Absenteísmo e qualidade de vida no trabalho no serviço de nutrição e dietética de um hospital universitário do Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Viviane Ribeiro dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202736
Resumo: Estudo observacional com o objetivo de identificar os aspectos que interferem no absenteísmo de funcionários do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) de um hospital universitário do sul do Brasil e demonstrar como o absenteísmo está relacionado à qualidade de vida no trabalho (QVT) destes profissionais. Para avaliar o absenteísmo o estudo incluiu todos os trabalhadores do SND, das diferentes categorias profissionais: Nutricionistas, Técnicos em Nutrição e Dietética (TND), Cozinheiros e Atendentes de Alimentação (AA), com vínculo ativo nos anos de 2016, 2017 e/ou 2018, constituindo 466 cartões-ponto. Os dados do absenteísmo e variáveis de interesse foram coletados do sistema informatizado do hospital. As horas de ausências foram descritas também em relação ao tipo: acidente de trabalho, doença, falta legal ou abonada por lei. Os dados foram transferidos para uma planilha eletrônica no software Microsoft Excel e analisados utilizando-se o IBM SPSS Statistics, versão 22.0 para Windows. O SND caracterizou-se tendo na maioria funcionários do sexo feminino (92,3%), na Seção de Distribuição (63,3%), com contrato de trabalho efetivo (80,9%), com idade média de 42,7 anos e mediana de tempo de serviço de 6,2 anos. O estudo verificou que a taxa média de absenteísmo (4,4%) esteve dentro do limite fixado pelo SND (5%), porém manteve-se acima da meta geral do hospital (3%). Os Cozinheiros foram os que apresentaram maiores médias de absenteísmo geral (5,4% - 10,7h), por doença (8,1h) e acidente de trabalho (1,3h) e os TND por falta legal (1,0h). A Seção de Distribuição apresentou as maiores médias de absenteísmo geral (5,0% - 9,9h), por doença (7,6h) e por falta legal (1,1h) e a Seção de Produção por acidente de trabalho (0,8h). Os funcionários que mais se ausentaram tinham entre 12 e 18 anos de trabalho (5,4% - 10,6h), contrato efetivo (4,6% - 9,2h) e exerciam suas atividades no turno da tarde (4,8% - 9,9h) e noite (4,8% - 9,3h). Trabalhadores com idade entre 39 e 46 anos apresentaram as maiores médias de absenteísmo geral (5,2% - 10,4h) e por doença (7,8h). Podemos concluir que o absenteísmo por doença é a principal causa de ausência dos funcionários do SND. As categorias profissionais mais acometidas possuem atividades mais operacionais (AA, Cozinheiros e TND), que também apresentaram maiores índices de absenteísmo por acidente de trabalho, sugerindo 9 que as atribuições do cargo de trabalho, condições e tipo de trabalho influenciam no absenteísmo. Para estudo da QVT a população alvo foi constituída por 336 funcionários do SND que se encontravam no exercício ativo de suas funções, no ano de 2018 e a amostra final constitui-se de 202 funcionários. Os dados do absenteísmo, características profissionais e sociodemográficas foram obtidos do sistema informatizado do hospital, estado civil, grau de instrução, nº de filhos menores de 16 anos e escolaridade foram obtidos através de questionário formulado pelas autoras e para avaliação da QVT foi utilizado o instrumento Quality of Working Life Questionnaire-bref (QWLQ-bref). Os dados foram transferidos para uma planilha eletrônica no software Microsoft Excel e analisados estatisticamente utilizando-se o IBM SPSS Statistics, versão 22.0 para Windows. A amostra final caracterizou-se na maioria por funcionários do sexo feminino (91%), na Seção de Distribuição (56%), sem filhos menores de 16 anos (56%), com segundo grau (57%), idade média de 45,7 anos, mediana de tempo de serviço de 11,8 anos e 48% de casados. Quanto ao perfil dos trabalhadores do SND verificou-se melhor índice de QVT em funcionários sem filhos (3,5) em comparação a funcionários com dois filhos (3,1), com pós-graduação (3,7) em comparação aos graus de instrução menores e exercendo a categoria profissional de Nutricionista (3,8). O índice de QVT classificado como satisfatório (60,73%) e entre os domínios, o pessoal ficou com maior índice (66,42%) e o profissional com o menor índice (54,82%). Na comparação absenteísmo e QVT verificou-se que os funcionários com menor índice de QVT (quartil 1) tinham maior