Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva, 1987-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617361
Resumo: Orientador: Raquel Salek Fiad
id UNICAMP-30_3c3181b6ef9f9faf82cb62be3a5a55c7
oai_identifier_str oai::850492
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social OrkutInterlacing on-line and off-line : a study of the writing, rewriting and their practices on the communities of network OrkutProdução escritaOrkut (Rede social on-line)EscolasExame vestibularDialogismo (Análise literária)Writing productionOrkut (Relationship network in Internet)SchoolCollege entrance requirementsDialogismOrientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Neste trabalho, analiso enunciados publicados em fóruns on-line de quatro comunidades virtuais da rede social Orkut, a fim de investigar práticas letradas no meio digital e suas relações com/para contextos off-line, em especial, formados pelas instituições escolares. Para tanto, faço uso de metodologia qualitativa, de cunho etnográfico em que os registros foram gerados em navegações na Internet e abarcam o período de janeiro a dezembro de 2010, compondo um total de 499 enunciados selecionados. Com base nas concepções enunciativas sócio-históricas, de dialogismo e sobre os gêneros discursivos de Bakhtin, assumo que todo enunciado é elo de uma cadeia complexa formada por outros enunciados com os quais dialoga em uma atitude responsiva. Logo, não adoto posição taxativa que considere on-line e off-line como "mundos" separados e incomunicáveis. Pelo contrário, acredito em sua interconexão e continuidade, sendo essencial conjugar, portanto, alguns pressupostos ligados ao(s) letramento(s) e aos gêneros digitais, visto que o corpus foi formado por meio da web. Na busca por compreender os processos de produção escrita que se davam nos fóruns examinados, percebi que a publicação, correção e composição de textos no ambiente Orkut eram feitas como forma de treinamento para exames vestibulares, bem como concursos e tarefas escolares em sua maioria. Dessa forma, constatei que os gêneros produzidos em supremacia pelos internautas eram os mesmos praticados no Ensino Médio e que os principais critérios com que os textos eram analisados também eram similares aos empregados por professores, destacando-se a reescrita como estratégia fundamental. Por um lado, a retomada de práticas do letramento escolar no meio digital pôde evidenciar tanto o embricamento entre on-line e off-line, quanto lacunas no currículo escolar e a necessidade de repensar suas práticas mediante os multiletramentos colocados em foco, sobretudo, pelas novas tecnologias digitais. Por outro lado, pude identificar como as práticas de escrita na rede são favoráveis ao ensino-aprendizagem da escrita em função do maior número de pares que os orkuteiros têm, bem como devido ao fato de que, ao escreverem no computador, podem visualizar suas atividades, elaborando reflexões e percepções mais claras sobre o processo de escrever em uma meta-análise de suas produções escritas. Além disso, verifiquei como ideias sobre atividades de escrita carregadas pelos orkuteiros entrelaçavam-se a concepções de sujeitos que circulam ou já circularam na sociedade, revelando o dialogismo como (rica) propriedade da linguagemAbstract: This research aims at examining published statements in on-line forums in four on-line Orkut's communities in which topics permeate the writing or rewriting of texts, in order to observe the peculiarities of literacy practices that circulate in the digital, as well as analyzing their connections with off-line and schools. It is a kind of qualitative research situated in the field of Applied Linguistics studies and ethnography. The registers were generated from a corpus formed by access of the Internet during the year of 2010. According to socio-historic Bakhtin's notion of dialogism and discursive genre, I believe that all statements are links in a complex discursive chain formed to other statements with which they dialog in a responsive way. This research doesn't take on-line and off-line like separated worlds, otherwise I believe that there is interconnection and continuity between them. This work is also based on studies on the literacy and digital literacy considering that the corpus was constructed in the web. In the study I realize that the textual production on Orkut was a kind of train for student's tests in examinations in general. The analysis of the orkuteiro's texts pointed out that the majority produced genres were the same that ones produced in High School as well as the way to make the corrections was similar to the teacher's action, in this way rewriting the text is the principal strategy. On this side, resume scholar practices on digital media shows the relation between on-line and off-line, as well as gaps in the scholar curriculum. It's time of thinking about scholar practices in relation with the multiliteracies on focus, especially, for the new digital technologies. On the other hand, I could identify how practices of writing on the network are good for the teachinglearning of writing in the light of the highest number of peer the people who use Orkut have. When they write in a computer they can display their activities drawing up reflections and perceptions about the writining process in a meta-analysis of their writing productions. Moreover this work examined the concepts of writing and language expressed by the members in the social network and in the society, indicating the dialogism like (rich) feature of languageMestradoLíngua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Buzato, Marcelo El KhouriKomesu, Fabiana CristinaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiranda, Flávia Danielle Sordi Silva, 1987-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf168 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617361MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Entrelaçando on-line e off-line: práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut. 2012. 168 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617361. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/850492porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:33:50Zoai::850492Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:33:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut
Interlacing on-line and off-line : a study of the writing, rewriting and their practices on the communities of network Orkut
title Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut
spellingShingle Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut
Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva, 1987-
Produção escrita
Orkut (Rede social on-line)
Escolas
Exame vestibular
Dialogismo (Análise literária)
Writing production
Orkut (Relationship network in Internet)
School
College entrance requirements
Dialogism
title_short Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut
title_full Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut
title_fullStr Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut
title_full_unstemmed Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut
title_sort Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut
author Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva, 1987-
author_facet Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiad, Raquel Salek, 1948-
Buzato, Marcelo El Khouri
Komesu, Fabiana Cristina
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Produção escrita
Orkut (Rede social on-line)
Escolas
Exame vestibular
Dialogismo (Análise literária)
Writing production
Orkut (Relationship network in Internet)
School
College entrance requirements
Dialogism
topic Produção escrita
Orkut (Rede social on-line)
Escolas
Exame vestibular
Dialogismo (Análise literária)
Writing production
Orkut (Relationship network in Internet)
School
College entrance requirements
Dialogism
description Orientador: Raquel Salek Fiad
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617361
MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Entrelaçando on-line e off-line: práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut. 2012. 168 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617361. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617361
identifier_str_mv MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Entrelaçando on-line e off-line: práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut. 2012. 168 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617361. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/850492
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
168 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405052973875200