O discurso de fotografias jornalísticas sobre a ocupação de favelas cariocas pela Polícia Militar: leituras e sentidos possíveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/2324 |
Resumo: | Neste trabalho, estudamos o discurso de imagens fotográficas da imprensa sobre favelas do Rio de Janeiro, compreendidas como textos que carregam vários sentidos. Buscamos entender como a imagem desses lugares é apresentada a partir do discurso que essas fotos engendram. Para nossa análise, selecionamos três fotos, publicadas no jornal O Globo, em 29 de abril de 2013. Nossa abordagem considera a análise da linguagem fotográfica, da intericonicidade e dos imaginários sociodiscursivos. Esses três elementos, verificados e relacionados, podem nos ajudar a ver qual tipo de olhar sobre a favela é produzido discursivamente. Percebemos que a escolha dos planos e dos ângulos fotográficos, assim como as relações de intericonicidade que observamos nas imagens analisadas, conduzem aos imagináiros de liberdade, segurança e proteção que, por sua vez, colaboram para produzir sentidos ligados à retomada do poder pelo Estado diante da dominação do tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro. A partir dessa análise, encontramos sentidos relacionados à trilogia homem, Estado e Deus. |
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Neste trabalho, estudamos o discurso de imagens fotográficas da imprensa sobre favelas do Rio de Janeiro, compreendidas como textos que carregam vários sentidos. Buscamos entender como a imagem desses lugares é apresentada a partir do discurso que essas fotos engendram. Para nossa análise, selecionamos três fotos, publicadas no jornal O Globo, em 29 de abril de 2013. Nossa abordagem considera a análise da linguagem fotográfica, da intericonicidade e dos imaginários sociodiscursivos. Esses três elementos, verificados e relacionados, podem nos ajudar a ver qual tipo de olhar sobre a favela é produzido discursivamente. Percebemos que a escolha dos planos e dos ângulos fotográficos, assim como as relações de intericonicidade que observamos nas imagens analisadas, conduzem aos imagináiros de liberdade, segurança e proteção que, por sua vez, colaboram para produzir sentidos ligados à retomada do poder pelo Estado diante da dominação do tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro. A partir dessa análise, encontramos sentidos relacionados à trilogia homem, Estado e Deus. |
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