Recursos humanos no sistema penitenciário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandrino, Renan
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7575
Resumo: ordenamento jurídico das nações signatárias com o intuito de garantir a proteção da vida e da dignidade de todos os seus cidadãos. Nesse sentido, sejam os indivíduos apenados em cumprimento de pena ou cidadãos comuns, todos devem ter garantido o acesso aos direitos humanos. Em face disso, o objetivo geral deste estudo foi definido como: Verificar a garantia dos direitos humanos aos indivíduos no sistema carcerário brasileiro, a partir de análise da doutrina e jurisprudência. Procedeu-se de uma revisão de literatura baseada em livros e artigos publicados sobre o tema e, assim, que possam levara uma compreensão mais aprofundada da realidade do cenário atual dos presídios e dos direitos humanos dentro dessas estruturas. O estudo permitiu concluir que os apenados brasileiros vêm sendo duplamente penalizados, têm sua liberdade limitada pela pena que devem cumprir, além de receberem um tratamento não condizente com suas características de pessoa humana, não têm acesso à saúde, educação, trabalho, lazer, entre outros direitos que não deveriam ser atingidos pelo cumprimento da pena. Nesse sentido, é essencial que se construa uma nova visão sobre os apenados. O Estado precisa vê-los como indivíduos destinatários de direitos e desenvolver programas que melhores suas condições de vida na prisão, além de prepara-los para retornar ao convívio social com uma nova conduta, diferente da anterior, enquanto a população precisa compreender que essas pessoas, ainda que tenham cometido crimes, seguem sendo pessoas e, como tal, têm o direito de viver digna e respeitosamente dentro do sistema carcerário do país.
id Ânima_2439a6e0af1eabcae66df48258847f77
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7575
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Recursos humanos no sistema penitenciário brasileiroSistema carcerário brasileiroDireitos humanosDignidade da pessoa humanaDesrespeitoordenamento jurídico das nações signatárias com o intuito de garantir a proteção da vida e da dignidade de todos os seus cidadãos. Nesse sentido, sejam os indivíduos apenados em cumprimento de pena ou cidadãos comuns, todos devem ter garantido o acesso aos direitos humanos. Em face disso, o objetivo geral deste estudo foi definido como: Verificar a garantia dos direitos humanos aos indivíduos no sistema carcerário brasileiro, a partir de análise da doutrina e jurisprudência. Procedeu-se de uma revisão de literatura baseada em livros e artigos publicados sobre o tema e, assim, que possam levara uma compreensão mais aprofundada da realidade do cenário atual dos presídios e dos direitos humanos dentro dessas estruturas. O estudo permitiu concluir que os apenados brasileiros vêm sendo duplamente penalizados, têm sua liberdade limitada pela pena que devem cumprir, além de receberem um tratamento não condizente com suas características de pessoa humana, não têm acesso à saúde, educação, trabalho, lazer, entre outros direitos que não deveriam ser atingidos pelo cumprimento da pena. Nesse sentido, é essencial que se construa uma nova visão sobre os apenados. O Estado precisa vê-los como indivíduos destinatários de direitos e desenvolver programas que melhores suas condições de vida na prisão, além de prepara-los para retornar ao convívio social com uma nova conduta, diferente da anterior, enquanto a população precisa compreender que essas pessoas, ainda que tenham cometido crimes, seguem sendo pessoas e, como tal, têm o direito de viver digna e respeitosamente dentro do sistema carcerário do país.Machado Júnior, LaércioAlexandrino, Renan2019-12-13T19:35:05Z2020-11-27T06:50:03Z2019-12-13T19:35:05Z2020-11-27T06:50:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7575Direito - AraranguáAraranguaAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T00:30:30Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7575Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T00:30:30Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos humanos no sistema penitenciário brasileiro
title Recursos humanos no sistema penitenciário brasileiro
spellingShingle Recursos humanos no sistema penitenciário brasileiro
Alexandrino, Renan
Sistema carcerário brasileiro
Direitos humanos
Dignidade da pessoa humana
Desrespeito
title_short Recursos humanos no sistema penitenciário brasileiro
title_full Recursos humanos no sistema penitenciário brasileiro
title_fullStr Recursos humanos no sistema penitenciário brasileiro
title_full_unstemmed Recursos humanos no sistema penitenciário brasileiro
title_sort Recursos humanos no sistema penitenciário brasileiro
author Alexandrino, Renan
author_facet Alexandrino, Renan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado Júnior, Laércio
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandrino, Renan
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema carcerário brasileiro
Direitos humanos
Dignidade da pessoa humana
Desrespeito
topic Sistema carcerário brasileiro
Direitos humanos
Dignidade da pessoa humana
Desrespeito
description ordenamento jurídico das nações signatárias com o intuito de garantir a proteção da vida e da dignidade de todos os seus cidadãos. Nesse sentido, sejam os indivíduos apenados em cumprimento de pena ou cidadãos comuns, todos devem ter garantido o acesso aos direitos humanos. Em face disso, o objetivo geral deste estudo foi definido como: Verificar a garantia dos direitos humanos aos indivíduos no sistema carcerário brasileiro, a partir de análise da doutrina e jurisprudência. Procedeu-se de uma revisão de literatura baseada em livros e artigos publicados sobre o tema e, assim, que possam levara uma compreensão mais aprofundada da realidade do cenário atual dos presídios e dos direitos humanos dentro dessas estruturas. O estudo permitiu concluir que os apenados brasileiros vêm sendo duplamente penalizados, têm sua liberdade limitada pela pena que devem cumprir, além de receberem um tratamento não condizente com suas características de pessoa humana, não têm acesso à saúde, educação, trabalho, lazer, entre outros direitos que não deveriam ser atingidos pelo cumprimento da pena. Nesse sentido, é essencial que se construa uma nova visão sobre os apenados. O Estado precisa vê-los como indivíduos destinatários de direitos e desenvolver programas que melhores suas condições de vida na prisão, além de prepara-los para retornar ao convívio social com uma nova conduta, diferente da anterior, enquanto a população precisa compreender que essas pessoas, ainda que tenham cometido crimes, seguem sendo pessoas e, como tal, têm o direito de viver digna e respeitosamente dentro do sistema carcerário do país.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T19:35:05Z
2019-12-13T19:35:05Z
2019
2020-11-27T06:50:03Z
2020-11-27T06:50:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7575
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Araranguá
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Ararangua
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415855608496128