Feuerbach e Espinosa: deus e natureza, dualismo ou unidade?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trans/Form/Ação (Online) |
DOI: | 10.1590/S0101-31732006000200007 |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/915 |
Resumo: | : O presente artigo evidencia, por um lado, o mérito da filosofia de Espinosa, pelo fato de haver submetido a oposição das partes e do todo, do corpo e da alma, da matéria e do espírito, à unidade da substância, já que toda parte singular da substância pertence à sua natureza. Por outro lado, destaca a crítica de Feuerbach a Espinosa, porque a filosofia deste é, na verdade, uma filosofia da identidade, que não reconhece, como Hegel também assinala, a substância como espírito e o espírito como substância, e não determina suficientemente a unidade da matéria e do espírito, já que falta a ela a realidade da diferença, da determinidade. Enquanto Espinosa identifica Deus com a natureza (Deus sive natura) e, mediante a natureza divina (a substância), supera a contradição de Descartes entre matéria (res extensa) e espírito (res cogitans), Feuerbach quer, em oposição ao panteísmo, a diferença entre natureza e Deus (aut Deus aut natura). |
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Feuerbach e Espinosa: deus e natureza, dualismo ou unidade?Deus e Natureza em EspinosaCrítica a EspinosaFeuerbach: O presente artigo evidencia, por um lado, o mérito da filosofia de Espinosa, pelo fato de haver submetido a oposição das partes e do todo, do corpo e da alma, da matéria e do espírito, à unidade da substância, já que toda parte singular da substância pertence à sua natureza. Por outro lado, destaca a crítica de Feuerbach a Espinosa, porque a filosofia deste é, na verdade, uma filosofia da identidade, que não reconhece, como Hegel também assinala, a substância como espírito e o espírito como substância, e não determina suficientemente a unidade da matéria e do espírito, já que falta a ela a realidade da diferença, da determinidade. Enquanto Espinosa identifica Deus com a natureza (Deus sive natura) e, mediante a natureza divina (a substância), supera a contradição de Descartes entre matéria (res extensa) e espírito (res cogitans), Feuerbach quer, em oposição ao panteísmo, a diferença entre natureza e Deus (aut Deus aut natura).Faculdade de Filosofia e Ciências2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/x-mobipocket-ebookapplication/epub+ziphttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/91510.1590/S0101-31732006000200007Trans/Form/Ação; Vol. 29 No. 2 (2006); 79-93TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 29 Núm. 2 (2006); 79-93TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 29 No. 2 (2006); 79-93TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 29 N. 2 (2006); 79-93Trans/Form/Ação; v. 29 n. 2 (2006); 79-931980-539X0101-3173reponame:Trans/Form/Ação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/915/820https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/915/13052https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/915/13481https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/915/13483Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Eduardo Ferreira2023-05-09T04:42:16Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/915Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptransformacao@marilia.unesp.br1980-539X0101-3173opendoar:2023-05-09T04:42:16Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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