As relações entre o público e o privado em instituições de ciência e tecnologia: uma análise do projeto IPT Open Experience
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Publication Date: | 2022 |
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Source: | Plural (São Paulo. Online) |
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Summary: | O processo de expansão e diversificação das instituições dedicadas ao ensino e à produção científica e tecnológica tem sido caracterizado pela intensificação das disputas pelo sentido da formação superior e do conhecimento científico. Nesse contexto, o discurso da inovação e do desenvolvimento social e econômico acaba por assumir um papel importante na redefinição das relações entre o setor público e privado no ordenamento das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Este artigo procura compreender o modo como as recentes transformações no regime jurídico institucional do sistema de ciência e tecnologia do país têm dado novos contornos a essas relações. A partir de pesquisa histórica sobre a trajetória de atuação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e de pesquisa documental em relatórios e documentos, analisamos o processo de elaboração e implementação do projeto IPT Open Experience. Concluímos que as reformas jurídicas e a atuação de um novo grupo de agentes no âmbito do IPT contribuíram para o estabelecimento de um novo arranjo institucional direcionado ao arrendamento do Instituto para o setor privado. |
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As relações entre o público e o privado em instituições de ciência e tecnologia: uma análise do projeto IPT Open ExperienceThe relations between public and private in science and technology institutions: an analysis of the IPT Open ExperienceInstituições de ciência e tecnologiaInovaçãoParceria público-privadaIPTIPT Open ExperienceScience and technology institutionsInnovationPublic-private partnershipIPTIPT Open ExperienceO processo de expansão e diversificação das instituições dedicadas ao ensino e à produção científica e tecnológica tem sido caracterizado pela intensificação das disputas pelo sentido da formação superior e do conhecimento científico. Nesse contexto, o discurso da inovação e do desenvolvimento social e econômico acaba por assumir um papel importante na redefinição das relações entre o setor público e privado no ordenamento das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Este artigo procura compreender o modo como as recentes transformações no regime jurídico institucional do sistema de ciência e tecnologia do país têm dado novos contornos a essas relações. A partir de pesquisa histórica sobre a trajetória de atuação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e de pesquisa documental em relatórios e documentos, analisamos o processo de elaboração e implementação do projeto IPT Open Experience. Concluímos que as reformas jurídicas e a atuação de um novo grupo de agentes no âmbito do IPT contribuíram para o estabelecimento de um novo arranjo institucional direcionado ao arrendamento do Instituto para o setor privado.The process of expansion and diversifi cation of institutions dedicated to education, and scientific and technological production has been characterized by the intensifi cation of disputes over the meaning of higher education and scientific knowledge. In this context, the discourse of innovation and social and economic development has taken an important role in redefining the relationships between the public and the private sectors in the planning of science, technology and innovation policies. This article seeks to understand how the recent transformations in the institutional legal regime of the science and technology system in the country has given new contours to these relations. Based on historical research on the trajectory of the Technological Research Institute (IPT) and documentary research, in reports and documents, we analyze the process of elaboration and implementation of the IPT Open Experience project. We conclude that the legal reforms and the performance of a new group of agents in the IPT ambit contributed to the establishment of a new institutional arrangement directed to the leasing of the Institute to the private sector.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/19358610.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.193586Plural; v. 29 n. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 142-161Plural; Vol. 29 Núm. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 142-161Plural; Vol. 29 No. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 142-1612176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/193586/183617https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/193586/187870Copyright (c) 2022 Política de direitos compartilhadoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGariani, Lucas Pinheiro2022-11-08T13:29:55Zoai:revistas.usp.br:article/193586Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2022-11-08T13:29:55Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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