Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil
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Publication Date: | 2015 |
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Summary: | O presente estudo visa traçar modos de difusão e apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari no Brasil, a fim de apreender as implicações no campo educacional brasileiro. Metodologicamente, o estudo traça as condições de emergência dessas formas de apropriação, tomando o vetor midiático Jornal Folha de São Paulo como estratégico eixo de investigação. Em seguida, analisa de que modo o trabalho conjunto dos pensadores franceses, fundamentado numa política de escrita, modula as formas de experimentação com seu pensamento. Como resultado, a pesquisa aponta que o campo educacional recusa uma polarização entre formas ascéticas e exegéticas, buscando construir um campo de experimentação situado entre ambas. |
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Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no BrasilGilles Deleuze. Pensamento. Filosofia e educaçãoFilosofia da EducaçãoO presente estudo visa traçar modos de difusão e apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari no Brasil, a fim de apreender as implicações no campo educacional brasileiro. Metodologicamente, o estudo traça as condições de emergência dessas formas de apropriação, tomando o vetor midiático Jornal Folha de São Paulo como estratégico eixo de investigação. Em seguida, analisa de que modo o trabalho conjunto dos pensadores franceses, fundamentado numa política de escrita, modula as formas de experimentação com seu pensamento. Como resultado, a pesquisa aponta que o campo educacional recusa uma polarização entre formas ascéticas e exegéticas, buscando construir um campo de experimentação situado entre ambas.Universidade Estadual de Campinas2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863482210.20396/etd.v17i1.8634822ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 125-141ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 125-141ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 125-1411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634822/pdf_133Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVinci, Christian Fernando Ribeiro GuimarãesRibeiro, Cintya Regina2017-03-23T09:13:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634822Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:13.102128ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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