O cuidar de crianças portadoras de bexiga neurogênica: representações sociais das necessidades dessas crianças e suas mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlan, Maria de Fátima Farinha Martins
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Ferriani, Maria das Graças Carvalho, Gomes, Romeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1829
Resumo: Esta investigação buscou conhecer e analisar as representações e necessidades de crianças em idade escolar, portadoras de bexiga neurogênica, e de suas mães. A pesquisa foi de natureza qualitativa, sendo as representações sociais o processo metodológico adotado. Na interposição das categorias empíricas com as analíticas, o viver e o cuidar são representados respectivamente pelas mães como um "problema" e "tudo eu"; as crianças, por sua vez, interpretam com "num é justo" a interação diferenciada e preconceituosa que sofrem no contexto em que estão inseridas.
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spelling O cuidar de crianças portadoras de bexiga neurogênica: representações sociais das necessidades dessas crianças e suas mãesCaring for children with neurogenic blader dysfunction: social representation of these children's and their mothers' needsEl cuidar niños portadores de vejiga neurogenica: representaciones sociales de las necesidades de esos niños y sus madresvejiga neurogenicaniñofamiliabexiga neurogênicacriançafamílianeurogenic bladderchildfamilyEsta investigação buscou conhecer e analisar as representações e necessidades de crianças em idade escolar, portadoras de bexiga neurogênica, e de suas mães. A pesquisa foi de natureza qualitativa, sendo as representações sociais o processo metodológico adotado. Na interposição das categorias empíricas com as analíticas, o viver e o cuidar são representados respectivamente pelas mães como um "problema" e "tudo eu"; as crianças, por sua vez, interpretam com "num é justo" a interação diferenciada e preconceituosa que sofrem no contexto em que estão inseridas.The purpose of this study was to know and analyze the representations and needs of school-age children with neurogenic bladder dysfunction and of their mothers. This is a qualitative study; whose methodology was based on social representations. According to the interposition of empirical end analytical categories, the living and caring are respectively represented by mothers as "a problem" and "all me"; the children, in turn, interpret the differentiated and prejudiced interaction they suffer in the setting they live in as "it is not fair".Esta investigación busca conocer y analizar las representaciones y necesidades de niños en edad escolar, portadores de vejiga neurogénica y sus madres. Investigación de naturaleza cualitativa, siendo las representaciones sociales el proceso metodológico adoptado. La interposición de las categorías empíricas con las analíticas, el vivir y el cuidar son representados respectivamente por las madres como un "problema" y "todo yo"; los niños, a su vez, interpretan como "no es justa" la interacción diferenciada y con preconceptos que sufren en el contexto en el cual estos niños se desenvuelven cotidianamente.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182910.1590/S0104-11692003000600010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 6 (2003); 736-770Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 6 (2003); 736-770Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 6 (2003); 736-7701518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1829/1880Furlan, Maria de Fátima Farinha MartinsFerriani, Maria das Graças CarvalhoGomes, Romeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:21:48Zoai:revistas.usp.br:article/1829Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:21:48Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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