Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Perrelli,Maria Aparecida de Souza |
Data de Publicação: |
2008 |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300002
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Resumo: |
Este artigo situa-se no campo dos estudos culturais que compreendem o currículo escolar como lugar de disputa pela legitimidade de expressão do conhecimento de distintas culturas. Nessa compreensão, e comprometido com o empoderamento do povo indígena Kaiowá/Guarani, este trabalho destina-se a conhecer as especificidades dos saberes das sociedades tradicionais e a levantar questões pertinentes à pesquisa e à inserção deste conhecimento no currículo escolar. Os dados foram obtidos com base em levantamento bibliográfico e por meio de depoimentos de estudantes do Curso de Formação de Professores Indígenas Kaiowá/Guarani de Mato Grosso do Sul. O texto traz uma breve apresentação desse povo indígena e da sua luta pela escola específica e intercultural. Caracteriza o conhecimento tradicional (formas de aquisição, distribuição e transmissão) e remete a discussões que argumentam a favor de um currículo escolar aberto aos conhecimentos de culturas historicamente silenciadas. |