizações políticas, polarizações ideológicas, e desigual participação popular.Faculdade de Comunicação (FAC)Departamento de Jornalismo (FAC JOR)ICICT / FIOCRUZRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde - O conteúdo desse site está licenciado sob a Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil (CC BY-NC-ND 3.0 BR)). Fonte: http://www.reciis.cict.fiocruz.br/index.php/reciis/index. Acesso em: 06 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessPossibilidade de uma nova agenda para as políticas de comunicação na América Latinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDemocraciaMídiaPolítica de comunicação de massaComunicação de massa - aspectos sociaisporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PossibilidadeNovaAgenda.pdfARTIGO_PossibilidadeNovaAgenda.pdfapplication/pdf268664http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12404/1/ARTIGO_PossibilidadeNovaAgenda.pdf801a6b4084168811f4a37b77ff540233MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain266http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12404/2/license.txt01841a573cfb93697d29feaee1ccbf2aMD52open accessTEXTARTIGO_PossibilidadeNovaAgenda.pdf.txtARTIGO_PossibilidadeNovaAgenda.pdf.txtExtracted texttext/plain48861http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12404/3/ARTIGO_PossibilidadeNovaAgenda.pdf.txt20a0bd36e67a7b32a5677aaa29caac4bMD53open access10482/124042023-06-21 00:22:30.694open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/12404TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEFuYSBJemFiZWwgQmF0aXN0YSBkYSBTaWx2YSAoYW5hYmF0aXN0YUBiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTAzLTA2VDE4OjU3OjE3WiAoR01UKToKClN1Ym1pc3PDo28gZWZldGl2YWRhIHBvciBpbnRlZ3JhbnRlIGRhIGVxdWlwZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbkIgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-21T03:22:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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