taxa média de absenteísmo (5,3%) em relação aos funcionários com maior índice de QVT (quartil 4), com taxa média de absenteísmo menor (3,1%), sendo que esta relação também pode ser observada na análise dos índices dos domínios de QVT estudados. Podemos concluir que a amostra estudada apresentou índices satisfatórios de QVT e que mostrou uma relação inversamente proporcional ao absenteísmo, sendo que quanto menor o índice de QVT, maior é o absenteísmo. Escolaridade, renda, atribuições do cargo e tipo de trabalho estão diretamente relacionados com a QVT. O estudo apontou aspectos importantes que necessitam ser ainda investigados, a fim que se proponham mudanças efetivas na política de gestão de pessoas, nas relações interpessoais, nos processos e trabalho, mudando a estrutura 10 da cultura organizacional, reforçando a participação dos funcionários, afim de aumentar QVT e, consequentemente a melhoria na qualidade dos serviços.
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spelling Santos, Viviane Ribeiro dosOliveira, Ana Beatriz Almeida deLuft, Vivian Cristine2019-12-18T04:00:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/202736001104391Estudo observacional com o objetivo de identificar os aspectos que interferem no absenteísmo de funcionários do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) de um hospital universitário do sul do Brasil e demonstrar como o absenteísmo está relacionado à qualidade de vida no trabalho (QVT) destes profissionais. Para avaliar o absenteísmo o estudo incluiu todos os trabalhadores do SND, das diferentes categorias profissionais: Nutricionistas, Técnicos em Nutrição e Dietética (TND), Cozinheiros e Atendentes de Alimentação (AA), com vínculo ativo nos anos de 2016, 2017 e/ou 2018, constituindo 466 cartões-ponto. Os dados do absenteísmo e variáveis de interesse foram coletados do sistema informatizado do hospital. As horas de ausências foram descritas também em relação ao tipo: acidente de trabalho, doença, falta legal ou abonada por lei. Os dados foram transferidos para uma planilha eletrônica no software Microsoft Excel e analisados utilizando-se o IBM SPSS Statistics, versão 22.0 para Windows. O SND caracterizou-se tendo na maioria funcionários do sexo feminino (92,3%), na Seção de Distribuição (63,3%), com contrato de trabalho efetivo (80,9%), com idade média de 42,7 anos e mediana de tempo de serviço de 6,2 anos. O estudo verificou que a taxa média de absenteísmo (4,4%) esteve dentro do limite fixado pelo SND (5%), porém manteve-se acima da meta geral do hospital (3%). Os Cozinheiros foram os que apresentaram maiores médias de absenteísmo geral (5,4% - 10,7h), por doença (8,1h) e acidente de trabalho (1,3h) e os TND por falta legal (1,0h). A Seção de Distribuição apresentou as maiores médias de absenteísmo geral (5,0% - 9,9h), por doença (7,6h) e por falta legal (1,1h) e a Seção de Produção por acidente de trabalho (0,8h). Os funcionários que mais se ausentaram tinham entre 12 e 18 anos de trabalho (5,4% - 10,6h), contrato efetivo (4,6% - 9,2h) e exerciam suas atividades no turno da tarde (4,8% - 9,9h) e noite (4,8% - 9,3h). Trabalhadores com idade entre 39 e 46 anos apresentaram as maiores médias de absenteísmo geral (5,2% - 10,4h) e por doença (7,8h). Podemos concluir que o absenteísmo por doença é a principal causa de ausência dos funcionários do SND. As categorias profissionais mais acometidas possuem atividades mais operacionais (AA, Cozinheiros e TND), que também apresentaram maiores índices de absenteísmo por acidente de trabalho, sugerindo 9 que as atribuições do cargo de trabalho, condições e tipo de trabalho influenciam no absenteísmo. Para estudo da QVT a população alvo foi constituída por 336 funcionários do SND que se encontravam no exercício ativo de suas funções, no ano de 2018 e a amostra final constitui-se de 202 funcionários. Os dados do absenteísmo, características profissionais e sociodemográficas foram obtidos do sistema informatizado do hospital, estado civil, grau de instrução, nº de filhos menores de 16 anos e escolaridade foram obtidos através de questionário formulado pelas autoras e para avaliação da QVT foi utilizado o instrumento Quality of Working Life Questionnaire-bref (QWLQ-bref). Os dados foram transferidos para uma planilha eletrônica no software Microsoft Excel e analisados