Espaço Escolar: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem para crianças autistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Mariana P.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19198
Resumo: Como sabemos, a inclusão escolar no Brasil é um tema bastante delicado, embora existam leis que garantam a inclusão de diferentes deficiências na escola, ainda existe resistência tanto por parte da escola quanto por parte das próprias famílias. Pensando nisso que se faz tão importante a relevância do tema, buscando a aprendizagem, o desenvolvimento e a inclusão de alunos autistas num ambiente escolar pensado e projetado especialmente para eles. Através da arquitetura, podemos tomar decisões que respeitem a deficiência e beneficiem a aprendizagem desses alunos, além de promover seu desenvolvimento físico, social e intelectual. A intenção desse trabalho é buscar estratégias que poderão contribuir na elaboração do espaço escolar, no desenvolvimento de crianças autistas durante a fase de desenvolvimento infantil, e que possam beneficiar a criança para o resto da vida.
id Ânima_50b940f43e6d0d6559094df278742cc9
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19198
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Espaço Escolar: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem para crianças autistasarquitetura inclusivaarquitetura escolarautismo infantilinclusão escolarComo sabemos, a inclusão escolar no Brasil é um tema bastante delicado, embora existam leis que garantam a inclusão de diferentes deficiências na escola, ainda existe resistência tanto por parte da escola quanto por parte das próprias famílias. Pensando nisso que se faz tão importante a relevância do tema, buscando a aprendizagem, o desenvolvimento e a inclusão de alunos autistas num ambiente escolar pensado e projetado especialmente para eles. Através da arquitetura, podemos tomar decisões que respeitem a deficiência e beneficiem a aprendizagem desses alunos, além de promover seu desenvolvimento físico, social e intelectual. A intenção desse trabalho é buscar estratégias que poderão contribuir na elaboração do espaço escolar, no desenvolvimento de crianças autistas durante a fase de desenvolvimento infantil, e que possam beneficiar a criança para o resto da vida.Machado, Gustavo R.Resende, Mariana P.2021-12-15T19:11:30Z2021-12-15T19:11:30Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19198Pouso AlegreAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-15T19:11:32Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19198Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-15T19:11:32Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Espaço Escolar: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem para crianças autistas
title Espaço Escolar: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem para crianças autistas
spellingShingle Espaço Escolar: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem para crianças autistas
Resende, Mariana P.
arquitetura inclusiva
arquitetura escolar
autismo infantil
inclusão escolar
title_short Espaço Escolar: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem para crianças autistas
title_full Espaço Escolar: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem para crianças autistas
title_fullStr Espaço Escolar: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem para crianças autistas
title_full_unstemmed Espaço Escolar: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem para crianças autistas
title_sort Espaço Escolar: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem para crianças autistas
author Resende, Mariana P.
author_facet Resende, Mariana P.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Gustavo R.
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Mariana P.
dc.subject.por.fl_str_mv arquitetura inclusiva
arquitetura escolar
autismo infantil
inclusão escolar
topic arquitetura inclusiva
arquitetura escolar
autismo infantil
inclusão escolar
description Como sabemos, a inclusão escolar no Brasil é um tema bastante delicado, embora existam leis que garantam a inclusão de diferentes deficiências na escola, ainda existe resistência tanto por parte da escola quanto por parte das próprias famílias. Pensando nisso que se faz tão importante a relevância do tema, buscando a aprendizagem, o desenvolvimento e a inclusão de alunos autistas num ambiente escolar pensado e projetado especialmente para eles. Através da arquitetura, podemos tomar decisões que respeitem a deficiência e beneficiem a aprendizagem desses alunos, além de promover seu desenvolvimento físico, social e intelectual. A intenção desse trabalho é buscar estratégias que poderão contribuir na elaboração do espaço escolar, no desenvolvimento de crianças autistas durante a fase de desenvolvimento infantil, e que possam beneficiar a criança para o resto da vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T19:11:30Z
2021-12-15T19:11:30Z
2021-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19198
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pouso Alegre
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415853348814848