Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Rigolin, Camila Carneiro Dias |
Data de Publicação: |
2018 |
Outros Autores: |
Bastos Jr., José Carlos,
Mello, Lívia Coelho,
Carvalho, Carolina Cisoto Barbosa |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/7599
|
Resumo: |
O trabalho teve o objetivo de mapear a produção científica brasileira sobre health literacy, analisando cinquenta e nove teses e dissertações recuperadas em bibliotecas e catálogos digitais de acesso aberto. A bibliometria e a análise de conteúdo foram aplicados na coleta e sistematização de dados que resultaram nos seguintes indicadores: série temporal; distribuição geográfica; instituições e programa de pós-graduação; áreas; temática; gênero dos autores e orientadores. Destaca-se o caráter recente dos trabalhos e a predominância de estudos aplicados que avaliam os níveis de health literacy de indivíduos e grupos, que analisam o impacto da health literacy sobre programas e políticas de saúde ou que validam instrumentos de mensuração adaptados ao contexto brasileiro. Mais da metade dos trabalhos foi defendida em programas das áreas de Saúde Coletiva e Interdisciplinar. Há concentração de trabalhos na região sudeste e indícios de feminilização do campo de pesquisa, dada a presença majoritária de autoras e orientadoras do sexo feminino. |