estatisticamente utilizando-se o IBM SPSS Statistics, versão 22.0 para Windows. A amostra final caracterizou-se na maioria por funcionários do sexo feminino (91%), na Seção de Distribuição (56%), sem filhos menores de 16 anos (56%), com segundo grau (57%), idade média de 45,7 anos, mediana de tempo de serviço de 11,8 anos e 48% de casados. Quanto ao perfil dos trabalhadores do SND verificou-se melhor índice de QVT em funcionários sem filhos (3,5) em comparação a funcionários com dois filhos (3,1), com pós-graduação (3,7) em comparação aos graus de instrução menores e exercendo a categoria profissional de Nutricionista (3,8). O índice de QVT classificado como satisfatório (60,73%) e entre os domínios, o pessoal ficou com maior índice (66,42%) e o profissional com o menor índice (54,82%). Na comparação absenteísmo e QVT verificou-se que os funcionários com menor índice de QVT (quartil 1) tinham maior taxa média de absenteísmo (5,3%) em relação aos funcionários com maior índice de QVT (quartil 4), com taxa média de absenteísmo menor (3,1%), sendo que esta relação também pode ser observada na análise dos índices dos domínios de QVT estudados. Podemos concluir que a amostra estudada apresentou índices satisfatórios de QVT e que mostrou uma relação inversamente proporcional ao absenteísmo, sendo que quanto menor o índice de QVT, maior é o absenteísmo. Escolaridade, renda, atribuições do cargo e tipo de trabalho estão diretamente relacionados com a QVT. O estudo apontou aspectos importantes que necessitam ser ainda investigados, a fim que se proponham mudanças efetivas na política de gestão de pessoas, nas relações interpessoais, nos processos e trabalho, mudando a estrutura 10 da cultura organizacional, reforçando a participação dos funcionários, afim de aumentar QVT e, consequentemente a melhoria na qualidade dos serviços.This observational study aimed to characterize the Food and Nutrition Service and identify the aspects that interfere with the absenteeism of employees of a university hospital in southern Brazil and to demonstrate how absenteeism is related to quality of life at work (QWL) of these professionals. To assess absenteeism, the study included all Food and Nutrition Service workers from different professional categories: Nutritionists, Nutrition and Dietetic Technicians, Cooks and Nutrition Attendants, with active employment in 2016, 2017 and / or 2018, constituting 466 time cards. Absenteeism data and variables of interest were collected from the hospital's computerized system. The hours of absence were also described in relation to the type: work accident, illness, legal absence or paid by law. Data were transferred to a spreadsheet using Microsoft Excel software and analyzed using IBM SPSS Statistics, version 22.0 for Windows. The Food and Nutrition Service was characterized by having mostly female employees (92.3%), in the Distribution Section (63.3%), with effective employment contract (80.9%), with an average age of 42.7 years and median length of service of 6.2 years. The study found that the average absenteeism rate (4.4%) was within the limit set by the Food and Nutrition Service (5%), but remained above the overall hospital target (3%). The Cooks had the highest average absenteeism (5.4% - 10.7h), due to illness (8.1h) and work accident (1.3h) and the Nutrition and Dietetic Technicians for legal absence (1.0h). The Distribution Section presented the highest averages of overall absenteeism (5.0% - 9.9h), due to illness (7.6h) and legal absence (1.1h) and the Production Section due to work accidents (0.8h). The most absent employees had between 12 and 18 years of work (5.4% - 10.6h), effective contract (4.6% - 9.2h) and worked in the afternoon shift (4.8% - 9.9h) and night (4.8% - 9.3h). Workers aged 39 to 46 years had the highest average absenteeism (5.2% - 10.4h) and sickness (7.8h). We can conclude that sick absenteeism is the main cause of absence of Food and Nutrition Service employees. The most affected professional categories have more operational activities (Nutrition Attendants, Cooks and Nutrition and Dietetic Technicians), which also presented higher rates of absenteeism due to work 12 accidents, suggesting that the job position attributions, conditions and type of work influence in absenteeism. For QWL study, the target population consisted of 336 employees of the Food and Nutrition Service who were active in their duties in 2018 and the final sample consisted of 202 employees. Data on absenteeism, professional and sociodemographic characteristics were obtained from the computerized system of the hospital, marital status, educational level, number of children under 16 years of age and schooling were obtained through a questionnaire formulated by the authors. Quality of Working Life Questionnaire-bref (QWLQ-bref). Data were transferred to a spreadsheet using Microsoft Excel software and statistically analyzed using IBM SPSS Statistics, version 22.0 for Windows. The final sample was characterized mostly by female employees (91%), assigned to the Distribution Section (56%), without children under 16 years (56%), with high school (57%), average age of 45.7 years, median length of service of 11.8 years and 48% of married. Regarding the profile of Food and Nutrition Service workers, there was a better QWL index in childless employees (3.5) compared to employees with two children (3.1), with postgraduate (3.7) compared to the degrees of education and exercising the professional category of Nutritionist (3,8). The QWL index was classified as satisfactory (60.73%) and among the domains, the staff had the highest index (66.42%) and the professional with the lowest index (54.82%). In the absenteeism and QWL comparison, it was found that the employees with the lowest QWL index (quartile 1) had a higher average absenteeism rate (5.3%) compared to employees with the highest QWL index (quartile 4), with an average rate of lower absenteeism (3.1%), and this relationship can also be observed in the analysis of the QWL domain indexes studied. We can conclude that the studied sample presented satisfactory QWL indices and showed a relationship inversely proportional to absenteeism. The lower the QWL index, the higher the absenteeism. Education, income, job assignments and type of work are directly related to QWL. The study pointed out important aspects that still need to be investigated in order to propose effective changes in people management policy, interpersonal relationships, processes and work, changing the structure of organizational culture, 13 reinforcing employee participation in order to increase QWL and, consequently the improvement in the quality of services.application/pdfAbsenteísmoQualidade de vidaTrabalhoHospitais universitáriosServiço hospitalar de nutriçãoBrasil, Região SulAbsenteeismQuality of lifeJobFood ServiceHospitalsUniversityAbsenteísmo e qualidade de vida no trabalho no serviço de nutrição e dietética de um hospital universitário do Sul do BrasilAbsenteeism and quality of working life in the food and nutrition service of a university hospital of south Brazil info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104391.pdf.txt001104391.pdf.txtExtracted Texttext/plain140905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202736/2/001104391.pdf.txt5add145ac0639de39ca6af0cbcc776c1MD52ORIGINAL001104391.pdfTexto completoapplication/pdf16166594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202736/1/001104391.pdfb12d76548f0f4b8664a7a563ccf94897MD5110183/2027362022-09-07 04:50:34.970302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202736Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-07T07:50:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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Quanto ao perfil dos trabalhadores do SND verificou-se melhor índice de QVT em funcionários sem filhos (3,5) em comparação a funcionários com dois filhos (3,1), com pós-graduação (3,7) em comparação aos graus de instrução menores e exercendo a categoria profissional de Nutricionista (3,8). O índice de QVT classificado como satisfatório (60,73%) e entre os domínios, o pessoal ficou com maior índice (66,42%) e o profissional com o menor índice (54,82%). Na comparação absenteísmo e QVT verificou-se que os funcionários com menor índice de QVT (quartil 1) tinham maior taxa média de absenteísmo (5,3%) em relação aos funcionários com maior índice de QVT (quartil 4), com taxa média de absenteísmo menor (3,1%), sendo que esta relação também pode ser observada na análise dos índices dos domínios de QVT estudados. 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